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O que é o Google Shopping e como usá-lo na estratégia do seu e-commerce

 

Nos últimos anos, o Google Shopping passou de um novo canal para um canal estabelecido e de importância crucial para a maioria dos varejistas online.

No primeiro trimestre de 2017, o Google Shopping foi responsável por 52% da parcela de cliques dos varejistas. Isso marcou a primeira vez que os cliques de compras excederam os cliques de pesquisa (anúncio de texto).

Para termos sem marca, o compartilhamento de cliques do Google Shopping é de 75% (Pesquisa da Engine Land). É um espaço competitivo. Ainda assim é possível promover seus produtos com lucratividade no Google Shopping, mas não é tão fácil quanto em 2015 ou antes.

Não é surpresa que os cliques do Google Shopping em dispositivos móveis estejam crescendo a um ritmo ainda mais rápido do que os cliques em computadores. Em 2016, 29% da receita do Google Shopping veio de dispositivos móveis. Contra 17% em 2015.

Além disso, a receita do Google Shopping representou 16,1% das vendas de varejo online em 2016, em comparação a 9% em 2015 (Retail Dive).

Diante de tanto potencial, se você ainda não sabe o que é o Google Shopping, como configurar uma conta continue lendo este post. Além de orientar todo o começo na nova plataforma, damos dicas para aproveitar ao máximo suas campanhas.

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping é desenvolvido com duas plataformas: Google AdWords e Google Merchant Center.

O Google Merchant Center é o local onde seu feed de produtos vive. São os detalhes dos seus produtos organizados em um formato que o Google gosta.

O Google AdWords é onde suas campanhas reais de compras estão em vigor e onde você define seu orçamento, gerencia seus lances, obtém insights e faz otimizações com base no desempenho.

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A configuração e o gerenciamento dos anúncios do Google Shopping são um pouco diferentes da configuração de anúncios de texto tradicionais.

Com anúncios de texto, você cria campanhas, grupos de anúncios e anúncios focados em palavras-chave escolhidas. Com o Google Shopping, o Google determina quando seus anúncios da lista de produtos são exibidos.

Eles consideram seu feed, seu site e seus lances para determinar quais consultas de pesquisa acionam seus anúncios. Por causa disso, a configuração de anúncios de compras tem algumas fortes semelhanças com o SEO.

O sucesso com o Google Shopping resume-se basicamente a três áreas principais:

  • Criação e otimização de feeds – Ou, como gostamos de chamá-lo, domínio do feed. Isso abrange muitos detalhes, incluindo dados de produtos, imagens de produtos e preço.

  • Licitação – Existem várias formas de licitar com sucesso.Os lances podem ser complexos. Vimos que as mudanças nas estratégias de lance duplicam o retorno do investimento em anúncios para diferentes campanhas.

  • Monitoramento e otimização – um dos grandes benefícios do Google Shopping é a capacidade de ver dados de desempenho pontuais e fazer otimizações pontuais. O monitoramento e a otimização adequados podem elevar uma boa campanha e torná-la excelente.

Leia também: Como divulgar sua loja virtual? 6 estratégias e 3 dicas.

Como configurar o Google Shopping

Existem duas contas que você precisará para fazer o Google Shopping funcionar para você: Google AdWords e Google Merchant Center.

Se você é do tipo que gosta de arregaçar as mangas e começar a trabalhar imediatamente, aqui está uma rápida descrição dos conceitos básicos da configuração das três contas.

A mágica real acontece na criação de seu feed, criando uma estratégia de lances e, em seguida, monitorando e otimizando.

Google Merchant Center

O Google Merchant Center é onde seu feed está. Também é onde você pode definir facilmente regras de impostos e envio, as quais são necessárias antes da veiculação dos anúncios do Google Shopping.

Um feed é simplesmente dados sobre seus produtos apresentados em um formato que o Google pode ler e entender. Existem duas maneiras principais de criar um feed:

  1. Manualmente, inserindo as informações do seu produto em uma planilha de acordo com as especificações do Google.
  2. Usando uma extensão, plug-in, aplicativo ou serviço que extrai dados do seu site e os formata de uma forma que o Google pede.

Para começar, visite www.google.com/merchants e clique em inscrever-se. Aqui estão algumas dicas para começar.

Ter acesso ao seu registro de domínios

Você precisará confirmar se é o proprietário do seu site e, em seguida, reivindicá-lo para uso no Merchant Center. A maneira mais fácil de fazer isso é fazer login no registrador de domínios e conceder acesso ao Google. Tudo isso pode ser feito diretamente do Merchant Center.

Conheça suas configurações de impostos e frete

Em Configurações gerais, no Merchant Center, você precisa configurar as regras de impostos e frete.

Para o imposto sobre vendas, você pode inserir suas tarifas diretamente ou escolher os estados nos quais você cobra o imposto sobre vendas e permitir que o Google determine a taxa.

Para envio, você pode escolher entre uma taxa fixa (que pode incluir frete grátis), calculada pela transportadora com base nas transportadoras que você usa ou com base em uma tabela ou regras de taxas.

Vincule o Merchant Center ao Google AdWords

Em “Configurações” e “Google AdWords”, clique para vincular sua conta do Google AdWords. Você precisará de um ID do Google AdWords de 10 dígitos para vincular os dois.

Além disso, você precisa estar logado com um endereço de e-mail que tenha acesso de administrador ao Google Merchant Center e ao Google AdWords.

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Google AdWords

Este guia está focado no Google Shopping, por isso não entraremos em detalhes ao configurar uma conta do Google AdWords.

Você pode ler mais no nosso guia de Google AdWords leigos. Estas são apenas algumas dicas para definir as configurações básicas para executar as Campanhas do Google Shopping.

Crie uma nova campanha

Clique na guia “Campanhas”, clique no botão vermelho + Campanha e selecione “Shopping”.

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Nomeie sua campanha, escolha seu país, escolha sua prioridade.

Muito simples, mas a nomenclatura é importante se você planeja ter várias campanhas, o que muitos comerciantes fazem (talvez por motivos sazonais ou para fins de teste).

Você tem as opções para definir sua campanha como baixa, média ou alta prioridade. Alterar a prioridade só é importante se você tiver várias campanhas. A prioridade padrão é baixa, o que é bom para sua primeira campanha.

Se você executar várias campanhas e tiver o mesmo produto anunciado em várias campanhas, o Google decidirá qual campanha (e seu lance correspondente) será exibida nos resultados da pesquisa.

O Google mostrará os produtos com base na prioridade da campanha primeiro e, depois, no lance. Portanto, se o mesmo produto estiver em várias campanhas com o mesmo nível de prioridade, o lance mais alto ganhará a impressão.

Se o mesmo produto estiver em várias campanhas com lances diferentes e prioridades diferentes, o Google usará a campanha de prioridade mais alta primeiro.

Redes e Locais

Por padrão, você será incluído nos parceiros de pesquisa e na pesquisa do Google. Os parceiros de pesquisa incluem sites como o AOL e outras propriedades do Google, como o YouTube e o Google Maps.

Normalmente, recomendamos que os parceiros de pesquisa sejam mantidos, já que os resultados costumam ser aceitáveis ​​e o CPC geralmente é menor do que na Rede de Pesquisa do Google.

No entanto, você vai querer voltar e executar alguns relatórios de rede de pesquisa sobre isso, para ter certeza. Além disso, não pule a parte do local ou seus anúncios serão exibidos em todo o mundo.

Lance, orçamento e entrega padrão

Você precisará de um lance padrão. Nós geralmente recomendamos na faixa de R$ 0,10 a R$ 0,85, dependendo do preço e da competitividade do que você está vendendo. Não se preocupe muito, este é apenas seu lance padrão. Isso só se aplica a produtos para os quais você não especifica um lance para mais tarde.

Normalmente, você deve começar com um lance bastante conservador e acompanhar sua performance de perto. Para a entrega, recomendamos o uso de “acelerado” em vez do padrão “padrão”.

A entrega acelerada fará com que seus produtos sejam exibidos mais rapidamente e para todas as consultas que o Google achar relevantes para você. Descobrimos que podemos obter dados mais rapidamente e descobrir mais rapidamente quando as campanhas precisam de mais orçamento com essa configuração.

Como vincular o Google Analytics e como configurar o acompanhamento de conversões

Existem duas maneiras de fazer isso.

  1. Você pode gerar um código de acompanhamento do Google AdWords e colocá-lo na página de confirmação do pedido.
  2. Ou você pode obter conversões do Google Analytics.

De qualquer forma, você desejará vincular o Google Analytics à sua conta do Google AdWords para obter dados do Google Analytics dentro dos dados do Google AdWords e do Google AdWords no Google Analytics. Para vincular suas contas do AdWords e do Analytics, clique na roda na parte superior direita pelo seu endereço de e-mail e ID da conta.

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Em seguida, clique em Contas vinculadas e no Google Analytics e siga as etapas. Em seguida, clique no Merchant Center e siga as etapas. Você precisará ter o mesmo endereço de e-mail com acesso de administrador ao Google AdWords, ao Google Analytics e ao Google Merchant Center.

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Para criar o acompanhamento de conversões no Google AdWords, clique em Conversões na guia Ferramentas.

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Em seguida, clique no botão vermelho + Conversões, escolha Site como a fonte e siga as etapas.

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Construindo seu feed de produtos

Seu feed de dados é simplesmente informações sobre os produtos que você deseja vender formatados de maneira que o Google possa ler e entender.

Como mencionamos anteriormente, você não seleciona as palavras-chave para as quais seus anúncios da lista de produtos são exibidos. O Google rastreia seu feed e determina se um ou mais de seus produtos são relevantes para uma consulta de pesquisa específica.

Nesse sentido, o Google Shopping tem semelhanças com o SEO. Você precisa estruturar os vários elementos do seu feed para que o Google possa entendê-lo e considerá-lo relevante para as consultas de pesquisa apropriadas.

Configurar o seu feed corretamente é importante por três motivos:

  1. Para aparecer para as consultas de pesquisa certas;
  2. Para ganhar cliques (para fazer com que os possíveis compradores cliquem nos seus anúncios);
  3. Para facilitar a otimização e o gerenciamento.

Existem duas maneiras principais de criar um feed:

  • Manualmente, inserindo as informações do seu produto em uma planilha de acordo com as especificações do Google.
  • Usando uma extensão, plug-in, aplicativo ou serviço que extrai dados do seu site e os formata para você.

Se você tiver apenas alguns produtos, poderá optar por criar manualmente seu feed usando uma planilha do Google. Se você tiver centenas ou milhares de produtos, um feed manual provavelmente está fora de questão.

Independentemente de como você cria seu feed, seja com um aplicativo ou serviço ou manualmente, há várias coisas que você precisa acertar.

Dependendo da categoria de produtos que você vende, terá requisitos de feed diferentes. Cortar cantos ou etapas ausentes pode fazer com que o seu feed seja rejeitado ou lhe custe cliques valiosos no longo prazo.

Aqui estão as coisas que você tem que acertar inicialmente, se você realmente quer ser bem sucedido. Na maioria das vezes, elas são inseridas na ordem de importância em termos de impacto nos resultados.

10 Elementos Chave do Feed

  1. Título do produto
  2. Descrição do produto
  3. Categoria de produto do Google (o Google criou uma lista bastante completa de categorias e subcategorias às quais seus produtos devem se enquadrar)
  4. Tipo de produto
  5. Imagem
  6. Preço
  7. Marca
  8. Categoria de vestuário (se você está vendendo vestuário, você tem alguns pontos de dados adicionais para fornecer)
  9. Imposto sobre vendas
  10. Frete

Leia mais: Como montar um e-commerce de sucesso: 7 regras e 1 segredo

Dicas práticas para fazer uma campanha de sucesso

Tal como acontece com a maioria dos processos de negócios, é crucial ter um planejamento adequado e mapeado. Se você quiser pular direto para o how-to, vá em frente, mas acreditamos que este passo é obrigatório.

A preparação adequada e uma estratégia sólida são tão importantes quanto o trabalho real de configuração e gerenciamento.

Pesquise e defina seus sites. Primeiro, vamos fazer um trabalho de preparação que lhe dará uma vantagem sobre a concorrência. Vamos mergulhar em três áreas críticas: Metas, Palavras-chave e Concorrência.

Metas

Vamos começar com metas, pois elas devem orientar tudo o que você faz daqui em diante. Seu objetivo mantém você no caminho certo, ao mesmo tempo em que oferece a liberdade e a criatividade necessárias para solucionar problemas e alcançar o que você originalmente planejou fazer.

  • Qual é o seu CPA (custo por aquisição) desejado? O que você está disposto a pagar por um cliente? Se seu valor médio de pedido for R$ 100 e sua margem média for de 35%, você estaria disposto a gastar todos os R$ 35 de lucro do primeiro pedido para fechar um negócio? Talvez isso seja muito para você ou talvez você esteja disposto a gastar mais se conhecer o valor de um cliente a longo prazo. Você determina com o que se sente confortável e define esse número como um alvo máximo.
  • Construir um cliente ou fazer uma venda? Existem dois tipos de comerciantes: aqueles que querem gerar vendas e aqueles que querem gerar clientes. Ambos os tipos podem ganhar dinheiro, mas apenas o segundo pode realmente construir um negócio e marca duradouros. É importante considerar o jogo que você está jogando ao iniciar esse processo. Acredito que a melhor abordagem para o sucesso duradouro é a construção de um cliente para o qual você possa vender uma e outra vez e que encaminhe mais clientes para você. A parte boa do Google Shopping é que você deve conseguir lucrar com sua primeira venda. O Google Shopping pode funcionar para você de qualquer maneira, mas sua meta determinará a agressividade que você pode ter em sua oferta e abordagem.

Palavras-chave e principais produtos

O que você quer vender mais? Sei que a resposta fácil é “qualquer coisa no site” e, embora isso seja verdade, é melhor pensar nisso estrategicamente, em um esforço para maximizar as vendas.

  • Produtos de entrada – Talvez exista uma determinada linha de produtos que não sejam seus principais produtos ou seus produtos mais lucrativos, mas servem como um excelente ponto de entrada para sua empresa. Talvez esses sejam produtos com preços mais baixos que seus clientes precisam com mais frequência ou que precisarão antes de fazer uma compra grande.
  • Consumíveis – Assim como vendedores de suplementos que querem que você fique “viciado” em seus produtos, muitas vezes você paga para anunciar produtos que as pessoas pedirão repetidas vezes.
  • Alto preço e/ou alta margem – Os produtos que você mais faz uso – em termos de lucro total ou margem de lucro – são produtos que você deve gastar tempo e esforço para vender por meio de suas Campanhas do Shopping.
  • Produtos com baixa concorrência, mas demanda decente – Se você estiver nesta posição cobiçada, aproveite-a.

Como você coloca seus produtos na frente de clientes em potencial?

Entenda a intenção do comprador. A duração e o conteúdo de uma consulta de pesquisa podem dizer muito sobre a intenção de um pesquisador.

Geralmente, pesquisas mais longas e detalhadas indicam uma intenção de compra maior. Alguém que pesquisa “Nike” pode estar apenas matando tempo, fazendo compras ou escrevendo um artigo sobre a Nike – quem sabe realmente.

Mas alguém que pesquisa “tênis Nike” provavelmente é um comprador ativo e alguém que pesquisar “tênis Nike Zoom Pegasus preto” provavelmente está pronto para comprar agora.

Use as ferramentas certas. Quer saber o que seus clientes estão realmente procurando? Aqui estão 3 ótimas ferramentas para usar:

#1 Planejador de palavras-chave do Google

Essa é a ferramenta gratuita do Google e está disponível no Google AdWords na guia Ferramentas.

Você pode inserir poucas ideias de palavras-chave e o Google fornecerá várias sugestões de palavras-chave, bem como o volume de pesquisas estimadas para elas e os CPCs médios que você pode pagar por cada uma.

Infelizmente, nem as estimativas de volume nem os CPCs são exatos, mas eles o colocam no campo de jogo certo.

#2 SEMrush

Além de analisar os dados dentro do Google AdWords e do Google Analytics, o SEMRush.com é uma ótima ferramenta para completar sua análise. Eles têm um plano básico gratuito, bem como opções pagas.

O SEMRush.com fornece informações detalhadas sobre uma palavra-chave ou um domínio. Pode ser usado tanto para palavras-chave quanto para pesquisa competitiva.

Ele é realmente útil para pesquisar palavras-chave e encontrar dados úteis mais rapidamente e em um formato melhor do que o que você encontrará usando o Planejador de palavras-chave do Google.

#3 Keywordtool.io

Essa ferramenta fornece palavras-chave relacionadas para as palavras-chave que você está segmentando. Esses termos relacionados são extraídos das sugestões de preenchimento automático do Google.

Isso pode ser útil ao escrever sua descrição para seu feed ou para a descrição do produto. Usar algumas das palavras relacionadas que parecem relevantes para o que você está vendendo pode ajudá-lo a aparecer para uma ampla variedade de consultas de pesquisa.

Concorrência

Saiba com quem você está concorrendo. Nunca comece a exibir anúncios sem ter uma ideia de quem é a concorrência e quem parece ser bem-sucedido.

Pesquisas manuais no Google

Comece pesquisando no Google as palavras-chave desejadas. Veja o que aparece nos resultados do Google Shopping. Tome nota dos produtos, preços, imagens e varejistas que aparecem.

Procure por pesquisas de produtos que retornem vários resultados do mesmo varejista. Isso pode ser apenas um sinal de que eles estão realmente bem otimizados. Muitas vezes, isso significa que não há muitas outras boas escolhas, deixando uma oportunidade para você.

SEMRush

A partir da perspectiva do Google Shopping ou do PLA (Product Listing Ads – Anúncios da lista de produtos), você pode digitar os concorrentes para ver os canais e os anúncios de PLA principais (os dados de PLA só estão disponíveis com planos pagos).

Isso mostra as palavras-chave para as quais um cliente em potencial tem canais do Google Shopping. Você verá capturas de tela de seus anúncios de compras concorrentes para ver o título, o preço e a imagem.

Embora para a obter o máximo do Google Shopping exija tempo e atenção aos detalhes, geralmente vale o esforço. Os anúncios da lista de produtos funcionam porque conectam compradores e vendedores de uma maneira muito eficiente.

Essa plataforma continua sendo uma das maneiras mais eficazes de alcançar novos compradores, mesmo que a concorrência esteja em ascensão. Um estudo do Think with Google relatou que 50% dos compradores estão abertos a comprar de novos varejistas.

O Google Shopping é a plataforma perfeita para conectar compradores interessados ​​e abertos à sua marca e linha de produtos. Se você deseja aumentar sua base de clientes e vender mais produtos de maneira comprovada e mensurável, não conheço um canal melhor para trabalhar do que o Google Shopping.

Agora vá trabalhar em seu feed, crie algumas campanhas e comece a fazer algumas vendas!

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