whats app

Provavelmente, você conhece o Whatsapp. Mas, já ouviu falar do Whatsapp Business?

O Whatsapp é um dos aplicativos mais populares para dispositivos móveis, com cerca de 200 milhões de usuários mensais.

Propriedade do Facebook desde 2014, o Whatsapp promove a troca de mensagens instantâneas entre os usuários, em forma de bate-papo.

O crescimento do aplicativo fez com que até as empresas optassem pelo canal da comunicação, com o criação do chamado Whatsapp Business.

De acordo com o próprio site do Whatsapp, o Whatsapp Business é um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas, desenvolvido especialmente para os negócios. 

Com ele, é possível criar um catálogo para exibição de produtos e/ou serviços, conectar-se com os clientes, automatizar mensagens e agilizar respostas. 

Além disso, o Whatsapp Business é capaz de enviar notificações aos clientes, informando-os sobre algum assunto importante.

O Whatsapp Business está disponível para download na Play Store, para smartphones com Android, iPhone e iPad.

Toda empresa pode usar o Whatsapp Business. Desde um pequeno negócio de marcenaria de móveis planejados, até grandes empreendimentos. 

Os profissionais autônomos também podem se beneficiar com a ferramenta, tornando o atendimento mais formal e, com isso, aumentando a credibilidade no mercado.

No Brasil, 87% das empresas que usam o Whatsapp Business acreditam que o aplicativo facilitou a comunicação com os clientes. 

Ao lado disso, 81% dos empreendimentos afirmaram que o Whatsapp Business ajudou na expansão dos negócios.

Diante disso, separamos 5 motivos para você começar a usar o Whatsapp Business para a sua empresa.

1. Separar o pessoal do profissional

Imagine a seguinte situação: você está de férias com a família e, no meio da noite, um cliente começa a mandar mensagem a respeito do serviço de automação residencial iluminação da sua empresa. 

Apesar de ser uma coisa boa, pois o seu negócio tem procura de mercado, há o lado negativo. Isso porque os momentos de lazer e relaxamento são substituídos por mais horas de trabalho.

Por esse motivo, é quase uma obrigação separar o lado profissional do pessoal nos dias de hoje. 

Além de ser uma questão de saúde ocupacional, é uma forma de respeitar o tempo de trabalho.

No Whatsapp Business, você pode cadastrar informações sobre o seu negócio, incluindo os horários de atendimento. O aplicativo também mostra a localização da empresa, site (um ou mais), e-mail de contato e envia mensagens automáticas aos clientes.

A automação de mensagens é outra vantagem do Whatsapp Business. Com ela, os clientes que entram em contato fora do horário comercial não ficam sem resposta ou esclarecimentos.

Isso porque é possível configurar um texto de ausência, uma mensagem de saudação ou uma resposta rápida.

Por exemplo, ao perguntar sobre o conserto de geradores a uma empresa, fora do horário comercial, o Whatsapp Business pode ser configurado para enviar a seguinte resposta:

“Agradecemos sua mensagem. Não estamos disponíveis no momento, mas responderemos assim que possível”.

Dessa maneira, o cliente se sente atendido e fica no aguardo da resposta por parte da empresa.

2. Se aproximar dos clientes

São mais de 3 milhões de empresas que usam o Whatsapp Business. Além da praticidade de comunicação, o aplicativo segue as tendências de mercado e o comportamento dos clientes atuais, que preferem muito mais o contato online do falar que por telefone.

Dessa maneira, é possível aproximar mais a empresa dos usuários, pois o seu negócio estará presente nas plataformas utilizadas pelos clientes.

O Whatsapp Business permite a criação de lista de transmissão de usuários. Ou seja, a empresa pode segmentar os clientes e separá-los em grupos, como “Negócios não Fechados”, “Clientes Antigos”, etc. 

Desse modo, as mensagens enviadas podem ser personalizadas, conforme a jornada de compra do consumidor (funil de vendas), o que aproxima ainda mais os clientes da empresa.

Por exemplo, ao tratar de montagem de stands com um cliente que já conhece o serviço da sua empresa, é interessante enviar um conteúdo diferenciado, com curiosidades ou ofertas. 

Ao contrário de um usuário que acabou de conhecer o seu negócio, em que é preciso enviar informações básicas sobre o serviço.

As listas do Whatsapp Business também permitem separar os fornecedores, parceiros e funcionários. 

Com isso, a empresa organiza melhor a comunicação e o relacionamento, tanto interno quanto externo. 

O resultado é a maior efetividade na transmissão de informações, além de um controle maior das conversas.

3. Divulgar produtos/serviços por catálogo

O catálogo de produtos é mais uma funcionalidade exclusiva do Whatsapp Business, lançada em 2019. 

Com ele, as empresas podem disponibilizar uma série de produtos aos clientes, com informações básicas e preço. Isso facilita as vendas e ajuda na divulgação dos principais itens comercializados pelo seu negócio.

Na prática, uma empresa que venda tinta esmalte sintético pode colocar o produto diretamente no catálogo do Whatsapp Business. 

A função é excelente para os pequenos e novos empreendimentos que não possuem um website próprio, pois o catálogo de produtos é similar a um e-commerce, porém dentro do aplicativo do Whatsapp Business.

Ademais, é possível cadastrar vários produtos, incluindo mercadorias relacionadas. No exemplo citado anteriormente, além do esmalte sintético, a empresa pode divulgar uma tinta epóxi.

O Whatsapp estuda formas de aprimorar o catálogo de produtos do Whatsapp Business, com a opção de pagamento dentro do próprio aplicativo. 

Por enquanto, os pagamentos podem ser feitos por botões do PagSeguro ou links no Mercado Livre.

4. Facilitar a divulgação com links na web

O Whatsapp Business possui um recurso chamado “Click to Chat” (clique para conversar, em português), que gera um link clicável para redirecionamento do usuário a uma conversa com determinado número. 

Dessa forma, as empresas podem colocar o link dentro de seus websites, e-commerces e lojas virtuais para incentivar o envio de mensagens dos usuários.

Por exemplo, ao oferecer uma chapa de papelão ondulado personalizada, com medidas específicas conforme o projeto do cliente, a empresa pode pedir para o usuário enviar as informações via whatsapp e, assim, fornecer um link de acesso para iniciar a conversa. 

Além da praticidade de comunicação, a empresa terá acesso ao contato do cliente, sendo possível investir em estratégias de fidelização.

No meio digital, o relacionamento pós-venda é altamente recomendado, principalmente, para empresas que desejam uma cartela fixa de clientes. 

Por essa razão, enviar mensagens via whatsapp perguntando sobre o atendimento, feedback e avaliação dos consumidores é fundamental.

Além disso, a empresa pode gravar o histórico de conversas com os usuários que entram em contato via whatsapp por links na web. Dessa forma, é possível continuar a negociação com o cliente, de forma amigável e próxima.

5. Facilitar a mensuração de dados

O Whatsapp Business oferece relatórios de performance completos, com inúmeras informações e dados para as empresas incrementarem as estratégias de marketing. 

O aplicativo permite o monitoramento de estatísticas referentes aos contatos e fluxos de mensagem, além do controle sobre o número de mensagens lidas, entregues e enviadas.

Por exemplo, ao informar um cliente sobre as especificações de uma etiqueta adesiva bopp, percebeu-se que as mensagens não estavam sendo entregues. 

Isso pode comprometer o relacionamento com o consumidor, portanto, é essencial ter controle dessas informações para aprimorar a divulgação ou reavaliar o planejamento, verificando se há algum problema.

Vale destacar que o Whatsapp Business é um ótimo aplicativo para publicidade. Em primeiro lugar, ele é gratuito, o que permite converter clientes por um custo extremamente baixo. Entre outras vantagens, destacam-se:

  • Facilidade de acesso pelos usuários;
  • Verificação diária de mensagens pelos usuários;
  • Rapidez no envio de mensagens e conteúdos;
  • Envio de conteúdos em diversos formatos (fotos, vídeo, texto).

É importante diversificar os formatos publicitários enviados por Whatsapp, principalmente, para os clientes que já conhecem a empresa. Vá além do texto: envie áudios, vídeos, fotos e utilize uma linguagem acessível.

Ademais, é interessante reconhecer e identificar o perfil de seus clientes, pois cada um dos usuários possui diferenças e individualidades. Saber explorar as singularidades dos clientes é a chave para o sucesso dos negócios.

O Whatsapp Business também pode ser usado como um canal de publicidade direta, de maneira semelhante ao e-mail marketing. 

No entanto, caso a empresa opte por essa estratégia, é fundamental reconhecer o perfil do cliente, identificá-lo no funil de vendas e oferecer a possibilidade de descadastramento da lista de transmissão, se o usuário desejar.

Além disso, a performance do Whatsapp Business pode ser melhorada, com resultados ainda mais satisfatórios, quando a empresa integra outros canais de comunicação.

Ou seja, o número de contato via whatsapp pode ser divulgado em outras redes sociais do empreendimento, como a página no Facebook, perfil do Instagram e conta no Twitter.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *