75% dos usuários que usam a internet estão no Facebook. Desses, mais de 102 milhões são Brasileiros, o que equivale a metade da população do país. Criar uma conta no Facebook para empresas nesse cenário parece uma ideia óbvia, não é mesmo?
Por isso, separamos um passo a passo simples com tudo que você precisa saber para colocar sua empresa online hoje.
Como criar conta no facebook para empresas em 6 passos
O primeiro ponto na hora de criar uma página é escolher seu posicionamento. Essas são as seis divisões principais do Facebook:
- Negócio local ou lugar: Indicada para negócios com abrangência delimitada a uma cidade. Como praças, restaurantes locais, farmácias e floriculturas, por exemplo. Se você tem um negócio local, mas que atende outras regiões além da sua cidade, pode ser melhor classificá-la no próximo tópico.
- Empresa, organização ou instituição: Esse é o espaço para cadastrar sua empresa, caso seu negócio tenha abrangência nacional. Indicado para PMEs, ONGs e partidos políticos.
- Marca ou produto: Aqui você cadastra um produto específico, ou uma marca. Por exemplo, eu posso cadastro a minha floricultura como negócio local, mas temos um tipo específico de buquê de noivas que vendemos para vários lugares e já é referência. Então eu posso criar uma página específica para esse produto e fazer postagens direcionadas para esse público alvo.
- Artista, banda ou figura pública: São páginas destinadas a pessoas. Influenciadores Digitais e Bandas Locais, por exemplo, entram nessa sessão.
- Entretenimento: Músicas, Eventos e Livros são exemplos de Páginas que entram em entretenimento. São voltados para assuntos culturais.
- Causa ou Comunidade: Aqui é para criar páginas focadas na mobilização social. A ONG não entraria nesse ponto, por ser caracterizada como empresa. Mas, se você está criando um evento semanal de adoção de animais, essa já seria a segmentação.
Assim que você marcar a sua, precisa preencher as informações de categoria, localização e telefone. Escolhendo um negócio local, você tem que escolher entre cinema, advocacia, restaurante, entre outros. Se escolheu uma marca, terá que classificar entre jogos, aparelhos, saúde, e etc.
Nesse caso nós criamos uma marca de Serviços Manuais para Jardim. E, assim que clicamos em “começar” a conta é criada. Agora, você sabe como criar uma conta no Facebook para empresas.
Agora que sua conta empresarial no Facebook está criada, personalize sua página.
- Crie um nome de usuário simples e que identifique sua marca. Ele vai entrar na sua URL: www.facebook.com/suamarca e você vai utilizá-la em cartões e outros materiais de divulgação. Assim, quanto mais simples e mais fácil de memorizar, melhor.
- Na parte de “Sobre” coloque em duas ou três linhas as informações essenciais sobre sua empresa.
- No canto superior direito, adicione o botão que levará direto para o seu site.
- Coloque uma imagem de capa e uma no profile.
Uma dúvida comum na hora de entender como criar conta no Facebook para empresas é sobre o tamanho e quais imagens você deve utilizar. Para a capa, o mínimo 399 pixels X 150 pixels, com tamanho ideal de 852 pixels de largura, 315 pixels de altura e menos de 100 KB. Para o perfil, a imagem deve ter ao menos 180×180 pixels. Será sempre ajustada ao tamanho quadrado.
Se você tiver imagens com qualidade muito alta, pode utilizar o TinyPNG para compactá-las. O TinyPGN é um site bem simples, você não precisa fazer download de programa, e ele vai diminuir o peso da sua imagem, sem comprometer a qualidade.
Procure usar imagens que representem a sua empresa. Coloque seu logo em todos os materiais. Na imagem de capa você tem um espaço maior, então pode aproveitar para fazer propagandas ou transmitir qualquer informação para o seu cliente. Algumas empresas usam a combinação da imagem do perfil e da imagem de capa para fazer umas artes bem criativas.
Uma dica para criar uma capa para facebook profissional é usar os serviços de um site de concorrência criativa, como o WeDoLogos. Você preenche um briefing, escolhe o valor que vai pagar e recebe diversas opções de arte de designers de todo o Brasil.
Último passo sobre como criar conta no Facebook para empresas
Você já escolheu seu nome de usuário, adaptou seus dados, agora é hora de divulgar a nova conta no Facebook da sua empresa.
Em “adicionar amigos” você pode divulgar sua página para todas as pessoas que são seus amigos no perfil pessoal. É um ótimo ponto de partida para começar a criar sua audiência. Outra oportunidade é criar campanhas de e-mail marketing, ou em outras redes sociais, divulgando a criação da nova conta no Facebook para empresa.
Se você já tem uma conta
Se você já criou uma conta no Facebook para sua empresa, mas criou como perfil, não tem problema. O facebook disponibiliza um passo a passo para trocar a configuração e transformá-la em uma página. Passo a passo para alterar conta pessoal para página. O mais legal é que todos os seus amigos continuarão automaticamente seguindo sua página, assim você não perde a audiência.
Pronto! Agora que você criou uma conta no Facebook para sua empresa, é hora de criar conteúdos interessantes e tornar sua marca relevante no mundo digital.
Dicas básicas para programação de conteúdo:
- Monte um calendário editorial;
- Mensure todos os seus resultados; avalie o número de seguidores, de curtidas, compartilhamentos e comentários de cada post. Assim você consegue entender em qual conteúdo seu público está realmente interessado.
- Interaja com seus seguidores; todos os comentários devem ser respondidos, os bons e os ruins. Assim você transmite credibilidade
- Observe os melhores horários para cada publicação. Nesse post você consegue avaliar melhor o horário para postagens
- Crie posts incentivando a interação; faça perguntas, promoções, peça dicas. Monte um perfil que seja útil para o seu usuário.
Quando sua conta estiver estruturada, você pode aumentar o alcance das publicações criando anúncios pagos no Facebook Ads.
Dentro da plataforma você consegue selecionar a idade, gênero, páginas de interesse e várias segmentações baseadas nas informações dos usuários. Se você está começando um negócio de cervejas artesanais, pode anunciar para pessoas que confirmaram presença em eventos cervejeiros. No dia das mães, pode fazer uma campanha selecionando só mulheres que curtiram páginas sobre recém nascidos. Assim você direciona as postagens, fazendo que apareçam para outras pessoas além dos seus seguidores.
É possível também conectar o seu site ao Facebook da sua empresa através de um pixel. Assim, quando uma pessoa visitar seu site e não fizer nenhum contato, você pode configurar uma campanha para que ela seja impactada por anúncios no Facebook.
Ficou interessado? Nós temos um time completo especializado em campanhas desse tipo. Entendemos dos algoritmos do Facebook e podemos te colocar direto em contato com seu cliente. Assim, você pode poupar o tempo e o dinheiro que gastaria fazendo testes, e investir em campanhas mais profissionais. Somos especialistas e podemos ajudar sua página a vender muito mais.
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São mais de um bilhão de pessoas conectadas todos os dias. Agora que você aprendeu como criar uma conta no Facebook para empresa, programe seus posts, direcione seus anúncios e apresente sua empresa para as pessoas certas.