Um rede social com 102 milhões de brasileiros com contas ativas, sim, estamos falando do Facebook. O Brasil ocupa incrivelmente o 3º lugar mundial em número usuários da rede social, só perde para os EUA (1°) e Índia (2º). Com tantas pessoas navegando, empresas divulgando seus produtos, o desafio é saber onde, em qual momento e como anunciar no Facebook Ads para se destacar.
Mas por onde começar a anunciar no Face (para os íntimos)?
O primeiro passo para criar uma boa campanha de anúncios é entender bem seu público: qual sua idade? De qual região? Com o que eles interagem, vídeo ou fotos? Todos essas características e muito mais, são essenciais para segmentar suas campanhas e anunciar para quem realmente pode comprar seu produto ou contratar seu serviço.
Em segundo, e é o que vamos tratar aqui nesse post, é necessário entender as configurações básicas e como elas podem ser úteis para promover o seu negócio, serviço ou produto.
Estruturas de anúncios no Facebook Ads
O Facebook oferece uma variedade de tipos de anúncios, mas a estrutura de organização das campanhas são as mesmas e é por elas que vamos começar:
Campanhas: elas agrupam os grupos de anúncios (e os anúncios). Nela, você escolherá o objetivo da sua divulgação, se por exemplo será enviar mais pessoas para seu site, obter mais confirmações em seu evento ou aumentar o número de instalações do seu app.
Grupos de Anúncios: eles englobam os anúncios. Nele você irá direcionar o público, região, tempo de duração dos seus anúncios no ar e orçamento.
Anúncios: são os famosos “criativos”, nada mais que as artes ou vídeos que serão usados na divulgação para chamar atenção do seu usuário. Mais para frente, veremos eles mais a fundo. Aqui, você poderá optar por dar lances diferentes para cada tipo também.
Como anunciar no Facebook Ads em 3 passos
O Facebook possui duas ferramentas para criação de anúncios, o Facebook Ads Manager, que possui funcionalidades mais básicas e atende maior parte dos anunciantes e o Power Editor, que é uma ferramenta desenhada para agências, com mais funcionalidades e não tão friendly como sua versão mais básica. O Power Editor facilita ações em massa como editar vários anúncios ao mesmo tempo, duplicar campanhas e grupos de anúncios de uma só vez, aumentar ou diminuir o valor de um leilão (de Custo por Clique, Custo por Impressão e etc), e dezenas de outras ações. Nesse artigo, vamos nos concentrar no Facebook Ads Manager.
1) Criar uma página
Tanto para anunciar no Facebook como para criar anúncios no Instagram é importante que você crie uma página para seu negócio antes nesta rede social. Então, se ainda não tem, comece criando a conta da sua empresa no Facebook.
2) Iniciar uma campanha e escolher o objetivo
Com a sua página ativa no Facebook, ao acessar a página inicial você irá encontrar uma opção no menu lateral esquerdo “Promover”. Clique nele e escolha o seu objetivo, que pode ser um entre os abaixo, vai depender do tipo de negócio ou serviço que você cadastrou:
- Configurar uma promoção contínua
- Promover seu negócio local (restaurante, loja de flores, salão de beleza…)
- Promova sua Página (alcance novas pessoas e ganhe novas curtidas)
- Receber mais mensagens (fazer uma ação com um botão para as pessoas mandarem mensagens)
- Obter mais visitantes para o site (o link do seu anúncio levará para seu website)
- Aumentar as conversões no site (é possível configurar um “pixel de conversão” para mostrar o total de conversões no seu site que cada uma das suas campanhas gerou).
- Conseguir instalações do seu aplicativo
- Aumentar engajamento do seu aplicativo
- Aumentar número de participantes em seu evento
- Aumentar visibilidade de vídeos (se você tem um vídeo institucional de boa qualidade, curto – máximo de 60 segundos, e que tem potencial para gerar um bom engajamento).
O objetivo da sua campanha vai direcionar todo o set up dos próximos passos dos seus anúncios. Se você optar por levar mais pessoas para seu site por exemplo, ele vai pedir que selecione as características do público que deseja atingir, assim como a definição de orçamento e tempo de duração da campanha.
3) Tipos de anúncios e local de exibição
Selecionado o objetivo da campanha, é importante se atentar a alguns aspectos dos tipos de anúncios e onde ele será exibido dentro do Facebook. Existem basicamente 4 tipos de anúncios diferentes: anúncios de vídeo, anúncios de imagem única, anúncio carrossel e anúncio de vídeo feito por imagens (como se fossem slides que passam automaticamente).
Os formatos e dimensões dos anúncios do Facebook são diferentes para cada tipo, fique de olho nas recomendações para não perder alcance com imagens pouco otimizadas.
Cada um desses tipos também possui um engajamento diferente, sendo o vídeo um dos que possui melhor engajamento e resposta dos usuários. O próprio Facebook afirma em uma pesquisa realizada que os vídeos estão sendo assistidos 360% mais vezes do que antes. Os vídeos devem ser criativos e gerar uma empatia com o espectador logo nos 5 primeiros segundos, além de ficar atento ao tempo de duração, que vai depender de quão interessante é o seu conteúdo.
Dê uma olhadinha no feed do seu Facebook e tire suas próprias conclusões: os vídeos estão tomando conta ou não? (Depois conta aqui pra gente.).
Outra aspecto importante quando se configura uma campanha é escolher corretamente os locais de exibição, que são três:
- o feed de notícias desktop
- o feed de notícias mobile
- a coluna lateral direita
Cada um possui sua função, o feed de notícias desktop e mobile são melhores para cliques e conversões, já a coluna lateral funciona melhor quando você precisa ter um maior número de impressões do seu anúncio, ou seja, que a pessoa seja impactada mais vezes pelo seu anúncio (sem o objetivo do clique). Geralmente esse tipo de anúncio é usado para grandes marcas, como Coca-Cola ou Apple, quando precisam reforçar alguma ação que já está sendo divulgada em canais de massa.
Lembre-se sempre de analisar se a imagem escolhida para o anúncio vai ficar “legível” no formato selecionado. Uma imagem para o feed mobile pode não funcionar tão bem para um anúncio na coluna lateral.
Como anunciar no Facebook Ads da vida real?
Agora que você já sabe os conceitos básicos de como anunciar no Facebook Ads, vamos entender esses termos em um exemplo real? Supondo que você é o Gerente de Marketing de um e-commerce de camisetas criativas, com a estreia de um novo filme do Star Wars, vocês vão aproveitar o buzz da internet e fazer uma campanha no Facebook divulgando a nova camiseta.
Primeiro, você irá criar uma Campanha com o tema da propaganda, no caso a nova camiseta. Dentro dessa Campanha você optou por criar dois Grupos de Anúncios: um será direcionado ao público masculino, de 25 a 40 anos e da região sudeste do Brasil, que é onde tem o maior poder aquisitivo e onde vocês geram mais vendas. O outro grupo de anúncios será direcionado ao público feminino de 20 a 40 anos também da região sudeste do Brasil.
Além de poder direcionar a linguagem de cada anúncio para cada público (ex: “Estilosa e na moda com a camiseta Star Wars” ou “Estiloso para assistir…”), você, como bom gerente de marketing, vai também inserir uma URL rastreada diferente para cada grupo, assim podendo mensurar melhor o resultado dos anúncios em tempo real.
Partindo para o terceiro nível de aprofundamento das campanhas, temos os Anúncios em si. Nos anúncios do grupo masculino você optou por criar dois tipos para testar: um anúncio de imagem fixa e um carrossel com várias imagens. Assim você vai poder analisar e investir mais nos anúncios que estão dando um resultado melhor.
Saber como anunciar no Facebook Ads também é usar da criatividade! Faça alguns testes do que performa melhor: colocar foto de um modelo usando a camisa ou ela exposta em um cabide? Modelos em foto de estúdio ou contextualizado em um ambiente? Do mesmo modo, todos essas tentativas podem ser testadas no grupo de anúncios feminino.
E aí, o que achou de criar sua primeira campanha no Facebook? Se ainda tem dúvidas de como anunciar no Facebook Ads, não hesite em contactar nosso time de especialistas da Links Experts. Somos profissionais em anunciar no Facebook Ads, no Google Adwords e nas outras redes sociais como Instagram, Twitter ou LinkedIn. Com a nossa experiência, sabemos exatamente como obter resultados fenomenais para seu negócio: não perca tempo e dinheiro testando. Aguardamos seu contato para bater um papo.