Marketing_Digital_no_varejo

Marketing digital para o varejo: vantagens e estratégias

O marketing digital para o varejo foi uma das muitas técnicas usadas pelos profissionais da área do comércio para alavancar as vendas e contornar a crise que atingiu o país nos últimos anos. Com o pequeno aquecimento da economia e com a inteligência destes profissionais, a área finalmente voltou a crescer em 2017, depois de um longo período de estagnação.

De acordo com uma pesquisa publicada em 2018 pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e estatística, no ano de 2016, o Brasil chegou a 116 milhões de pessoas conectadas à internet. Isso corresponde a 64,7% da população adulta do país.

A grande maioria – 94,6% – destes internautas, acessa a rede através do telefone celular, contra 63,7% que usam o computador tradicional. Vale citar, ainda, que 65% destas pessoas fazem pelo menos uma compra online por ano.

Estes números indicam que passou do momento de todas as empresas marcarem a sua presença online. Não só pela quantidade de pessoas que já fazem transações pela rede, mas sim, porque quem não se adaptar o quanto antes a essa realidade, vai ficar para trás, independente da qualidade de seus serviços e produtos.

Mais do que isso, é importante que além de estar presente na internet, o varejo também tenha estratégias efetivas para focar no que realmente interessa: engajar e fidelizar clientes para que todos os números se transformem em vendas.

Uma das maneiras mais efetivas de se fazer isso é por meio do marketing digital, sobre o qual falaremos um pouco mais ao longo deste artigo.

O que é marketing digital

Marketing digital é a soma de diversas estratégias que uma pessoa ou empresa põe em funcionamento para atrair novos clientes, relacionamentos e relações de troca ou comércio, por meio digital.

Isso é o mesmo que dizer que por meio do marketing digital uma empresa direciona um conjunto de ações para que a sua marca chame a atenção de um grupo de consumidores para que eles conheçam a sua identidade, empatizem, se identifiquem e criem um laço que vai resultar um uma relação de troca de valores.

Um dos grandes diferenciais dessa estratégia é que, por ela ser digital, seus custos são muito inferiores a ações offline, que podem envolver impressão de material, veiculação de peças nas mídias pagas tradicionais, como televisão, jornais, revistas e rádio. É muito mais barato tornar seus produtos conhecidos em um ambiente online do que no ambiente físico.

Além disso, o marketing digital para o varejo torna os resultados destas estratégias fácil de mensurar, uma vez que estas ações possuem um conjunto de ferramentas próprias, que ajudam o empresário do comércio a saber, em tempo real, se o seu público alvo foi atingido, se alguma campanha está sendo efetiva ou se os resultados estão abaixo do esperado. Isso facilita na hora de decidir se a troca de peça ou de propaganda é válida ou não.

Com o marketing digital para o varejo é possível que você saiba se aquele produto que você anunciou foi visto pela quantidade de pessoas que você imaginou e, quantas dessas pessoas clicaram no seu anuncio e compraram esta mercadoria.

Caso a estratégia não tenha sido efetiva, você pode mudar a direção da rota a qualquer hora e, escolher um novo modo de anunciar aquela peça, ou mesmo, um novo canal para promover seu produto.

Você consegue imaginar como seria uma ação dessas no marketing tradicional? O quanto custaria para a sua empresa remover um anúncio de um outdoor ou uma vinheta no rádio e substituir por outra? Impraticável.

Além disso, por meio da mídia tradicional você nunca ficaria sabendo o número exato de pessoas impactadas pelas suas ações e nem quantas compraram de você depois de ver um anúncio.

Marketing digital no varejo: quais são as vantagens

Como já dissemos, o marketing digital no varejo está muito distante do que costuma oferecer o marketing tradicional, fora das redes e da internet. Não só pelo custo que, como já comentamos, costuma ser bem inferior, mas também pelas diversas outras vantagens a estratégia oferece, como:

Automação

Uma das principais características do marketing digital para o varejo é o fato de grande parte dele ser automático. O varejista define determinadas estratégias, seleciona que Sistema ERP vai usar para recolher dados de seus clientes e os canais que serão utilizados, e o resto acontece sozinho.

E mais do que isso: os resultados são perceptíveis e mensuráveis em curtíssimo espaço de tempo, uma vez que a abrangência dos mecanismos de buscas na internet é enorme e alcança milhões de internautas diariamente. Falaremos sobre esta característica no próximo tópico.

Abrangência ou alcance

O potencial do marketing digital para o varejo é enorme. E o principal fator por trás disso é a grande quantidade de pessoas que utilizam diariamente a rede mundial de computadores. Como você viu lá no início do artigo, são milhares de pessoas que já preferem comprar somente pela internet, seja em função da comodidade, seja em função dos preços mais baixos.

Que varejista não desejaria anunciar para milhões de pessoas todos os dias por um custo bem abaixo do tradicional?

Mensuração

Como todo o processo de marketing digital para o varejo é feito por ferramentas automáticas, o empresário pode analisar facilmente todos os dados referentes a todas as campanhas que criar. Como isso, fica bem fácil saber sempre que anúncios estão funcionando ou não, e quais são os tipos de propagandas que atraem mais clientes. Além disso, analisando estes dados de conversão é possível saber quantos dos seus novos clientes vieram de que anúncios e em que período de tempo. Muito mais controle e muito mais resultados.

Segmentação

As estratégias de marketing digital para o varejo permitem que você atinja exatamente o público que deseja atingir. Você pode escolher impactar um público de determinada idade, de determinado local, com determinada renda mensal, de determinado sexo, entre muitas outras formas de segmentação.


Se você conhece o seu público alvo e se sabe quem é a sua persona, essa ferramenta pode ser o seu grande diferencial a frente de seus concorrentes. Se você sabe que determinada parcela de seus potenciais clientes, de determinada faixa etária, gosta mais de uma certa mercadoria, você pode enviar anúncios diretamente para este público sobre exatamente estes produtos.

Se você ainda conhece pouco o seu cliente, o primeiro passo para isso é ter um bom sistema para comércio, que vai te ajudar a salvar os principais dados sobre o seu público comprador. Isso aumenta em muito as chances de vender itens exatamente para quem procura por eles.

Estratégias de marketing digital para o varejo

Agora que você já entendeu todos os resultados que a sua empresa pode atingir com o marketing digital, chegou a hora de ir para a prática. O início do seu plano de marketing passa pela escolha de boas ferramentas e plataformas, que ajudem a atingir o seu público e os seus objetivos no menor período de tempo e com o menor custo. Vamos a algumas das estratégias que você pode criar:

E-commerce

Criar um lugar para vender os seus produtos online. Um e-commerce permite que o varejista venda as suas mercadorias de maneira direta para o consumidor, independente do lugar onde ele esteja. O bom desta estratégia é que ela não depende de nenhum intermediário, a não ser a empresa de correios, caso seja necessário algum processo de entrega. Além disso, com a criação de um e-commerce, o varejista expõe os seus produtos para um número enorme de pessoas por um custo quase fixo por mês.

Existem ferramentas poderosas e fáceis de usar que ajudam o empresário a abrir o seu e-commerce por preços bem acessíveis na web.

Redes Sociais

Todos sabemos o número de pessoas que utilizam as redes sociais hoje em dia. O varejista pode usar estes números a seu favor e montar estratégias de comunicação que falem diretamente com a esse público.

  • Facebook

No Facebook, por exemplo, é possível montar uma página para a sua empresa, onde você poderá informar todos os fãs da sua marca sobre promoções, novas lojas e novos serviços. Além disso, é através dessa página que o empresário terá grandes chances de fidelizar clientes novos e antigos, uma vez que a interação se dá quase em tempo real nesta rede.

Os fãs da marca comentam suas postagens e o responsável pela página responde, de acordo com os interesses da empresa.

Vale lembrar, também, que uma boa estratégia, neste caso, é saber a linguagem que o seu público fala, e adaptar a linguagem da sua página à ela, de modo a criar uma identificação imediata do usuário com a sua empresa.

  • Instagram

Para o varejo, talvez o Instagram seja a melhor rede social. Além de ser uma rede com apelo completamente visual, o Instagram permite que a empresa crie um perfil “oficial” onde o varejista poderá postar seus produtos e vender ali mesmo.

A rede também poderá servir de vitrine para os mais diversos produtos, onde o varejista posta fotos das mercadorias e posta com os diversos filtros de cor que a rede social oferece.

  • Pinterest

Mais um grande canal para os varejistas. Esta rede também pode servir como uma grande vitrine. O diferencial aqui, é que além de postar as fotos dos produtos em pastas separadas, o empreendedor ainda pode postar o link levando para o seu site, ou para onde os produtos das fotos estão expostos.

Blog

A criação de um blog pode trazer bastantes resultados para aqueles empresários que sentem vontade de contar um pouco mais do dia a dia da empresa, de uma maneira mais detalhada. Um blog permite que sejam compartilhados artigos e textos em forma de posts que, quando lidos, ajudam a aproximação dos clientes com a sua marca. Existem várias plataformas que permitem a criação de um blog de maneira gratuita, como:

  • Blogger

Plataforma de blogs da Google, que é muito fácil de usar. Os blogs criados no blogspot são bem personalizáveis e ajudam o varejista a deixar o layout com a cara da sua marca.

  • WordPress

Esta plataforma possui uma versão paga e uma versão gratuita. As duas versões ajudam o usuário a criar blogs com uma identidade mais profissional, mas a versão paga permite a integração com complementos que aperfeiçoam as funções do blog.

  • Tumblr

O Tumblr geralmente não é visto como um blog, mas é exatamente o que esta plataforma é. Ela apenas oferece foco maior a imagens e vídeos. O que é ideal para o varejista, uma vez que a rede oferece a opção de compartilhamento de imagens e, se as imagens que o empresário fizer forem boas, as chances delas serem visualizadas por muita gente é enorme.

Existem ainda, milhares de outras ferramentas para ajudar nas estratégias de marketing digital para o varejo. Você pode fazer uso das ferramentas que a própria Google oferece para anunciar em suas plataformas, o Adwords. Há também, a possibilidade de fazer e-mail marketing, usando os dados de clientes que software de gestão que você usa na sua empresa te dá.

As opções são muitas e as possibilidades, também. Resta ao varejista escolher aquilo se encaixa melhor com a identidade da sua empresa e com as estratégias que ele deseja implementar.

Foque nas suas necessidades e nos seus clientes que o resultado só pode ser o sucesso.

Este guest-post foi escrito pela equipe do QuantoSobra, um software de gestão empresarial completo, que organiza, agiliza e automatiza todos os processos internos da sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *