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Como fazer uma gestão de redes sociais: etapas e ferramentas

É algo estranho pensar, mas há apenas 10 anos, gerenciar mídias sociais era considerado uma novidade completa por muitos profissionais. Agora, em 2018, elas são tidas como vitais pelas agências de marketing e empresas em todo o mundo. E sendo tão importantes, aprender como fazer uma gestão de redes sociais eficiente é crucial.

De acordo com o Industry Report 2018 do Social Media Examiner, 87% dos profissionais de marketing indicaram que seus esforços nas redes sociais geraram mais exposição para seus negócios.

Saber que a mídia social deve fazer parte de sua estratégia de marketing digital é uma coisa, mas desenvolver e gerenciar esse trabalho é outra questão.

Como dissemos, o gerenciamento das redes sociais é fundamental nesta era digital não apenas para o comércio, mas também porque a vida social e cultural acontece online. Na verdade, a internet tem mais de 4 milhões de usuários, muitos dos quais interagem nas mídias sociais.

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As técnicas de Marketing Digital mais eficazes são aquelas que levam em conta essa nova realidade e se voltam para as redes sociais, a fim de se conectarem com seu público alvo e divulgarem suas propostas.

E para aproveitar ao máximo o potencial do marketing nas mídias sociais vamos mostrar a seguir algumas dicas sobre como fazer gestão de redes sociais: da criação da estratégia até as ferramentas úteis para facilitar o dia a dia de trabalho. Continue lendo!

Como fazer uma gestão de redes sociais eficaz

A mídia social é uma das indústrias de tecnologia de crescimento mais rápido, por isso não é surpresa que gerenciar mídias sociais tenha se tornado um negócio predominante no século XXI. A questão é: como você trabalha as mídias sociais efetivamente para o seu negócio?

Em 2017, foi registrado que cerca de 130 milhões de brasileiros utilizam as redes sociais. Embora saibamos que a maioria das pessoas ao nosso redor estão nas mídias sociais, você também percebeu que as empresas fazem uso delas?

Por exemplo, você pode ter visto uma página de negócios do Facebook mostrando seus produtos e cultura de negócios, ou uma conta do Instagram que destaca seus funcionários ou clientes. Você provavelmente já viu essas mesmas empresas aparecerem no seu feed do Facebook ou Instagram como anúncios ou conteúdo patrocinado.

Uma vantagem da rede social é que ela permite uma resposta rápida a perguntas, o que leva a uma maior satisfação do cliente. E até tem o potencial de auxiliar nas vendas. Fora a interação com o cliente e as vendas, as mídias sociais desempenham um papel importante na presença e visibilidade online das empresa.

Estas são apenas algumas das razões pelas quais é importante aprender como fazer uma gestão de redes sociais eficaz para sua empresa.

Da criação da estratégia a análise de resultados

Além de entender como a rede social pode ser eficaz para uma empresa, vamos considerar também quem executará a estratégia. Abaixo estão 7 dicas úteis para fazer uma gestão de redes sociais eficaz.

Encontre o seu canal

Uma coisa a notar é que, embora seja geralmente recomendado que uma empresa utilize mais de um canal de mídia social, não é necessário estar presente em todas as plataformas de mídia social.

Por exemplo, uma empresa de petróleo e gás provavelmente não precisaria estar no Pinterest, mas pode se beneficiar da presença no LinkedIn. É importante avaliar seu campo, público e tom geral da marca para encontrar as plataformas certas para sua empresa.

Na dúvida de qual rede é a ideal? Leia mais sobre redes sociais empresariais e descubra qual é a certa para seu negócio.

Encontre a voz da sua marca

Um ponto importante a ter em mente ao gerenciar seus canais de mídia social é que é importante permanecer consistente. A consistência de sua voz e presença online ajudará você a ganhar confiança e credibilidade com seu público.

Encontre a direção que você quer ir e siga-a. Certifique-se de que você está mantendo um fluxo constante de postagens para suas plataformas que se ajustem à sua voz de marca.

Programe seus posts

É importante encontrar os melhores horários para postar e também o volume de postagem perfeito. Timing é tudo! Cada plataforma envolve os usuários de maneira diferente e eles esperam conteúdo em diferentes volumes e horários.

Verifique se você está postando quando seu público está mais ativo. Pesquise cada plataforma e tente estratégias diferentes para encontrar o melhor conteúdo para o seu público e a quantidade certa para mantê-los engajado, em vez de incomodado.

Mantenha-se  informado sobre os algoritmos

As mídias sociais estão em constante mudança. Da mesma forma que a tecnologia, a mídia social está se adaptando aos seus usuários e essas grandes corporações estão tentando descobrir constantemente como identificar melhor seus públicos, muitas vezes mudando seus algoritmos.

Algoritmos são o conjunto de regras que, por fim, classificam a ordem em que um usuário vê conteúdo em uma plataforma específica. Nós mencionamos isso porque uma coisa é ter um bom conteúdo e anúncios, mas outra coisa é garantir que as pessoas o vejam.

Por isso que é importante ler as atualizações mais recentes sobre as plataformas e ler artigos sobre como os outros abordam o conteúdo. Algumas mudanças algorítmicas notáveis ​​podem ser encontradas aqui: Facebook, Instagram e Google.

Segmente seus anúncios

Os anúncios podem segmentar tanto o mercado existente quanto os mercados para os quais você deseja expandir. A maioria dos criadores de anúncios permite que você seja específico na segmentação ou muito amplo, se essa é a rota que você deseja seguir.

Antes de começar, considere o público que você deseja alcançar. Geralmente, os anúncios perguntam onde você gostaria de colocá-los. Isso é útil para as empresas quando elas desejam expandir seu alcance.

Encontre seu orçamento

Com o investimento em publicidade em mente, quanto a sua empresa está procurando investir em anúncios ou conteúdo patrocinado?

Você precisa encontrar o ponto ideal que não é muito, mas que atinge seu público-alvo de forma eficaz. Também é importante alocar seu dinheiro para suas melhores plataformas.

Por exemplo, para uma empresa de moda, seu gasto com publicidade pode ser melhor utilizado no Instagram do que no Facebook.

Analise seus resultados

Conforme discutido acima, é importante também encontrar as melhores formas de exibir seu conteúdo, incluindo os melhores horários do dia para cada plataforma, os melhores tipos de conteúdo e o público perfeito para anúncios.

Familiarize-se com cada criador de anúncios das plataformas e use suas métricas de marketing digital para encontrar as melhores horas e conteúdos para sua empresa utilizar.

Para ter mídias sociais eficazes é preciso estar sempre melhorando e se adaptando ao público.

Ferramentas para fazer o gerenciamento de redes sociais

Com 2018 quase ficando pra trás, você provavelmente está no modo de definição de metas, certo? Quando se trata de objetivos e metas de marketing, agora é a hora de atacar sua estratégia com força total.

E, para fechar nosso post, reunimos uma lista com indicações de ferramentas gratuitas para fazer uma gestão de redes sociais mais eficiente e rápida em algumas partes.

# 1: Hootsuite

Então, o que o plano gratuito da Hootsuite inclui? O plano Free é decentemente robusto com a capacidade de:

  • Gerenciar 3 perfis sociais em um só lugar;
  • Agendar 30 postagens antecipadamente;
  • Gerar leads com concursos sociais.

O plano gratuito também inclui análises básicas para acompanhar seguidores e várias estatísticas de crescimento e conteúdo e duas integrações de feeds RSS.

# 2: Buffer

O próximo é o Buffer. Semelhante ao Hootsuite, o Buffer ocupa um espaço no mercado de gestão de redes sociais há algum tempo. É uma plataforma respeitável que permite gerenciar vários perfis sociais com facilidade.

Um recurso interessante é a capacidade de programar facilmente o conteúdo enquanto navega na web usando as extensões do Chrome. Buffer também sugere os momentos perfeitos para postar com base na atividade de seguidores – bem legal!

Embora haja uma variedade de opções para organizações e agências maiores, o plano gratuito pode atender às suas necessidades de gerenciamento de mídias sociais.

O plano gratuito do Buffer inclui a capacidade de:

  • gerenciar três perfis sociais;
  • agendar até dez postagens;
  • utilizar o recurso de extensões do navegador e aplicativos para dispositivos móveis (iOS e Android);
  • criar e programar conteúdo usando o criador de imagens e o GIF/video uploader.

# 3: TweetDeck

Se o Twitter é o pão com manteiga de sua estratégia de mídia social, então o TweetDeck é provavelmente a melhor plataforma de gerenciamento social para você!

O TweetDeck permitirá que os pássaros do Twitter usem cronogramas personalizados, criem e gerenciem listas e pesquisas do Twitter e adicionem contas de equipe. Também é gratuito para usuários do Twitter!

Embora o TweetDeck possa não ser a plataforma completa que você está procurando, é a ferramenta perfeita para os profissionais de marketing social que gerenciam várias contas do Twitter, nas quais as conversas ao vivo são essenciais para o sucesso dos negócios.

Aprender como fazer uma gestão de redes sociais eficaz passa por diversos detalhes como você pode ver. Mas não é difícil criar uma estratégia de gerenciamento antes de mergulhar em todas as possibilidades.

Fazer esse trabalho de organização provavelmente economizará seu tempo, aumentará sua presença social e gerará o retorno financeiro que você espera com seu negócio!

Quer aprender mais sobre como divulgar seu negócio online e criar uma estratégia nova e matadora para 2019? Confira nosso guia completo de Redes sociais para negócios.

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