Uma das dicas para e-commerces mais valiosas é conseguir encontrar, em meio a tantas opções, a plataforma certa para construir sua loja virtual. Uma plataforma eficiente é uma das formas de aumentar vendas na internet, facilitando a navegação do usuário e permitindo a inclusão de extensões que melhoram a conversão. Por isso, saber qual é a melhor plataforma para loja virtual é um grande trunfo para seu negócio.
A plataforma que cria loja virtual servirá como uma loja física para os seus produtos. As pessoas avaliarão a sua variedade de produtos com base na loja que você criará para elas. É bonito? É fácil de usar? Posso comprar produtos sem registro?
Qual a melhor plataforma para loja online? 5 elementos que não podem faltar
Para escolher a melhor plataforma para loja virtual você deve prestar atenção aos seguintes parâmetros:
- Segurança: nunca confie na plataforma que não é capaz de criar uma experiência de pagamento segura para seus clientes e protegê-los contra a violação de dados. Certifique-se de que os desenvolvedores que criaram a plataforma para você tornaram o sistema seguro contra todos os tipos de ataques de hackers.
- Design: o design de alto nível é muito importante para alta conversão. Ele incluirá carga de velocidade, usabilidade, intuição do site. Alguns sites ficam desatualizados com o tempo. Mas se você escolher uma plataforma que é atualizada automaticamente, você estará sempre em dia. Você também deve pensar no layout para site, de forma que ele contribua para a conversão de clientes.
- Automação: a plataforma que você escolher deve funcionar como um relógio suíço, mesmo que você não esteja por perto. O que isso significa? Muitos processos e operações que podem exigir o seu trabalho manual podem ser automatizados, o que lhe poupará muito tempo.
- Sincronização com marketplaces: você poderia deixar esse item de lado, mas a melhor forma de criar um site de comércio eletrônico é fazê-lo funcionar em sincronia com os principais marketplaces. Isso permitirá vender mais do que você pensou que poderia. Os marketplaces são espaços de divulgação e venda online que atendem a empresas de todos os tamanhos. São sites que oferecem todo o suporte e estrutura online para empresas anunciarem seus produtos na internet, retendo apenas uma comissão do que é vendido pela plataforma. Sites como Netshoes, Lojas Americanas, Casas Bahia, Submarino, entre outros, fazem exatamente esse trabalho.
- Marketing: na maioria dos casos, os desenvolvedores pensam que a melhor maneira de criar uma plataforma de e-commerce é fazê-lo e deixar o cliente lidar com ela. As melhores soluções de comércio eletrônico sabem que lançar um site é apenas o primeiro passo no caminho para o sucesso do marketing. Para obter resultados elevados, é necessária uma forte campanha de marketing. Algumas empresas estão cientes disso e oferecem serviços de marketing para impulsionar seu negócio online.
Além das ferramentas oferecidas pelas plataformas você também deve desenvolver um plano de marketing para e-commerce, para alavancar suas vendas e auxiliar no crescimento da loja virtual.
Qual a melhor plataforma para loja virtual: 4 sugestões para você conquistar o sucesso
1. Shopify
Shopify hospeda mais de 325.000 lojas online ativas. A plataforma continua a evoluir para atender às crescentes necessidades das lojas online.
Os Benefícios do Shopify são:
- Mais de 100 modelos de loja (temas) para escolher
- Mais de 1500 aplicativos (plugins/extensões) para ampliar a funcionalidade da loja
- Capacidade de conectar sua loja online com sua página do Facebook e vender diretamente no Facebook
- Carrinho de compras amigável para dispositivos móveis e aplicativos móveis do vendedor
- Suporte 24 horas por 7 dias da semana, via chat ao vivo, telefone e tutoriais, bem como o fórum da comunidade Shopify
Quando o Shopify é uma boa escolha?
Para iniciantes com requisitos convencionais, Shopify é uma excelente solução de comércio eletrônico. Com base em seus requisitos de orçamento, você pode escolher diferentes pacotes que variam o valor da mensalidade.
2. BigCommerce
Lançado em 2009, o BigCommerce atualmente hospeda mais de 55.000 lojas online e está entre as principais plataformas para loja virtual. De grandes nomes como Martha Stewart e Toyota a pequenas empresas, a plataforma é ideal para lojas de todos os tamanhos.
E considerando a lista abrangente de recursos embutidos que oferece, o BigCommerce é muitas vezes considerado a melhor opção para aqueles que têm pouco ou nenhum conhecimento técnico ou simplesmente não tem tempo para mexer com o código.
Os Benefícios do BigCommerce são:
- Recursos incorporados, incluindo boletins informativos, cupons, envio, impostos, análises e muito mais.
- Todos os temas gratuitos e pagos oferecem uma experiência mobile
- Integre sua loja com o Facebook, o eBay, o Google Shopping e uma variedade de sites.
Uma preocupação em relação ao BigCommerce é a falta de temas gratuitos. Atualmente, a plataforma oferece apenas 7 temas gratuitos, enquanto a maioria de seus concorrentes imediatos oferece mais de 20 temas gratuitos.
No entanto, a plataforma possui uma lista abrangente de temas Premium e também permite a personalização desses temas, se você quiser dar a sua loja um visual uma sensação totalmente exclusiva.
3. Magento
Com quase um quarto da participação no mercado, a Magento é frequentemente considerado o líder do mercado entre as plataformas de comércio eletrônico. Por sua confiabilidade e escalabilidade, muitas marcas populares usam a Magento como tecnologia subjacente para suas lojas online, incluindo Burger King, Huawei, Pepe Jeans e Liverpool F.C. Esta plataforma é considerada a melhor plataforma para loja virtual.
Os benefícios da Magento são:
- Boa experiência do usuário: fácil de usar e gerenciar
- Plataforma de código aberto e, portanto, aberta a todos os tipos de personalização
- Extensões gratuitas que permitem o comércio social para que você possa vender em plataformas de redes sociais
Quando a Magento é a solução ideal?
O Magento é considerado a plataforma de comércio eletrônico certo para comerciantes de nível empresarial com um grande volume de produtos. Dada a complexidade da configuração e gerenciamento da loja com a Magento, a plataforma não é recomendada para iniciantes.
4. WooCommerce
O WooCommerce é um plugin totalmente grátis para WordPress. Se você já tem experiência com a plataforma de blog, pode fazer a instalação do plugin e ver se ela atende as suas necessidades. WordPress é uma plataforma amplamente utilizada para a criação de blogs e sites profissionais ou pessoais.
Seus principais diferenciais são a simplicidade e facilidade de utilização, personalização rápida e gratuidade.
- Plataforma CMS open source amplamente utilizada em todo o mundo
- Fácil de utilizar
- Interface user-friendly (amigável)
- Personalização rápida
- Grande variedade de temas para WordPress
- Infinidade de recursos para gestão da loja
- Grande quantidade de plugins (alguns de terceiros)
- Recursos avançados de SEO
- Suporte nativo para layout responsivo
- Grande quantidade de especialistas em WordPress
- Permite integração com outros sistemas
- Menos exigente em relação ao servidor de hospedagem
- Aprendizado mais fácil
- Mais utilizado e indicado para pequenos negócios
- A loja virtual e todos os dados são seus (não é uma plataforma alugada)
Gostou das dicas para encontrar a melhor plataforma para criar loja virtual? Então deixe seus comentário abaixo.
A equipe da Link Experts está preparada para te ajudar a divulgar seu e-commerce. Somos uma agência especializada em mídia e links patrocinados. Trabalhamos com com mais de 50 clientes de diferentes segmentos em todo Brasil. E os investimentos são personalizados de acordo com realidade de cada cliente. Entre em contato com a nossa equipe e melhore o desempenho em vendas do seu site.