Como anunciar no Instagram Brasil vai deixar de ser complicado agora mesmo. Com cases de sucesso, ferramentas e dicas, vamos te mostrar o caminho certo para multiplicar seguidores e vender através do Instagram.
Porque anunciar no Instagram Brasil?
O Brasil tem a maior base de usuários de Instagram do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Isso significa que você tem mais de 35 milhões de potenciais clientes ativos, checando seus SmartPhones todos os dias.
Essa é a parte mais interessante das Redes Sociais. A audiência já existe, as pessoas já estão ali. Você só precisa saber como se posicionar.
Animado? Nos próximos parágrafos vamos desvendar todo o mistério e te ajudar a entender como anunciar no Instagram Brasil.
Crie uma Identidade
O primeiro passo antes de investir em mídia paga, é consolidar sua estratégia orgânica. Personalize seus Instagram, crie uma Identidade Visual, aplique seu logo nos materiais e monte um calendário editorial.
A Article é um exemplo de conta no Instagram agradável de visitar. Eles vendem móveis, mas todas as fotos são ambientadas e combinam tanto com a Identidade da marca, quanto com a ideia que eles se propuseram a passar. Com essa estratégia, 36% das vendas da Article passaram a vir através da rede social.
Se você não possui uma equipe de marketing dedicada, vale a pena investir em empresas para criar sua Identidade Visual. E, baseado nas peças criadas, programar as postagens mensalmente.
Entenda os formatos e especificações
Com a Identidade Visual montada, é hora de criar seus anúncios e direcionar sua publicação.
Tamanho da imagem: A imagem pode ser quadrada (600x600px ou 1936x1936px) ou retangular (600x315px ou 1936x1016px). E o tamanho não pode passar de 10MB.
Formato Carrossel: Nesse formato você publica no mínimo 2 e no máximo 10 fotos quadradas. O ideal é que a legenda tenha até 152 caracteres.
Nesse anúncio o supermercado Tesco usou super bem a ferramenta, usando uma sequência de imagens e despertando a curiosidade do consumidor.
Texto na imagem: Como a grande maioria dos acessos é feito via mobile, não é muito recomendado. Mas o permitido, como no Facebook, é ocupar no máximo 20% da imagem.
Texto de descrição: Diferente dos posts normais, os anúncios pagos tem um limite de 300 caracteres. Utilize o espaço para passar informações objetivas e não se esqueça das hashtags.
Vídeo: As medidas são as mesmas das imagens, e o arquivo não pode ter mais que 30MB. Você tem de 5 a 60 segundos para encantar seus seguidores.
Inspire seus consumidores.
Procure inovar nas suas postagens e compartilhar conteúdos interessantes para os seus consumidores. Através do Instagram você está falando diretamente com eles, então tente entender onde o seu produto ou serviço pode melhorar a vida de cada consumidor.
Uma pesquisa divulgada pela própria plataforma indicou que 75% das pessoas realizam ações depois de se inspirarem em uma publicação do Instagram.
A Skina é uma plataforma de compra a venda de produtos usados. Nos posts patrocinados eles mostraram como era fácil trocar a decoração da casa com os itens vendidos no site. Ou como vendendo uma coisa você conseguiria comprar outra. Eles conseguiram a empatia do consumidor, que viu uma alternativa viável pelo seu desejo de repaginar a casa. Nesta campanha eles aumentaram em 79% os downloads do aplicativo.
Entenda o Painel de Gerenciamento
Para criar seus anúncios você utilizará o Facebook Business, a mesma ferramenta que gerencia os anúncios do Facebook.
Você escolhe o seu orçamento, seu público alvo, as imagens, textos e como será a chamada para ação.
E, na hora de escolher onde a publicação será exibida, você escolhe o feed do Instagram.
Isso permite criar anúncios para o Instagram e para o Facebook com as mesmas imagens.
Nesse vídeo você pode ver o tutorial completo e entender como anunciar no Instagram Brasil:
Monitore suas campanhas
Todas essas estratégias não vão te levar a lugar nenhum se você não monitorar as métricas e resultados de marketing.
Acompanhe suas campanhas e entenda quais os links estão sendo mais clicados, quais estão convertendo mais usuários e adeque os materiais para não perder dinheiro. Por exemplo, se eu montar uma campanha com roupas de inverno, e selecionar um público de uma região onde as temperaturas se mantém o ano inteiro, eu não vou conseguir conversão, mesmo tendo fotos muito interessantes.
Dica: Lembre-se de calcular tudo através de porcentagens, e não em números absolutos. A medida que seus seguidores forem aumentando você pode não perceber que está.
Influenciadores digitais: seus grandes aliados.
Com a ascensão da internet surgiram as celebridades digitais, que nada mais são do que pessoas mostrando seu estilo de vida e ganhando milhares de seguidores.
O mais interessante é que uma pesquisa realizada pelo Youpix mostrou que 2% dos influenciadores digitais geram 54% das interações nas redes.
Então encontre influenciadores digitais que conversem com seu público e eles podem divulgar seu produtos para os milhares de seguidores. Você pode chegar lá de duas maneiras:
- Enviando uma amostra do seu produto, apresentando como é interessante e ele vai publicar porque achou realmente legal.
- Ou você pode comprar um PubliPost, onde o influenciador vai fazer um post no próprio Instagram explicando as vantagens do seu produto, e você paga um valor por essa publicação.
Não deixe de fora os influenciadores digitais na hora de montar sua estratégia de como anunciar no Instagram Brasil
Pronto! Seguindo esses 6 passos você com certeza terá uma conta de sucesso.
Se quiser ajuda para começar, ou potencializar ainda mais suas campanhas, nosso time está a disposição! Somos especialistas em levar o anúncio certo, para o público certo.
Ou se quiser saber mais mais sobre como anunciar no Instagram Brasil, confira esse texto com o Passo a Passo para divulgar minha empresa no Instagram.