Como começar a montar seu Funil de Marketing Digital

Com as várias ferramentas a nosso favor, dentro do cenário digital, ficou muito mais fácil mapear o processo de compra do cliente. E com esse processo mapeado, conseguimos trabalhar com o Funil de Marketing Digital.

O funil é uma estratégia dentro do Inbound Marketing, onde você envia o conteúdo para o cliente, baseado no momento de compra em que ele se encontra. Você analisa se é o primeiro contato, se ele já entendeu o problema que tem, se conhece outras opções de empresas que também podem ter a solução, e outros pontos que você considerou importante durante a jornada.

Então, antes de começar a criar conteúdos e gatilhos dentro do seu funil de marketing digital, você precisa entender bem qual a jornada de compra do seu cliente.

Mapeando a jornada de compra

A jornada de compra vai do estágio 0 – onde o cliente entende que tem um problema, até o 4 – onde ele toma a decisão de compra.

O mais complicado desse processo é que poucas empresas, antes de trabalhar com o funil de marketing digital, enxergam isso de forma clara. Então, o primeiro passo é olhar para trás. Analise todos os clientes que já chegaram até vocês e qual o caminho que eles fizeram. Mapeie todo esse processo, e crie um funil previsível e escalável.

Você pode fazer entrevistas com seus clientes, ou enviar pesquisa de satisfação por e-mail. Tudo depende do seu relacionamento com a base. Outra ferramenta muito importante é o Google Analytics. Se ele já estiver integrado com seu site, você consegue os dados do tempo até a compra, do perfil do seu público, páginas mais visitadas, abandonadas e etc.

Pontos importantes para identificar:

  • Qual a principal porta de entrada para o seu negócio.
  • Quantas pessoas entram em contato, e quantas efetivamente compram de você.
  • Quantas dias existem entre o dia que o cliente conhece o seu negócio, até o dia em que ele adquire seu produto ou serviço.
  • Quais as principais dúvidas do seu cliente
  • Quais os ponto fortes da sua marca, onde você se destaca da concorrência.
  • Quais os pontos fracos, onde você deixou de atender, ou até de informar, e fez com que o seu lead desistisse da compra.

Quando fizer essa análise baseie-se sempre na resposta do cliente e nos dados, mais do que na sua percepção e na do seu time. Nós tendemos a ter uma visão viciada do próprio negócio.

Com todas as informações sobre o seu processo de compra, e a jornada mapeada, é hora de montar o Funil de Marketing Digital.

Funil de Marketing Digital: As quatro etapas

O Funil de Marketing Digital consiste em etapas e gatilhos para ajudar o cliente a percorrer toda a jornada de compra. Você vai nutrindo os leads com conteúdos qualificados, indicados para cada etapa,  até convencê-lo de que sua empresa é a melhor solução.

  1. Aprendizado e descoberta: Aqui o comprador ainda não identificou que tem um problema, ou uma oportunidade de negócio. Crie conteúdos que despertem o interesse. O legal é não fazer isso de forma direta. Se você tem uma academia, por exemplo, crie conteúdos mostrando como exercícios podem melhorar o sono. Assim você se conecta com pessoas que estão precisando dormir melhor, mas que ainda não sabem que exercício físico pode ser um bom aliado.
    Deixe sempre ferramentas de captura de leads em todos os pontos, é importante manter o contato com o comprador.

    Cinco maneiras de aumentar a captura de leads qualificados.
  2. Reconhecimento do problema: Chegamos ao ponto onde o comprador identifica a problema e começa a pesquisar sobre possíveis soluções. Aqui você ainda não apresenta sua empresa diretamente, mas promove suas principais vantagens. Ainda no exemplo da academia, fala sobre horários flexíveis e como isso pode ajudar a manter a frequência.
  3. Consideração da solução: Agora o comprador já está avaliando as opções que tem para solucionar o problema que identificou na etapa anterior. É hora de criar senso de urgência! Mostre como quanto antes ele resolver o problema, melhor. Como seu processo é simples, e como isso realmente pode agregar valor ao negócio dele.
  4. Decisão: Pronto! Ele já se convenceu a realizar a ação, o importante agora é que ele escolha a sua empresa. O comprador está comparando preço, qualidade, tempo, atendimento e vários outros fatores. Você, que já mapeou os pontos fortes do seu negócio, vai apresentá-los. Invista sempre em cases de sucesso, vídeos, e materiais que mostrem o sucesso do seu negócio.

O comprador percorreu todo o processo, e agora já virou um cliente!

De acordo com as etapas, o número de pessoas em contato com a sua empresa vai diminuindo, daí o nome funil. Isso acontece porque nem todas as pessoas que foram atraídas pelo primeiro conteúdo, realmente estão no momento de compra. Não significa também que todas chegam pelo topo do funil. Por isso é importante analisar o comportamento do cliente e entregar o conteúdo certo.

Como o funil de marketing digital pode te ajudar a vender mais

Acompanhe sempre onde a sua conversão é menor. Nesse ponto você pode rever os conteúdos, criar temas mais interessantes, ou mudar a estratégia de divulgação.

Quando o seu Funil de Marketing Digital estiver funcionando perfeitamente, é hora de investir dinheiro em campanhas pagas para captação de leads, e assim escalar todo seu processo de compra.

Neste momento não esqueça de consultar a Link Experts. Nós temos uma vasta experiência em mídias pagas e com certeza podemos te ajudar a potencializar suas vendas.

Depois de se conectar, lembre-se sempre do pós compra. Criar uma boa relação com seu cliente é o que faz o processo girar e garante o real sucesso do seu negócio!

E aí, o que achou? Pronto para montar seu Funil de Marketing Digital?
Compartilhe nos comentários como está sendo essa experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *