O Whatsapp é um dos aplicativos mais populares para dispositivos móveis, com cerca de 200 milhões de usuários mensais.
Propriedade do Facebook desde 2014, o Whatsapp promove a troca de mensagens instantâneas entre os usuários, em forma de bate-papo.
O crescimento do aplicativo fez com que até as empresas optassem pelo canal da comunicação, com o criação do chamado Whatsapp Business.
De acordo com o próprio site do Whatsapp, o Whatsapp Business é um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas, desenvolvido especialmente para os negócios.
Com ele, é possível criar um catálogo para exibição de produtos e/ou serviços, conectar-se com os clientes, automatizar mensagens e agilizar respostas.
Além disso, o Whatsapp Business é capaz de enviar notificações aos clientes, informando-os sobre algum assunto importante.
O Whatsapp Business está disponível para download na Play Store, para smartphones com Android, iPhone e iPad.
Toda empresa pode usar o Whatsapp Business. Desde um pequeno negócio de marcenaria de móveis planejados, até grandes empreendimentos.
Os profissionais autônomos também podem se beneficiar com a ferramenta, tornando o atendimento mais formal e, com isso, aumentando a credibilidade no mercado.
No Brasil, 87% das empresas que usam o Whatsapp Business acreditam que o aplicativo facilitou a comunicação com os clientes.
Ao lado disso, 81% dos empreendimentos afirmaram que o Whatsapp Business ajudou na expansão dos negócios.
Diante disso, separamos 5 motivos para você começar a usar o Whatsapp Business para a sua empresa.
1. Separar o pessoal do profissional
Imagine a seguinte situação: você está de férias com a família e, no meio da noite, um cliente começa a mandar mensagem a respeito do serviço de automação residencial iluminação da sua empresa.
Apesar de ser uma coisa boa, pois o seu negócio tem procura de mercado, há o lado negativo. Isso porque os momentos de lazer e relaxamento são substituídos por mais horas de trabalho.
Por esse motivo, é quase uma obrigação separar o lado profissional do pessoal nos dias de hoje.
Além de ser uma questão de saúde ocupacional, é uma forma de respeitar o tempo de trabalho.
No Whatsapp Business, você pode cadastrar informações sobre o seu negócio, incluindo os horários de atendimento. O aplicativo também mostra a localização da empresa, site (um ou mais), e-mail de contato e envia mensagens automáticas aos clientes.
A automação de mensagens é outra vantagem do Whatsapp Business. Com ela, os clientes que entram em contato fora do horário comercial não ficam sem resposta ou esclarecimentos.
Isso porque é possível configurar um texto de ausência, uma mensagem de saudação ou uma resposta rápida.
Por exemplo, ao perguntar sobre o conserto de geradores a uma empresa, fora do horário comercial, o Whatsapp Business pode ser configurado para enviar a seguinte resposta:
“Agradecemos sua mensagem. Não estamos disponíveis no momento, mas responderemos assim que possível”.
Dessa maneira, o cliente se sente atendido e fica no aguardo da resposta por parte da empresa.
2. Se aproximar dos clientes
São mais de 3 milhões de empresas que usam o Whatsapp Business. Além da praticidade de comunicação, o aplicativo segue as tendências de mercado e o comportamento dos clientes atuais, que preferem muito mais o contato online do falar que por telefone.
Dessa maneira, é possível aproximar mais a empresa dos usuários, pois o seu negócio estará presente nas plataformas utilizadas pelos clientes.
O Whatsapp Business permite a criação de lista de transmissão de usuários. Ou seja, a empresa pode segmentar os clientes e separá-los em grupos, como “Negócios não Fechados”, “Clientes Antigos”, etc.
Desse modo, as mensagens enviadas podem ser personalizadas, conforme a jornada de compra do consumidor (funil de vendas), o que aproxima ainda mais os clientes da empresa.
Por exemplo, ao tratar de montagem de stands com um cliente que já conhece o serviço da sua empresa, é interessante enviar um conteúdo diferenciado, com curiosidades ou ofertas.
Ao contrário de um usuário que acabou de conhecer o seu negócio, em que é preciso enviar informações básicas sobre o serviço.
As listas do Whatsapp Business também permitem separar os fornecedores, parceiros e funcionários.
Com isso, a empresa organiza melhor a comunicação e o relacionamento, tanto interno quanto externo.
O resultado é a maior efetividade na transmissão de informações, além de um controle maior das conversas.
3. Divulgar produtos/serviços por catálogo
O catálogo de produtos é mais uma funcionalidade exclusiva do Whatsapp Business, lançada em 2019.
Com ele, as empresas podem disponibilizar uma série de produtos aos clientes, com informações básicas e preço. Isso facilita as vendas e ajuda na divulgação dos principais itens comercializados pelo seu negócio.
Na prática, uma empresa que venda tinta esmalte sintético pode colocar o produto diretamente no catálogo do Whatsapp Business.
A função é excelente para os pequenos e novos empreendimentos que não possuem um website próprio, pois o catálogo de produtos é similar a um e-commerce, porém dentro do aplicativo do Whatsapp Business.
Ademais, é possível cadastrar vários produtos, incluindo mercadorias relacionadas. No exemplo citado anteriormente, além do esmalte sintético, a empresa pode divulgar uma tinta epóxi.
O Whatsapp estuda formas de aprimorar o catálogo de produtos do Whatsapp Business, com a opção de pagamento dentro do próprio aplicativo.
Por enquanto, os pagamentos podem ser feitos por botões do PagSeguro ou links no Mercado Livre.
4. Facilitar a divulgação com links na web
O Whatsapp Business possui um recurso chamado “Click to Chat” (clique para conversar, em português), que gera um link clicável para redirecionamento do usuário a uma conversa com determinado número.
Dessa forma, as empresas podem colocar o link dentro de seus websites, e-commerces e lojas virtuais para incentivar o envio de mensagens dos usuários.
Por exemplo, ao oferecer uma chapa de papelão ondulado personalizada, com medidas específicas conforme o projeto do cliente, a empresa pode pedir para o usuário enviar as informações via whatsapp e, assim, fornecer um link de acesso para iniciar a conversa.
Além da praticidade de comunicação, a empresa terá acesso ao contato do cliente, sendo possível investir em estratégias de fidelização.
No meio digital, o relacionamento pós-venda é altamente recomendado, principalmente, para empresas que desejam uma cartela fixa de clientes.
Por essa razão, enviar mensagens via whatsapp perguntando sobre o atendimento, feedback e avaliação dos consumidores é fundamental.
Além disso, a empresa pode gravar o histórico de conversas com os usuários que entram em contato via whatsapp por links na web. Dessa forma, é possível continuar a negociação com o cliente, de forma amigável e próxima.
5. Facilitar a mensuração de dados
O Whatsapp Business oferece relatórios de performance completos, com inúmeras informações e dados para as empresas incrementarem as estratégias de marketing.
O aplicativo permite o monitoramento de estatísticas referentes aos contatos e fluxos de mensagem, além do controle sobre o número de mensagens lidas, entregues e enviadas.
Por exemplo, ao informar um cliente sobre as especificações de uma etiqueta adesiva bopp, percebeu-se que as mensagens não estavam sendo entregues.
Isso pode comprometer o relacionamento com o consumidor, portanto, é essencial ter controle dessas informações para aprimorar a divulgação ou reavaliar o planejamento, verificando se há algum problema.
Vale destacar que o Whatsapp Business é um ótimo aplicativo para publicidade. Em primeiro lugar, ele é gratuito, o que permite converter clientes por um custo extremamente baixo. Entre outras vantagens, destacam-se:
- Facilidade de acesso pelos usuários;
- Verificação diária de mensagens pelos usuários;
- Rapidez no envio de mensagens e conteúdos;
- Envio de conteúdos em diversos formatos (fotos, vídeo, texto).
É importante diversificar os formatos publicitários enviados por Whatsapp, principalmente, para os clientes que já conhecem a empresa. Vá além do texto: envie áudios, vídeos, fotos e utilize uma linguagem acessível.
Ademais, é interessante reconhecer e identificar o perfil de seus clientes, pois cada um dos usuários possui diferenças e individualidades. Saber explorar as singularidades dos clientes é a chave para o sucesso dos negócios.
O Whatsapp Business também pode ser usado como um canal de publicidade direta, de maneira semelhante ao e-mail marketing.
No entanto, caso a empresa opte por essa estratégia, é fundamental reconhecer o perfil do cliente, identificá-lo no funil de vendas e oferecer a possibilidade de descadastramento da lista de transmissão, se o usuário desejar.
Além disso, a performance do Whatsapp Business pode ser melhorada, com resultados ainda mais satisfatórios, quando a empresa integra outros canais de comunicação.
Ou seja, o número de contato via whatsapp pode ser divulgado em outras redes sociais do empreendimento, como a página no Facebook, perfil do Instagram e conta no Twitter.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.