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6 Motivos para investir em Marketing Digital

Por onde começar se você quer desenvolver uma estratégia de marketing digital? É muito comum as empresas se sentirem perdidas em como iniciar uma estratégia assertiva de marketing digital, que faça a diferença e traga resultados de valor e mensuráveis.

A maioria dos empresários não sabe sequer quais são as possibilidades dentro do marketing digital ou se sabem, o conhecimento se resume à teoria e não fazem a menor ideia de como colocar em prática.

É preciso ter um plano integrado e estratégico para crescer e engajar efetivamente seus públicos. A melhor forma de fazer isso é elaborando um plano de marketing digital e para conseguir elaborar um planejamento estratégico sólido é preciso auto-liderança e foco.

Para te ajudar nessa empreitada, confira os 6 motivos para você começar a investir em marketing digital hoje mesmo e obter excelentes resultados.

1- Fique visível

O primeiro passo para você ganhar mais visibilidade online é ter uma vitrine virtual e, para isso você precisa criar um blog ou site. Sua empresa, independente do nicho, precisa estar presente no meio digital.

O blog é mais usado para se comunicar com seu público, levando informações e conteúdos relevantes. Já o site tem um conteúdo mais estático, e mostra as soluções, serviços ou produtos que sua empresa oferece.

Você deve considerar criar aquele que mais se adequar aos seus principais objetivos ou ainda considerar desenvolver os dois, uma vez que focam em estratégias diferentes e ambas importantes: o site traz credibilidade e o blog traz autoridade para sua empresa.

 

2- Conheça melhor seu público

 

O meio digital é o local onde seu público está. Você pode não saber – pelo menos à princípio – exatamente onde, em qual mídia e canais, mas a partir do momento que você encontrá-lo e conhecê-lo a fundo você poderá começar a criar conexões importantes.

O primeiro passo para conseguir se comunicar com seu público é criar um modelo de persona. Através de dados coletados no Google Analytics, vinculados à sua página que pode ser um blog, site ou até mesmo Facebook você pode estudar mais sobre os dados demográficos do seu público.

Entenda como usar o analytics, os recursos disponíveis e vantagens dessa poderosa ferramenta gratuita do Google.

3- Seja lembrado

Quem não é visto, não é lembrado. Essa frase não poderia ser mais verdadeira. Sabe aqueles amigos da época da escola que você não conversa há tempos e nem sequer lembra o nome direito? Exatamente… A mesma coisa pode acontecer com a sua empresa.

Se você desaparecer ou não estiver constantemente presente no meio digital você dificilmente será lembrado pelo seu público e pior, você será trocado pela concorrência.

A melhor forma de ser lembrado é fazendo uso do marketing de conteúdo. Crie conteúdos de valor para dividir com seu público por meio de blog ou redes sociais.

Compartilhe assuntos que são de interesse dele ou que ajudem-o a sanar suas dores e solucionar seus problemas mais urgentes. Gere interesse e engajamento através dessa interação.

Nessa estratégia é muito importante não só focar no que você vai comunicar, mas em como você vai comunicar. Ou seja, procure saber qual a melhor linguagem e tom de voz para falar com suas personas e os meios para viabilizar isso.

4- Seja encontrado

Outra vantagem de investir em marketing digital é ser encontrado pelo seu público. Quer coisa melhor? Não precisar ficar se matando todos os dias para prospectar e encontrar clientes.

Você pode conseguir isso através do SEO. O que é seo? Essa estratégia é muito usada para conseguir acessos ao seu site através de pesquisa orgânica em buscadores como o Google.

Trata-se de uma estratégia que exige muito esforço e dedicação, mas que traz excelentes resultados. Você pode aparecer na primeira página do Google se investir em conteúdos relevantes com palavras-chave relacionadas ao seu segmento. Confira 12 razões do porque SEO é importante para empresas.

Através do SEO você também consegue entender o que seu público está buscando, desejando e, com isso, ajustar suas estratégias de vendas e oferta de produtos e serviços. Mas, lembre-se essa é uma estratégia que traz resultados à longo prazo.

5- Consiga mais clientes

Agora, se você quer resultados imediatos de conversão, talvez a melhor estratégia seja usar o Google Ads. Essa ferramenta de anúncios paga do Google faz você aparecer na primeira página do Google, numa região de destaque, como abaixo:

Saiba por que anunciar empresa no google se você quer começar a ser encontrado rapidamente pelos seus clientes.

Uma forma de conversão imediata é essa, ser encontrado exatamente por um termo pesquisado e que tenha relação direta com o seu segmento.

Se você tem um pet shop e alguém procurar “pet shop em Belo Horizonte” e você aparecer em primeiro, certamente suas chances de fechar negócio aumentam muito.

6- Estabeleça um vínculo

Quando falamos em marketing digital é importante não apenas estar presente, visível, conhecer seu público, mas realmente fazer parte da vida dele e ser útil. A palavra-chave aqui é GERAR VALOR.

E, para conseguir isso, você pode investir em ações de inbound marketing. Isso quer dizer fazer uso de uma série de estratégias para promover o reconhecimento da marca e trazem mais oportunidades de negócios.

Com isso, você será capaz de criar experiências valiosas e encantar seu público, transformando a realidade deles e o meio à sua volta. É usado para atrair clientes, mas também fidelizar e tornar sua marca reconhecida e admirada.

Conclusão

O poder do marketing digital reside na sua capacidade de atrair tráfego segmentado. É provável que esse tipo de público-alvo já esteja pronto para saber mais sobre sua marca, seus produtos ou serviços e tenha interesse suficiente para comprar o que você tem a oferecer.

Essa troca é benéfica para a reputação da sua marca, pois os clientes satisfeitos certamente indicarão sua empresa, produto ou serviço. Isso irá melhorar sua reputação e abrirá novas portas de oportunidades para alcançar mercados maiores e aumentar o crescimento dos seus negócios.

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Guest post: Andrea Nuñez – Analista de Marketing Digital da Accenda Digital.