Saber como colocar um site na primeira página do Google é um dos conhecimentos mais estudados nos últimos anos, tanto por profissionais de marketing como por donos de empresas.
Basicamente, existem duas formas de colocar o seu site na primeira página do Google:
- Conteúdos Otimizados (SEO)
- Anúncios no Google AdWords
Nesse post, vamos explicar como funciona cada uma dessas estratégias, suas vantagens e desvantagens, além de te explicar como você pode aplicá-la em seu planejamento de marketing.
Como colocar seu site na primeira página do Google com Conteúdos Otimizados (SEO)
O Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas e estratégias aplicadas a seu conteúdo ou site, que sendo bem feitas, vão fazer com que ele ocupe as primeiras posições do Google, consequentemente, trazendo um maior número de acessos orgânicos. E o mais importante: gratuitamente.
Um projeto de SEO anda ao lado das estratégias de Inbound Marketing, já que ele consiste em estudar o que seu potencial cliente está buscando na internet para gerar conteúdos úteis e entregar no momento certo. Um conteúdo otimizado para SEO pode tanto ser para um cliente que está no Topo do Funil, quanto pode auxiliar as etapas de Fundo de Funil com informações relevantes que vão influenciar no momento de compra.
O conceito básico que guia esse método são as palavras chaves (keywords, em inglês). Elas são os termos que os usuários buscam na internet. Todo o planejamento, a própria escrita do conteúdo e os links internos e externos são construídos baseados nas palavras chaves.
O trabalho de otimização dos motores de buscas tem resultado a longo prazo e com acompanhamento constante. Caso o tempo esteja curto, vale a pena consultar uma agência de SEO para alcançar mais rápido suas metas de tráfego.
Vantagens
- Crescimento perene e estável: mantendo um ritmo de produção, você continuará crescendo seu tráfego orgânico.
- Baixo investimento e retorno constante a longo prazo: feito o investimento de tempo da sua área ou na contratação de profissionais, seu conteúdo continuará trazendo tráfego, mesmo que não se crie novos.
- Posicionamento como Autoridade na Web: criando conteúdos relevantes, seu negócio será visto como referência e autoridade no assunto.
Desvantagens
- Estratégia de médio a longo prazo (mais de 6 meses): os resultados começam a aparecer de forma mais expressiva a partir dos 3 primeiros meses. É necessário ganhar a ‘confiança’ do Google com conteúdos relevantes.
- Necessário ter produção de conteúdo constante: para manter o crescimento, é necessário que esteja sempre criando novos posts.
Ainda está na dúvida de como colocar seu site na primeira página do Google? Veja essa outra opção:
Como colocar seu site na primeira página do Google com anúncios de AdWords
O Google AdWords é a ferramenta do Google para anúncios online. É uma das mídias pagas mais conhecidas, sendo uma das formas mais rápidas de colocar um site na primeira página do Google.
Diferente do SEO, que é uma estratégia com resultados a longo prazo e gratuita, os anúncios no AdWords podem ser feitos por qualquer empresa ou negócio em poucas horas.
Os anúncios do AdWords também são chamados de Links Patrocinados. Eles são os primeiros resultados quando se faz uma busca no Google, é possível identificá-los pela Tag “Anúncio” ao lado do link do site. Veja na imagem abaixo:
O interessante dessa mídia é que você só paga quando um usuário clica em seu anúncio. Além de que não tem mínimo para investir, possibilitando diferentes testes antes de se fazer uma grande campanha. A média de preço pelo clique em um anúncio comum é de R$0,30 a R$0,60, mas tudo vai depender de quão segmentado é seu público e quão concorrido é a busca para qual você quer que sua divulgação apareça.
Ficou interessado? Saiba tudo sobre AdWords nesse post!
Vantagens
- Rápido retorno: em poucas horas seu anúncio no ar e trazendo tráfego para seu site
- Sem mínimo de investimento: pode iniciar uma campanha com investimento de R$50, por exemplo.
- Anúncios direcionados para um público qualificado: segmente para as palavras chaves mais interessantes para seu negócio.
Desvantagens
- Estratégia a curto prazo: só trará retorno no momento da promoção
- Necessita de investimento para funcionar: só é possível fazer esses anúncios pagando
Como aplicar essas estratégias no seu negócio?
Essas duas estratégias devem sempre ser complementares!
Logo no início, vale investir um pouco mais em Anúncios do Google para trazer tráfego qualificado rápido e compensar o trabalho de SEO que estará ainda estará lento e ganhando tração. Assim você consegue gerar vendas e manter o investimento.
Conforme seus conteúdos otimizados começarem a trazer tráfego orgânico gratuito, você pode ir diminuindo gradativamente o investimento em AdWords, mantendo sempre uma média para ter crescimento constante com as duas estratégias funcionando juntas.
E aí, ficou alguma dúvida sobre como colocar seu site na primeira página do Google? Se sim, deixa aqui nos comentários abaixo, que vamos responder para você!
Se precisa de ajuda para iniciar suas campanhas, entre em contato com o time de especialistas em Google AdWords da Links Experts. Vamos bater um papo sem compromisso para criar uma estratégia personalizada para seu negócio!
Ótima matéria me tirou várias dúvidas obrigado