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Como deixar meu site no topo do Google: 9 dicas testar hoje

O mundo das pesquisas orgânicas e pagas no Google mudou e muda sempre. Não apenas a plataforma em si, mas os negócios e seus objetivos também. Então, as estratégias de como deixar seu site no topo do Google também devem estar alinhados com o momento do seu negócio.

Há pouco tempo, chegar ao topo do Google era apenas uma questão de fazer uma pesquisa de palavras-chave muito importante, garantindo que seu site tivesse uma estrutura boa e clara. Além de garantir que o site tivesse uma tonelada de backlinks de alta autoridade em seu caminho.

E embora essas dicas de SEO ainda sejam muito relevantes hoje em dia, também temos que lidar com novos fatores.

Observação: existem centenas de coisas que você precisa fazer para melhorar a visibilidade do seu site na pesquisa. Essa é uma lista que se concentra nos desenvolvimentos mais recentes.

Dicas de SEO para chegar ao topo do Google

1- Otimize para Rankbrain

O RankBrain é um algoritmo do Google que foi revelado como um dos três principais indicadores em sua ampla gama de fatores contribuintes.

O Google usa o RankBrain para lidar com questões ambíguas ou únicas que nunca foram feitas antes. Consultas novas compõem até 15% de todas as pesquisas por dia. E como o Google processa três bilhões de pesquisas diariamente, isso significa que 450 milhões de pesquisas por dia são totalmente exclusivas.

E você pode otimizar o conteúdo do RankBrain de várias maneiras, sendo a mais importante: criar conteúdo que responda a consultas exclusivas que são particularmente relevantes para as pessoas do seu público.

Isso levará tempo, pesquisa e um pouco de tentativa e erro, mas com referências e informações de suporte suficientes em seu conteúdo, você poderá começar a ver mais visibilidade para as consultas relevantes.

2) Otimize para consultas de pesquisa “perto de mim”

Segundo o Google, os “micro-momentos” são os “pontos críticos de contato na jornada atual do consumidor e, quando somados, determinam como essa jornada termina”.

Isso basicamente aponta para o celular como o principal impulsionador da pesquisa local e como essencialmente você deve otimizar exatamente isso.

Os usuários de dispositivos móveis são: a) muito ativos e b) não são leais à marca. Então há uma grande oportunidade, especialmente porque muitas empresas estão ficando para trás devido às más experiências dos usuários móveis. O conselho aqui é sobre antecipação, relevância e facilidade de uso.

3) Otimize sua presença local

Após o último ponto, não é bom otimizar as consultas de pesquisa “perto de mim” se você não estiver realmente “lá”. Então você precisa resolver o seu SEO local.

Você pode fazer isso otimizando sua página do Google Meu Negócio. Entre muitas outras coisas, você precisa ter certeza de que possui os seguintes recursos:

  • Uma descrição longa e única do seu negócio.
  • Escolher as categorias certas.
  • Informações importantes sobre horários de abertura e fechamento.
  • Muitas imagens.
  • Atualizações regulares.
  • Um número de telefone e endereço comercial.

E um dos outros principais fatores locais de SEO é ter certeza de que você tem muitas críticas visíveis. Como afirma Graham Charlton, elas são “vitais para as empresas locais, vendendo online ou não, graças a sua grande proeminência nos resultados de busca locais”.

4) Otimize a pesquisa em idioma natural e voz

O relatório Tendências da Internet de 2016 da Mary Meeker mostra que as consultas do Google Voice Search aumentaram 35 vezes desde 2008.

Por que essa explosão na busca por voz? A entrada de voz é 4x mais rápida que a digitação. Portanto, você terá acesso a resultados mais rápidos. Existem problemas óbvios de acessibilidade. As pessoas têm dificuldade em digitar em determinados dispositivos e também gostam de evitar menus confusos.

No final das contas, não importa o quanto um site seja otimizado para dispositivos móveis ou o tamanho de seus telefones, pesquisar em um dispositivo móvel ainda é muito complicado.

O Google trabalhou muito para melhorar seu mecanismo de busca para entender melhor os superlativos, itens solicitados, pontos no tempo e combinações complexas.

A chave para otimizar a pesquisa por voz, portanto, é fornecer conteúdo para perguntas mais diretas. Aqueles que são falados em uma linguagem muito mais natural do que a que normalmente usamos ao digitar em um mecanismo de busca, onde as palavras-chave são dominantes.

5) Responda uma pergunta

Fazer a otimização para linguagem natural é poder responder diretamente a perguntas com seu conteúdo.

O Google rastreia sites para apresentar aos usuários na SERP respostas claras às suas “consultas baseadas em conhecimento” (quando é o aniversário de Kanye West? Etc.). Embora a Wikipedia fosse o site dominante nessas caixas de resposta, isso está se tornando cada vez menor, pois o Google reconhece que mais conteúdo especializado de qualidade vem de outros editores.

Portanto, descubra as perguntas que seu site pode responder e crie conteúdo que faça exatamente isso. Ajudará se você for o mais sucinto possível, colocar a pergunta no título e respondê-la assim que possível no artigo. Definir uma boa estratégia de inbound marketing é um ponto fundamental para o sucesso do seu marketing digital.

6) Invista em anúncios pagos

A maneira mais rápida e fácil de acessar a página 1 do Google para uma determinada palavra-chave é pagar por um anúncio. Você se inscreve no Google, escolhe as palavras-chave que deseja segmentar e, em seguida, “licita” (sim, como um leilão) quanto deseja pagar sempre que seu anúncio for clicado. Esse sistema é chamado de “pagamento por clique (PPC)”.

Você também pode definir um orçamento diário para que, quando seu orçamento for atendido, o Google não mostre mais seu anúncio naquele dia. Consequentemente, ele não será clicado e você não será cobrado. Para a maioria das empresas, essa é uma maneira barata e fácil de aparecer na primeira página do Google.

Mas tenha cuidado com o Google AdWords. Eles tornam muito fácil se inscrever e começar a exibir anúncios em sua plataforma. Mas se você não sabe o que está fazendo, pode desperdiçar muito dinheiro.

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Ter uma assessoria profissional na criação, gerenciamento e otimização de campanhas do Google AdWords é uma maneira de garantir investimentos eficientes e que tragam resultado.

Quer saber mais sobre a plataforma? Saiba tudo sobre AdWords nesse post!

7) Entre nas Histórias Principais, implemente AMP

Colocar seu site no Google Notícias sempre foi uma maneira segura de direcionar o tráfego de curto prazo para seu conteúdo. Não é ótimo para um apelo de longo prazo, mas também pode ser ótimo para outros sites com links para você como uma fonte.

Top Stories é o equivalente mobile da área de trabalho na seção Notícias. E agora esta seção está sendo preenchida com as Accelerated Mobile Pages (AMP), em português, Páginas Aceleradas para Dispositivos Móveis.

O AMP é o programa de código aberto do Google que permite que os webmasters criem versões super rápidas, despojadas e instantaneamente carregáveis de páginas da web para usuários de dispositivos móveis.

AMP ainda não é um sinal de classificação, mas se você estiver aparecendo nas principais notícias, as páginas AMP ajudarão a melhorar a experiência do usuário.

8) Seja otimizado para dispositivos móveis

Você deveria fazer isso agora. Apesar de três anos atrás não ser um sinal de classificação das páginas nas pesquisas, agora é!

Reúna sua equipe web e veja como está a usabilidade em dispositivos móveis do seu site e faça os ajustes necessários. É fundamental que o usuário tenha uma experiência positiva no seu site para que ele possa acessá-lo com frequência. 

Leia também: Anúncios mobile: 4 dicas infalíveis para atrair seu público.

9) Acelere seu site

Como mencionamos anteriormente, o AMP certamente está ajudando a acelerar a web para dispositivos móveis. Embora seja de natureza controversa, e não é necessariamente a melhor solução para melhorar a velocidade dos sites em geral, como se fosse uma “solução rápida”.

Você ainda precisa priorizar a velocidade do seu site real, e não apenas enxertar em patches de propriedade do Google. A velocidade do site é um fator de classificação, mas há muitas maneiras de melhorar o desempenho.

Primeiro, verifique a velocidade do seu site usando a ferramenta Test my site do próprio Google. Em seguida, você pode acessar um relatório detalhando com o que você precisa melhorar. Também pode fazer uma grande diferença na redução da carga da página fazer a otimização de imagens para melhorar a velocidade de carregamento.

Embora essa seja a última dica dessa lista, obviamente não é a última coisa que você pode otimizar para deixar seu site chegar no topo do Google.

Já testou alguma de nossas dicas? Conte pra gente nos comentários como foram os resultados.

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