automação de marketing digital

Automação de marketing digital: 5 razões para sua empresa implementar agora!

Na era quase esquecida da década de 1950, a arte do marketing foi aprimorada e começou a se destacar sobre a arte obscura da propaganda e o foco era a criatividade impulsionada pela intuição. No marketing digital e social que vivemos agora, os maestros de idéias criativas estão nas mãos da tecnologia da automação de marketing digital.

Se antes, a análise de dados de marketing ficava a cargo de impressões, da distribuição de jornais e das visualizações de televisão e a única tecnologia visível disponível para os gurus da publicidade era o rádio (a televisão estava apenas emergindo). Hoje, o marketing se reformulou e diz mais respeito a dados e números do que intuição e talento.
O marketing digital é complexo, diversificado e novo, mas oferece diversas vantagens, fornecendo escala de atuação e medição, revelando um retorno sobre o investimento, ROI, que no passado era quase impossível avaliar.

O que é a automação de marketing digital?

A tecnologia para o departamento de marketing no passado era inexistente. As equipes de vendas às vezes tinham sistemas de “Customer Relationship Management” (CRM), mas o marketing não tinha voz na tabela de tecnologia.

Mas isso está mudando.

O mundo das mídias fragmentadas que agora habitamos exige tecnologia para escalar e medir. As equipes internas estão fazendo mídia social e marketing de conteúdo e também a publicidade digital, com as mídias pagas.

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A automação de marketing digital pode assumir várias formas. E-mail marketing, mídia social e publicidade digital paga são apenas algumas das subespécies. A gama de tecnologias e recursos é grande.

Como estamos falando de um sistema fundamental para empresas, mas que ainda é novo e desafiador, resolvemos apresentar quais são os principais motivos para implementar, usar e otimizar um sistema de automação de marketing digital para o seu negócio.

5 razões para você aplicar a automação de marketing digital em suas estratégias

Torne seu marketing escalável

Pare e pense em quantas plataformas de marketing, canais publicitários e mídias sociais são necessárias e exigidas hoje para que você tenha sucesso nas ações de marketing.

Hoje temos centenas de redes para considerar e milhares de ferramentas e aplicativos. De um dia para o outro, você é informado que também deveria considerar a transmissão ao vivo, depois há webinars ao vivo e replays, além do Snapchat, e outras plataformas que surgem e começam a fazer parte do dia a dia de seus prospects.

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A complexidade e a fragmentação da nova mídia exigem alguns novos pensamentos e também algumas novas tecnologias. Antes você teria contratado mais mão de obra para ajudar, agora você compra mais tecnologia.

Os softwares de automação de marketing são uma realidade para grandes, médias e pequenas empresas e permitem que as ações de marketing cheguem a mais usuários e conquistem uma quantidade maior de prospects qualificados.

Qualifique seu público alvo

A segmentação em um mundo digital pode ser feita usando anúncios do Facebook
que entregam o anúncio para o grupo demográfico de sua preferência. Suas personas são atingidas por meio da definição de suas preferências e comportamentos.

Uma vez que esses leads qualificados são capturados, eles podem ser colocados no banco de dados de automação para serem nutridos com o tipo certo de conteúdo e, em seguida, um telefonema pode acontecer.

Resultados podem ser medidos

Com a automação de marketing digital as campanhas digitais podem ser medidas mais facilmente e em tempo real. Conversões de e-mail podem ser monitoradas conforme elas acontecem. Agora alvo é medida. Tudo é feito em minutos ou horas.

Entenda melhor seus prospects e seus consumidores

Graças ao rápido crescimento das soluções pontuais e das plataformas baseadas em hub, a idéia de jornada do consumidor tornou-se uma realidade. Isso significa que os profissionais do marketing digital podem usar dados para contar uma narrativa sobre como os compradores entram e saem de suas jornadas.

Gerenciamento de leads e práticas recomendadas de marketing digital fazem com que o comprador ganhe vida. Uma vez que uma organização de marketing pode visualizar esses dados, a pergunta “Quantos downloads para este whitepaper?” muda para “Como e quando essas pessoas se envolvem com a gente?” e “Como podemos ajustar a estratégia, conteúdo, mensagens e ofertas com base no que nós sabemos agora?“.

A automação do marketing digital permite que você teste seu conteúdo e suas ofertas,  fazendo com que você encontre o que funciona e o que não funciona para sua empresa.

O que antes dependia da intuição dos especialistas em marketing agora pode ser visualizado pelas ferramentas de forma muito mais certeira. Você pode ter pensado que as pessoas estavam interessadas em um certo produto e suas características e você construiu uma campanha de conteúdo em torno disso.

Você então descobriu que outro produto ressoa muito melhor, isso porque as postagens do blog, as atualizações do Facebook e o ganho da campanha de e-mail marketing com taxas de abertura e de conversão o surpreenderam.

O resultado dessas análises ressoa em um melhor conteúdo, em uma segmentação focada e em prospects mais envolvidos.

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