Na correria do dia a dia das empresas muitos empreendedores deixam de lado uma importante estratégia para crescer seu negócio; a estruturação de um planejamento de campanha de marketing que traga resultados reais. Realizar um planejamento de campanha de marketing permite que a empresa tenha um melhor direcionamento, saiba qual o melhor espaço para investimento e consiga medir os retornos que obteve.
Passo a passo para desenvolver um planejamento de campanha de marketing
Executando os próximos seis passos você terá um planejamento de campanha de marketing que permitirá uma visão global da sua empresa, resultando em ações assertivas para o seu negócio.
1. Diagnóstico
O primeiro passo para desenvolver um planejamento de campanha de marketing é entender qual é a atual situação da organização.
- Qual a nossa posição perante o mercado?
- Qual a nossa razão de ser e nossa visão?
- Qual o diferencial da empresa?
- Como nossos clientes nos enxergam e como nos relacionamos com eles?
Nesse ponto você pode aplicar na sua empresa uma metodologia criada nos EUA, a NPS, ou Net Promoter Score, que tem como objetivo mensurar o grau de satisfação e fidelidade dos consumidores de qualquer tipo de empresa. Para entender melhor como funciona a metodologia de análise e por que aplicá-la em sua empresa, acesse o link que explica o que é NPS.
Caso esteja abrindo o seu negócio, realizar uma pesquisa de mercado é um passo muito importante para entender oportunidades de negócio e fugir de possíveis obstáculos, testando seus produtos e serviços.
2. Pesquisa
Para auxiliar no desenvolvimento da pesquisa dentro do planejamento tenha em mente três pontos principais:
- Cenário: Realizar uma análise SWOT é fundamental para o entendimento da posição da sua empresa no mercado. A matriz SWOT é uma metodologia que analisa forças e fraquezas internas ao negócio e oportunidades e ameaças vindas do mercado, ou seja, externas à empresa.
O Heflo, é uma ferramenta de BPM online em modo SaaS, que pode ajudar a melhorar as fraquezas de sua empresa por meio da modelagem e análise de processos.
Fonte: Matriz SWOT – fonte: Agendor
- Público-alvo: você realmente o conhece? Sabe como ele se comporta, quais são suas preferências, onde está e quais locais frequenta? Tente criar um personagem fictício que tenha as características que você acredita que seu cliente apresente e assim desenvolva ações que cheguem até ele por meio de linguagem adequada.
Tem um negócio online? Conheça a estratégia do Funil de marketing digital e mapeie o processo de compra do cliente.
- Mercado: entender o que está acontecendo no mercado auxilia a traçar ações mais condizentes com a situação geral. Conheça e analise empresas que estão inseridas no mercado e acompanhe as possíveis mudanças que venham a acontecer. Uma das formas de maior sucesso para entender o mercado é o modelo de Forças de Porter.
Fonte: Forças de Porter – fonte: Agendor
Acesse o conteúdo exclusivo sobre planejamento estratégico, matriz Swot e Forças de Porter.
3. Investimento financeiro: defina um orçamento
Os resultados definidos como prioritários no planejamento de campanha de marketing estão diretamente relacionados ao investimento feito pela empresa, por isso é importante um planejamento financeiro bem organizado e atualizado.
4. Definição de metas e objetivos
Uma maneira de traçar metas eficientes é colocar em prática o modelo de objetivos SMART, uma metodologia para se pensar em objetivos que sejam específicos, mensuráveis, ambiciosos, realistas e temporais, por exemplo, “aumentar 20% o faturamento nos próximos três meses”.
Para acompanhar o andamento desses objetivos e dos projetos de sua empresa, uma maneira rápida, fácil e acessível a todos é a Trello. Essa ferramenta gratuita já conta com 25 milhões de usuários no mundo, e conquistou o mercado graças a sua interface intuitiva e lúdica baseada no modelo Agile – Kanban.
5. Definição de canais de comunicação
Após toda a análise descrita acima, vai ficar muito mais intuitivo o trabalho de planejamento. Siga os passos abaixo e comece já a trabalhar no seu planejamento de campanha de marketing:
- Faça uma seleção das plataformas online e offline
- Crie um cronograma de ações
- Esteja presente nas plataformas online: os brasileiros lideram alguns números
dentro das plataformas digitais, só o Facebook tem 58 milhões de usuários únicos no Brasil. e esse é apenas um dado que mostra que as plataformas online são uma grande oportunidade para se comunicar.
Se ainda não está familiarizado em como funciona o posicionamento online de empresas, conheça mais sobre as Redes Sociais para Negócios neste post.
O website é um canal direto com o público e auxilia na melhor colocação nas ferramentas de busca. Uma vez que atualmente são feitas mais de 100 bilhões de pesquisas mensais no mundo, só no Google, estar presente entre os resultados desta plataforma pode representar um grande salto nos números de sua empresa.
- Quer saber como anunciar no Google? Saiba Tudo sobre AdWords: a ferramenta do Google para anúncios online.
- Como segunda rede de pesquisa mais acessada do mundo, os investimentos nos links patrocinados do Yahoo podem ser um excelente investimento
6. Monitoramento
Acompanhar os resultados periodicamente – mensalmente ou trimestralmente – é fundamental para garantir que o planejamento de marketing continue atual.
Curtiu o passo a passo para um planejamento de campanha de marketing mais assertivo? Então deixe o seu comentário sobre os resultados das dicas em seu negócio.
Cada vez mais empresas tem investido em campanhas online e um dos fatores para esse aumento é a possibilidade de mensuração de resultados de forma eficiente dentro dessas plataformas. Além disso, nessas ferramentas não importa o porte da sua empresa, o investimento é personalizado e, na grande maioria dos casos, você só paga por interação do cliente, tornando assim o investimento mais palpável.
Se está interessado em investir em campanhas de anúncios online dentro do seu planejamento de campanha de marketing entre em contato com o time da Link Experts para juntos construirmos uma estratégia que traga resultados positivos para a sua empresa.
Confesso que meu planejamento de marketing anda “capenga”, mas com sua contribuição nesse post consegui entender melhor como tudo funciona.
Muito obrigado pelas informações!