Aumentar suas vendas, garantir que seu cliente tenha uma boa experiência, ter a certeza que seu investimento em marketing está dando resultados. Esse é o sonho de todo empreendedor, mas para conquistá-lo é necessário uma boa estratégia.
Quem trabalha com marketing digital sabe que transformar um potencial consumidor em cliente é a base para atingir as metas. No caso de mercados Business to Business isso (b2b) isso é ainda mais importante.
Por exigirem uma abordagem mais técnica até a decisão de compra, as vendas para empresas podem ser mais longas, dando uma relevância ainda maior para o processo de geração de leads.
Fazer a geração (e nutrição) de leads é uma tarefa que requer uma série de processos técnicos, que feitos de maneira manual, podem ser extremamente demorados e suscetíveis a erro. Você sabia que existe uma forma de melhorar esse processo?
A automatização é a chave para essa melhora e nos próximos parágrafos você vai saber por que e conhecer ferramentas que podem te ajudara prospectar clientes e melhorar sua geração de leads b2b.
Porque automatizar sua geração de leads b2b
Automatizar a geração de leads é basicamente aplicar um sistema que agilize a etapa virtual, acompanhando o crescimento da sua empresa. Dessa maneira, suas equipes de marketing e vendas podem focar na parte mais meticulosa do processo: entrar em contato com a empresa-cliente no momento certo e realizar a venda.
Mas não é apenas isso que vai melhorar com a automação, existem outros motivos muito importantes para essa escolha:
- Leads mais bem preparados: com a automação, você consegue programar as ferramentas para que elas te informem exatamente o nível de conhecimento e nutrição de cada lead.
- Dados mais controlados: os dados obtidos são mais confiáveis e você consegue números que seriam extremamente trabalhosos caso fossem recolhidos manualmente. As ferramentas emitem diversos tipos de relatórios que são fundamentais para se traçar estratégias
- CAC reduzidos: O Custo de Aquisição de Clientes também é reduzido.
- CRM integrado: As ferramentas permitem que o CRM seja integrado, então formar uma base de dados sobre os leads, os leads qualificados e os clientes da empresa, fica muito mais fácil.
É importante saber que existem diversas ferramentas no mercado para realizar essa automação e que cada uma delas tem diferentes funcionalidades. Para ajudar na sua escolha, nós separamos 5 ferramentas automatizar sua geração de leads b2b. Confira!
1. RD Sation
O RD Station é um software que gerencia campanhas de marketing digital. É uma ferramenta brasileira que permite a cria criação de conteúdos específicos para os visitantes de um site de acordo com seu estágio no funil de vendas, além desenvolve landing pages para seu site, envio de e-mails etc.
Para usar todos os recursos do software é necessário ter uma conta paga, mas é possível testar por sete dias.
2. Hubspot
Pioneira no conceito Inbound Marketing, a Hubspot oferece serviços semelhantes ao RD Station. É considerada a mais completa das ferramentas. Suas funcionalidades incluem a criação de landing pages, CTA (Call to Action), e-mail marketing etc.
Assim como o RD Station, é pago.
3. Leadsius
Coordenar todos os processos envolvidos com a geração de leads, desde a criação de landing pages até mesmo o desenvolvimento de lead scoring. Essa é a função da Leadsius, software pago voltado para pequenas e médias empresas.
4. Mail Chimp
É um programa especializado na gestão do envio e-mail marketing. A ferramenta facilita o envio de e-mails, permite testes, além de analisar cada campanha detalhadamente. O programa também é pago, mas possui versão básica gratuita.
5. Jumplead
O Jumplead permite que você crie chats online no seu site, gerencia o envio de e-mail marketing e você poderá identificar todos os visitantes do seu site e gerenciar leads baseando-se nas informações que foram coletadas.
Agora que você já conhece as ferramentas de geração de leads para b2b é hora de colocar a mão na massa. P_ara conhecer também outras ferramentas e estratégias de marketing digital, fale com a gente!