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O que é alcance orgânico no Facebook e 5 maneiras de destacar seu conteúdo

No dia 11 de janeiro, Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook mudaria seu feed de notícias para priorizar o conteúdo de “amigos, família e grupos“. A mudança atinge diretamente as páginas das empresas na rede social e o alcance de suas postagens. Por isso, entender o que é alcance orgânico no Facebook é tão fundamental.

“Ao lançarmos isso [o novo feed de notícias]”, escreveu Zuckerberg, “Você verá menos conteúdo público, como posts de empresas, marcas e mídia. E o conteúdo público que você vê mais será mantido no mesmo padrão – isto deve encorajar interações significativas entre as pessoas”.

Zuckerberg cita ainda “a responsabilidade de garantir que nossos serviços não sejam apenas divertidos de usar, mas também sejam bons para o bem-estar das pessoas” como justificativa para a mudança, admitindo que as empresas terão que trabalhar mais do que nunca para atrair clientes na plataforma.

À medida que as mudanças se desenrolarem nos próximos meses, as empresas provavelmente verão uma diminuição significativa no alcance orgânico. Os usuários provavelmente gastarão menos tempo no Facebook, embora Zuckerberg espere que o tempo que gastarem na plataforma seja “bem gasto”.

Isso significa que os feeds de notícias provavelmente começarão a mostrar mais fotos da sua família e menos links do Buzzfeed.

Por isso, entender o que é alcance orgânico no Facebook e o que é preciso fazer para se destacar dentro da rede social a partir de agora é importante.

O que é alcance orgânico no Facebook

Alcance orgânico no Facebook é o número de pessoas únicas que viram o conteúdo da sua página do Facebook. O Alcance não é o mesmo que as Impressões, que é o número total de vezes que o seu conteúdo é visualizado (incluindo várias visualizações do mesmo usuário).

O Facebook fornece duas métricas de alcance diferentes: alcance total e alcance de postagem.

  • Alcance total é o número de pessoas únicas que viram qualquer conteúdo associado à sua Página durante os últimos 7 dias. Isso inclui pessoas que visualizaram suas postagens, pessoas que visitaram sua Página depois de procurá-la e pessoas que viram anúncios associados à sua Página.
  • Alcance do post é o número de pessoas únicas que viram uma publicação da sua página do Facebook em seu feed de notícias.

As duas principais categorias de alcance do Facebook podem ser divididas em: alcance orgânico e pago.

  • Alcance orgânico refere-se ao número de pessoas únicas que viram seu conteúdo sem você ter que pagar por isso. A grande maioria do alcance orgânico ocorre quando o algoritmo do Facebook coloca suas postagens no feed de notícias de seus fãs.
  • Alcance pago refere-se ao número de pessoas únicas que viram seu conteúdo porque você pagou posts promovidos ou anúncios gráficos.

Como continuar a alcançando clientes no Facebook

Embora ninguém saiba exatamente quais serão os impactos das mudanças no feed de notícias, existem maneiras para as empresas trabalharem no Facebook com o novo algoritmo e continuar a alcançar seus clientes através de “interações significativas”.

Continue publicando conteúdo relevante, de qualidade e que gerem comentários

Segundo Zuckerberg, “interação significativa” significa comentários, comentários e mais comentários.

Em seu anúncio, ele escreveu que “páginas que fazem posts em que as pessoas geralmente não reagem ou comentam poderiam ver as maiores diminuições na distribuição. Páginas cujas mensagens suscitam conversas entre amigos verão menos esse efeito”.

Isso significa que as marcas devem criar conteúdo de qualidade focado em conversas entre os usuários. Tente incluir em seu plano editorial perguntas em suas postagens ou escreva sobre tópicos relevantes e atuais sobre os quais os usuários terão uma opinião.

O ponto é que os usuários estarão mais propensos a ver suas postagens do Facebook se seus amigos e familiares estiverem comentando sobre isso.

Mas não caia na armadilha das “iscas de engajamento”

Pode ser tentador tentar driblar o novo algoritmo perguntando ao seu público “COMENTÁRIOS nesta postagem se você gosta de sorvete!!” ou algo similar. Mas não seja esse tipo de marca. É spam e os usuários não gostam.

Além disso, o Facebook diz: “Usar ‘isca de engajamento’ para que pessoas possam comentar nos posts não é uma interação significativa, e continuaremos a rebaixar essas postagens no feed de notícias”.

Incentive os clientes a seguir sua página do Facebook

Uma coisa que não está mudando sobre o feed de notícias do Facebook é que os usuários se certifiquem de sempre verem postagens de suas páginas favoritas, escolhendo “Ver primeiro” nas suas preferências de feed de notícias.

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Isso significa que as empresas não devem ficar tímidas para pedir aos clientes que sigam suas páginas no Facebook. Elas podem até lembrar seguidores leais sobre a opção “Ver primeiro”.

Aumente o orçamento dos anúncios

O alcance orgânico vem diminuindo em todas as mídias sociais há anos. Isso significa que você provavelmente já é um entusiasta dos anúncios do Facebook.

Mas agora que o Facebook está repriorizando conteúdo de marcas e editores, essas habilidades serão mais importantes do que nunca. As empresas devem saber como segmentar as audiências certas para garantir que seus investimentos de publicidade vão mais longe.

Leia mais: Como anunciar no Facebook Ads: o que você (realmente) precisa saber para começar.

Com o novo algoritmo funcionando, os anúncios serão a melhor maneira que garantir que seu conteúdo seja visto. Suas campanhas também terão que ser pensadas tendo como base um investimento para anúncios das peças criadas.

Existem vários tipos de anúncios no Facebook e cada um pode ser usado no momento adequado, de acordo com o objetivos das ações.

Faça mais vídeos ao vivo pelo Facebook

Os vídeos ainda são favorecidos no novo algoritmo, mas os vídeos ao vivo serão ainda mais importantes. Em seu anúncio, Zuckerberg escreveu que “os vídeos ao vivo geralmente levam a uma discussão entre os telespectadores no Facebook. Na verdade, os vídeos ao vivo, em média, recebem seis vezes mais interações que os vídeos normais”.

Isso significa que, se você ainda não investiu tempo e energia na publicação de vídeos ao vivo no Facebook, com certeza deve fazê-lo agora. Este é um dos poucos exemplos concretos de conteúdo que funcionará bem sob o novo algoritmo. Portanto fique atento a este recurso.

Aprenda como vender mais usando vídeos em sua estratégia.

Invista tempo nos grupos

Como os Grupos do Facebook já operam com base no engajamento do público, essa tática de marketing digital provavelmente irá atendê-lo bem sob o novo algoritmo. As empresas devem procurar novas formas de envolver clientes com grupos, ao lado de seus esforços de página e propaganda.

Essas dicas são úteis para publicar conteúdo em todas as plataformas de redes sociais – não apenas no Facebook. Como sempre, não há motivos para ter medo de mudanças de algoritmo se você já está dedicado a oferecer aos seus clientes conteúdo valioso e de qualidade.

Leia também outras formas de como aumentar o alcance das publicações no Facebook.

Agora que você já sabe o que é alcance orgânico no Facebook, pode começar a planejar novos conteúdos seguindo nossos dicas e investindo estrategicamente em anúncios.

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