Todos os dias pessoas abrem seus smartphones para checar o que anda acontecendo por aí, e 32% de todos os usuários da internet estão utilizando o instagram. Esse pode ser o momento ideal para apresentá-los a sua empresa. Se você usa essa rede social, já deve ter pensado ao ver aquele monte de likes “como divulgar minha empresa no Instagram”?
Essa necessidade fica ainda mais latente, quando vemos estatísticas que mostram que 51% dos usuários do Instagram acessam a rede diariamente, e 35% abre a plataforma várias vezes ao dia. As redes sociais já possuem sua própria audiência e, com uma boa estratégia de conteúdo, você pode também aproveitar esse público para divulgar sua empresa.
Passo a passo sobre como divulgar minha empresa no Instagram
Existem duas maneiras de alcançar usuários na rede social do momento. Uma através do alcance orgânico, e outra criando campanhas pagas.
Nesse texto separamos os 8 segredos que você precisa saber sobre como começar a divulgar sua empresa no Instagram.
1 – Qual a ideia quero transmitir antes de divulgar minha empresa no Instagram?
É muito importante traçar sua estratégia, postar fotos aleatórias não vai trazer nenhum resultado. Crie uma identidade visual para suas publicações, para o instagram ter a cara da sua empresa.
Escolha uma foto de perfil que represente sua empresa. O tamanho padrão da foto de perfil é de 152×152 pixels. Então prefira fotos mais claras, sem informações, já que ela aparece pequena para o usuário.
Coloque na descrição as informações importantes, tudo que eu preciso para divulgar minha empresa no Instagram deve aparecer ali, como site, telefone e endereço de email.
Conteúdos curtos são mais eficazes no Instagram. 80% do tempo que as pessoas gastam utilizando as redes sociais são através do telefone celular. Por isso precisamos criar conteúdos sucintos, focando na informação principal que você quer passar na hora de divulgar sua empresa no Instagram e garantir assim que o conteúdo vai ser lido até o final.
Monte um calendário editorial, pensando em épocas comemorativas, promoções e em outra datas importantes para sua empresa. Se existe um lançamento de produto programado para o dia primeiro de cada mês, por exemplo, é ideal já deixar as fotos e as legendas preparadas, para postar um conteúdo de qualidade.
Pense na regularidade do seu calendário. O Instagram é acessado diariamente pelos seus usuários, por isso é preciso criar conteúdos para estar sempre no feed de notícias. O ideal é que você faça pelo menos um post por dia.
Tome cuidado para que as fotos postadas estejam realmente transmitindo a mensagem da sua empresa. Se vocês tem uma postura mais séria, um conteúdo mais descolado, mesmo que soe interessante, pode não estar alinhado com o discurso da empresa.
2 – Entenda o objetivo de cada postagem e monitore os resultados
Você precisa entender o comportamento do consumidor e usar os resultados a seu favor, por isso todas as interações devem ser monitoradas.
A interação mais básica do Instagram é o botão “curtir”. Assim, as suas fotos com maior número de curtidas, são sinal de uma grande aprovação do seus seguidores.
Além de curtir, as pessoas comentam em posts que elas gostam. Faça perguntas aos seus seguidores, crie interações, assim eles vão sentir que você não está só interessado em passar uma informação, mas em conversar com eles.
Outro ponto é a indicação, e esse é o seu maior critério de sucesso em termos de engajamento. Além de atrair a atenção do seu seguidor, as pessoas marcam amigos em publicações que elas consideram interessantes. Esse também é um critério para um post de sucesso, você não só impactou seu público, como alcançou outros seguidores.
É ideal você entender o intuito de cada post quando for fazer essa análise. Nem todos os posts precisam de comentários ou compartilhamento, é necessário entender qual foi o objetivo quando você fez aquele post.
Se você perguntou para as pessoas onde vão passar as próximas férias, o seu critério de sucesso tem que ser quantas respostas vai receber. Se só divulgou um produto novo, o número de likes já pode ser um critério.
Sempre faça essa análise baseado na porcentagem. A medida que você for aumentando o número de seguidores as curtidas também devem subir. Se você contar só o número de curtidas pode perder o controle e não perceber que está conseguindo uma base de seguidores desengajados.
Esse é um exemplo de post de venda, onde o produto foi apresentado direto e com informação sobre o material. Repare que os comentários falam sobre preço e onde comprar.
Nesse segundo caso temos um post de engajamento, onde o foco não está no produto, mas na interação com o cliente:
3 – Quais hashtags podem me ajudar a divulgar minha empresa no Instagram?
As hashtags são palavras-chaves que agrupam as fotos por conteúdo dentro do Instagram. São uma ótima maneira de aumentar seu alcance, porque fazem parte do mecanismo de busca da rede. Isso faz com que seu conteúdo não fique limitado somente a seus seguidores.
Atualmente as três hashtags mais utilizadas do Instagram são #love, #instagood e #tbt. Mas, mesmo que usando uma dessas você possa aparecer para um número maior de usuários, não será eficaz se não for esse o contexto da sua publicação. O ideal é procurar hashtags que te ajudem a divulgar a sua empresa no Instagram e estejam dentro do contexto da sua publicação. Nesse site você pode acompanhar quais são as hashtags mais usadas no momento.
Outra estratégia interessante é criar uma hasgtag para o seu negócio. Isso cria uma identificação dos seus usuários com a marca. O Itaú criou a hashtag #issomudaomundo, baseada nas suas campanhas de divulgação e na identidade dele. Foi uma campanha de sucesso e hoje ela é tão utilizada, que a empresa está tentando registrá-la, para garantir os direitos autorais.
No post a seguir temos os dois exemplos, a hashtag criada pela marca, para criar uma identificação com o público “Vivara55anos” e uma hashtag padrão, com um alto número de buscas, para posicionar o post “Joias”
4 – Observe o melhor horário para postar
Pesquisas indicam que o instagram, por ter a maioria de acessos vindos de telefones celulares, não possui um horário exato de pico. O único período onde o resultado é realmente ruim fica entre 15h e 16h.
Porém, o Instagram possui um algoritmo que seleciona a ordem das fotos no feed de notícias, baseado no número de curtidas, na interação de usuários com o post, e na interação do usuários com a marca, baseado na probabilidade dele se interessar pelo seu conteúdo. Assim, se você programar seu post entre as seis da manhã e o meio-dia, existe uma chance maior de aparecer no feed. Já que esse é o horário onde acontece o menor número de postagens, e você concorre com um número menor de perfis.
5 – Cuidado com aplicativos para conseguir seguidores
Você não vai conseguir uma audiência alta da noite para o dia. O processo de divulgação da sua empresa exige dedicação, assim você vai conseguir seguidores fiéis e uma interação real com a sua marca.
Atualmente existem vários aplicativos para conseguir seguidores. O principal problema desses aplicativos é que eles não fazem um critério de seleção para interagir com outros usuários do Instagram. Assim você vai estar atraindo um público desinteressado na sua marca, e o número de seguidores se tornará mais uma métrica de vaidade.
Acontece que com uma base muito grande de pessoas pouco interessadas, você não consegue um engajamento legal. Percebendo isso, o Burger King da Noruega fez uma ação de limpeza no Facebook base bem inusitada. Ele distribuiu vales do Bic Mac, o hambúrguer do seu maior concorrente, com a promessa de que as pessoas que aceitassem os vales seriam banidos da fã page. Acontece que 30 mil pessoas aceitaram, e eles passaram a ter 8 mil seguidores. Olhando só os números parece um prejuízo, mas na verdade eles selecionaram 8 mil seguidores fiéis, e isso aumentou em cinco vezes o alcance das suas publicações.
Para aumentar seu alcance de maneira mais rápida, é sempre melhor buscar uma agência especializada para te indicar a melhor estratégia.
6 – Tire fotos com qualidade
Pode parecer uma dica óbvia, mas esse é um ponto crucial na hora de saber como divulgar sua empresa no Instagram. O instagram é uma rede social completamente visual, então a qualidade das fotos tem total influência em como sua mensagem chegará no seu cliente.
As imagens são exibidas com 600 pixels de largura, mas o tamanho ideal para garantir a qualidade de postagem é de 1080 pixels.
Para os anúncios pagos, o Instagram Ads permite que o texto ocupe 20% da imagem. Leve isso em consideração na hora de produzir suas peças.
Você não precisa tirar fotos e criar conteúdos todos os dias. Invista em fotos de alta qualidade, faça uma sessão de fotos e selecione o material para o calendário editorial do mês.
7 – Crie anúncios pagos
Além de todo o alcance orgânico que você vai conseguir seguindo as dicas anteriores, outra maneira de divulgar sua empresa no Instagram é criar anúncios pagos dentro da plataforma.
Desde 2015, quando essa função chegou ao instagram, várias empresas já aderiram ao anúncios pagos, perdendo apenas para o Facebook.
Por ele, você consegue segmentar o público da sua campanha e colocar botões de chamadas diretos para a compra. O Instagram usa os mesmos dados do Facebook para segmentação de público, então você consegue ter os mesmos critérios que utiliza anunciando no Facebook, como:
- gênero
- idade
- idioma
- cidade
- interesses
- critério de proximidade
Se eu tenho um restaurante italiano, posso selecionar todas as pessoas que curtem páginas de comida Italiana para receber o anúncio, por exemplo. No dia da mulher consigo fazer uma promoção só para o meu público feminino. Agora, se não tiver muitas informações ou meu público alvo definido ainda, também consigo criar campanhas para pessoas que estão próximas do meu ponto de venda para divulgar minha empresa no Instagram.
Pelos anúncios pagos você tem um alcance maior e consegue vender também para pessoas que ainda não estão seguindo sua conta.
Mas, para criar anúncios, o primeiro ponto é sua empresa criar uma conta Facebook. Não criou sua conta ainda? Clique aqui e entenda como criar uma conta no Facebook para sua empresa.
Nós somos especialista em segmentações e anúncios pela internet. Se não quiser perder dinheiro fazendo testes com anúncio, converse com a gente. Nós podemos te ajudar, entre em contato com a gente para criarmos uma estratégia vencedora de anúncios pagos no AdWords, Facebook e outras mídias!
As redes sociais tem um potencial gigante, porque já possuem sua própria audiência. Crie uma estratégia de conteúdo interessante e aproveite os mais de 700 milhões de usuários online para divulgar sua empresa no instagram.