Você está planejando uma campanha no Google Adwords, mas não sabe como calcular custo por clique em uma campanha de anúncios pagos? Uma fórmula matemática simples responde a essa pergunta. Basta dividir o custo total da campanha pelo total de cliques, e pronto, rapidamente você terá o CPC médio de sua campanha.
Leia também: Tudo sobre AdWords: a ferramenta do Google para anúncios online
Entretanto, para fazer uma estimativa de quanto você deve investir em uma campanha de CPC (seja no Google Adwords, Facebook Ads, ou outra plataforma) o ideal é realizar uma pesquisa prévia de custo de keywords, por meio da ferramenta de palavras-chave do Google Adwords.
Como calcular custo por clique: seu orçamento do Google AdWords com palavras-chave
Aprender a como calcular custo por clique significa primeiro descobrir o que esse orçamento precisa ser. Você pode utilizar duas ferramentas muito conhecidas, o SEMrush ou o Ubbersuggest para começar a procurar por termos relacionados ao seu negócio.
Se você não tem certeza de quais palavras-chave procurar, experimente fazer um brainstorming sobre o que as pessoas geralmente buscam para encontrar seu negócio. Por exemplo, você dirige uma floricultura? Se assim for, as pessoas provavelmente procuram “entrega local de flores” ou “florista local”.
Se você ainda não consegue pensar em nada, você também pode usar o planejador de palavras-chave no Google AdWords gratuitamente. Dirija-se à sua conta e abra o planejador de palavras-chave:
A partir daqui, selecione a primeira opção da lista:
Agora, você pode inserir sua página inicial ou uma landing page (se você tiver uma) para obter ideias de palavras-chave com base em seu site:
Procure através da sua landing page, e você receberá uma lista direcionada de palavras-chave. Agora, baixe essa lista e volte para o SEMrush.
Procure por essas palavras-chave diretamente na ferramenta, e você receberá toneladas de dados valiosos sobre o custo por clique:
Se você rolar para baixo ainda mais, você poderá ver palavras-chave relacionadas e seu custo por clique:
Ao entender como calcular custo por clique, repita esse processo para 4-5 palavras-chave diferentes e certifique-se de anotá-las em uma planilha. Certifique-se de incluir o seguinte na sua planilha:
- Palavra-chave
- Volume (quantas pesquisas por mês)
- CPC
Isso irá ajudá-lo a fazer algumas matemáticas básicas necessárias para decifrar um orçamento. Depois de ter algumas palavras-chave na sua planilha com seus respectivos volumes e CPCs, você pode calcular seus custos.
Como calcular custo por clique: Taxa média de cliques
De acordo com o WordStream, a taxa média de cliques em todas as indústrias no AdWords é de 1,91%. Dependendo do seu setor, você pode usar a taxa média de clique e calcular quantos cliques você receberá por mês com base nas palavras-chave que você escolheu.
Para fazer isso, consulte a sua lista de palavras-chave e analise o volume. Por exemplo, se você tem uma palavra-chave e o volume é de 1.000 pesquisas por mês, você poderia esperar obter 19 cliques por mês na média de CTR de 1,91%.
Aqui está uma fórmula para ver quantos cliques por mês você receberá em uma palavra-chave específica:
Volume de palavras-chave x CTR médio para sua indústria = Cliques por mês
Em seguida, pegue o custo por clique dessa palavra-chave e multiplique-a pelos cliques mensais. Por exemplo, se minha palavra-chave custar teoricamente R$ 5 por clique, eu posso esperar pagar R$ 95 por mês por essa palavra-chave.
Aqui está a fórmula para ver o custo mensal de uma determinada palavra-chave:
Cliques por mês x custo por clique = custo mensal dessa palavra-chave
Agora, simplesmente repita esse processo usando essas duas fórmulas para cada palavra-chave que deseja segmentar. No final, adicione todos os custos mensais para cada palavra-chave para ter uma idéia de qual será, aproximadamente, seu orçamento mensal.
Uma vez que você calcula esses dados, você saberá quanto dinheiro precisa reservar de seu orçamento.
Calculando o valor máximo de CPC ideal
Os valores de CPC máximo precisam ser baseados no website, nos preços e nas suas margens de lucro. O cálculo do Google para o CPC real baseia-se no seu CPC máximo, no índice de qualidade e na classificação de anúncios concorrentes. Existem 4 dicas para definição do CPC máximo ideal de uma campanha, ou seja, para a definição do valor máximo que você pagará por um clique.
#1 – Descubra qual o lucro você tem com cada venda ou aquisição
Quando você ganhar um novo cliente, calcule o lucro médio obtido com ele. Como? É simples. Digamos que você estivesse vendendo relógios on-line por R$ 120 cada, e, depois que os impostos, os custos de entrega e os custos administrativos foram subtraídos, restavam R$ 40. Nesse caso, cada venda de relógio vale R$ 40 em lucro.
Lucro por venda de produto único = receita do produto – custos do produto – custos internos – impostos
Digamos que você tenha vendido uma assinatura mensal para uma revista on-line por R$ 10/mês e a média de permanência na assinatura é de 3 meses. Isso faz com que cada assinatura valha R$ 30 em média.
Valor médio da vida útil por aquisição = Valor médio por conversão x Número médio de conversões repetidas por cliente
Digamos que você trabalhou como pintor e, em média, cada novo cliente gastou R$400 e usou você duas vezes, em média. Os custos de pintura, ferramentas, transporte e impostos para cada trabalho chegam a R$100 em média. Cada novo cliente gera lucros: (R$400 – R$100) x 2 = R$600
Lucro de Aquisição = Valor Médio da Vida por Aquisição – Custos Internos – Impostos
Lembre-se de que sempre que você estiver trabalhando com um site de comércio eletrônico ou um site de geração de leads, haverá clientes repetidos e custos diferentes envolvidos. Para sites de e-commerce, sempre haverá custos de produtos e custos de negócios em cada venda. Para sites de geração de leads, pode haver apenas um conjunto de custos iniciais com custos relativamente baixos para clientes repetidos. O importante é descobrir um lucro preciso por novo cliente em cada área do seu negócio.
#2 – Para websites de geração de leads, descubra o número de leads necessários por conversão
Os websites de geração de leads registram naturalmente chamadas, envios de formulário ou outras metas secundárias para medir o sucesso em vez de vendas diretas. Para websites de geração de leads, é importante descobrir o número de leads necessários para conquistar cada novo cliente.
Digamos que você estava vendendo casas de férias de luxo por R$ 1.000.000 e contou cada solicitação de visita do showroom como uma conversão. Em média, são necessários 2.000 grupos separados de visitantes do showroom para cada casa de temporada a ser vendida. Isso faz com que cada conversão (lead) valha R$ 1.000.000 / 2.000 = R$ 500
Valor médio por conversão = Valor médio de venda / número médio de leads para fazer uma venda
Ou seja, a cada R$ 500 você consegue vender uma casa de luxo de R$ 1.000.000.
#3 Como calcular o valor de CPC de equilíbrio
Agora que sabemos o que cada conversão vale e quantos visitantes são necessários para fazer uma conversão, podemos descobrir o ponto de equilíbrio em que os custos são iguais aos lucros.
Digamos que cada conversão gerou R$ 10 em lucro, cada cliente comprou quatro itens em média e, em média, você fez 10 conversões para cada 500 visitantes únicos. Isso dá:
Taxa de conversão = 10/500 = 0,02 = 2%
Lucro por conversão = R$10 x 4 = R$40
Simplesmente multiplicar o lucro por conversão com a taxa de conversão dá o valor do custo por clique. Esse é o valor exato que você pode pagar por cada visitante de um site e recebe o mesmo valor em retorno em média:
CPC = 0,02 x R$40 = R$ 0,80
CPC de ponto de equilíbrio = taxa média de conversão x lucro médio por conversão
#4 Ajustar a lucratividade e os valores reais de CPC
É imperativo que o valor máximo de CPC seja definido abaixo do valor de CPC do ponto de equilíbrio, de modo que seja obtido um lucro de cada venda após considerar os custos de publicidade.
Se o CPC máximo for definido como superior ao CPC de ponto de equilíbrio, isso resultará em muitas conversões, mas, em geral, cada uma custará mais na receita de publicidade do que no lucro, o que resultará em uma perda total.
Reduzir muito o valor máximo de CPC resultará em um ROI maior, mas um menor número de vendas no total. Isso se deve ao fato de o Google exibir anúncios com uma classificação de anúncios mais alta nos resultados, e os anúncios que são mais altos, receberem mais cliques em média.
Leia mais: Como calcular ROI do Google Adwords: ROI REAL X ROI Padrão
Os valores reais de CPC tendem a ser um pouco inferiores aos valores máximos de CPC definidos. Em nossa experiência, isso tem uma redução de cerca de 20%. Por exemplo, se você definir um valor máximo de custo por clique de R$ 1,00, provavelmente gastará cerca de R$ 0,80 por clique, em média, cerca de 20% a menos.
Há um ponto ideal entre o equilíbrio e a obtenção de um bom retorno sobre o investimento que pode ser otimizado com o tempo, uma vez que uma quantidade significativa de cliques e vendas tenha sido feita:
Para atingir o ponto ideal, o lance deve ser de aproximadamente 70% do valor do lance de CPC de ponto de equilíbrio. Essa redução leva em conta a diferença de 20% mencionada anteriormente e coloca os anúncios em um nível lucrativo, mas competitivo.
Ideal Max. CPC = CPC de ponto de equilíbrio x 0,70
Depois de muitas continhas matemáticas você conseguirá calcular o custo de uma campanha de sucesso e conseguirá planejar o investimento que trará os melhores resultados para suas ações e seus objetivos.
Como você acabou de ver, aprender a como calcular custo por clique, pode ser mais complexo do que inicialmente parece, afinal muitos detalhes precisam e merecem cuidado na hora de montar uma campanha de CPC.
A Links Experts é uma agência especializada em links patrocinados e trabalha com mídias como Google Adwords, Facebook, Instagram e outras. Por isso, se precisar de ajuda para montar sua campanha e alcançar os melhores resultados de conversão e vendas entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudá-lo a transformar seus investimentos em resultado.