Lidar com o gigantesco volume de dados e informações que trafegam em uma organização empresarial é um desafio, e o SIM – Sistema de Informação em Marketing, existe justamente para auxiliá-lo.
Essas informações podem oferecer diversos benefícios e vantagens para sua empresa, desde que sejam tratadas, analisadas e interpretadas de forma correta.
Visando o seu sucesso, elaboramos esse artigo que resume o que é SIM, sua função, sua relação com as pesquisas de marketing e importância para as estratégias de comunicação da sua marca, e demais benefícios e aplicações em uma empresa. Confira!
O que é um Sistema de Informação em Marketing
Um Sistema de Informação em Marketing, ou simplesmente SIM, é uma plataforma que envolve os processos, as pessoas e os equipamentos que compõem a organização, como uma empresa de segurança eletrônica.
Essa é uma estrutura dedicada ao que tange a informação relativa ao marketing, sua coleta, planejamento, tratamento e análise de dados internos e externos ao negócio.
Sua função é sistematizá-los e analisá-los por meio da inteligência de dados, para que possam ser repassados para os responsáveis pelo marketing, possibilitando uma tomada de decisões mais assertivas, criando estratégias que ampliam a vantagem competitiva da marca.
Afinal, sob um ponto de vista estratégico, o sucesso de um empreendimento depende da boa responsividade do marketing em termos de tendências e demandas de mercado, assim como a identificação prematura de desafios e oportunidades.
Ademais, seu funcionamento depende do alinhamento entre os profissionais do marketing, processos e tecnologias.
Um SIM não precisa, obrigatoriamente, ser um sistema automatizado, mas assim como no caso de um sistema de gestão de frotas, é um fato que isso garante sua eficiência.
Dispositivos digitais, Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, tudo isso contribui para a rapidez do processamento das informações, a ampliação da capacidade de armazenamento de dados e facilitando o acesso a eles.
Principalmente para empresas com um grande volume de negócios ou maior nível de complexidade, em que o volume de dados supera a capacidade do capital humano, tornando inviável um sistema não informatizado.
Comumente é integrado ao sistema de Business Intelligence (BI) ou Inteligência Empresarial, reunindo e integrando dados estratégicos de todos os setores da empresa, como vendas, financeiro e organizacional, por exemplo, e não somente o marketing.
Trabalhar de forma inteligente com as informações permite que uma assessoria contábil em São Paulo conte com um conhecimento sólido e embasado do mercado, público e concorrência, garantindo seu diferencial.
Ter um alto potencial competitivo significa que sua empresa estará posicionada no mercado com uma imagem diferenciada e positiva de forma a superar as exigências do Mix de Marketing ou 4 P’s (preço, produto, promoção e praça).
Um empreendedor precisa se inspirar em cases de sucesso para poder trilhar os mesmos caminhos e obter resultados semelhantes.
Pesquisa de marketing e SIM
Existe uma certa confusão entre os conceitos de Sistema de Marketing e de Pesquisa de Marketing, mas eles são bem diferentes, e assim como para a renovação de licença ambiental, terminologias condizentes são essenciais para seu entendimento e fluidez.
A principal diferença está na abrangência: a pesquisa de marketing tem um caráter mais limitado, envolvendo apenas dados externos à empresa relativos ao público-alvo, já o SIM é bem amplo.
Como você já viu, ele é um complexo mecanismo para a tomada de decisões mais estratégicas, que envolve dados internos e externos.
Além disso, existem outras questões significativas: uma pesquisa de marketing visa entender fatos e tendências passadas para solucionar problemas atuais, desenvolvida de forma muito focada, sob demanda de projetos temporalmente limitados.
Um sistema de marketing não tem um fim, é um processo contínuo, diário e infinito, usando as informações obtidas pela pesquisa de marketing, as já citadas tendências do passado, para prever tendências futuras.
Em outras palavras, o SIM envolve a prevenção, assim como um projeto de combate a incêndio, uma solução antecipada a uma possível situação de emergência.
E, exatamente da mesma forma, não faz sentido considerar a sua necessidade depois que o incêndio já começou. Ou seja, podemos concluir que a pesquisa de marketing é um dos esforços contidos no SIM, que por sua vez, envolve uma série de outros subsistemas.
Perceba a importância da pesquisa para as estratégias de marketing, compreendendo a fonte de dados e informações focadas no consumidor, o ponto-chave que determina a sustentabilidade de qualquer negócio.
Após coletados via pesquisa, eles são sistematizados e tratados pelo SIM, trabalhando o Big Data para encontrar informações interessantes e estratégicas, como o comportamento de compra do público, por exemplo.
É o SIM que integra o monitoramento dessas informações com os esforços pelo desenvolvimento e pela implementação de melhorias que permitem o crescimento da empresa, como a confecção de uniformes, que o faz de forma consciente.
Benefícios do uso do SIM
Com um alto potencial para responder às mais diversas questões de modo sistematizado e confiável, impactando diretamente ao direcionar a qualidade da tomada da decisão, podemos listar os principais benefícios do SIM para a empresa em:
- Coleta de dados efetiva e eficiente;
- Ampla visão pela análise de mercado;
- Conhecimento real da concorrência e do público-alvo;
- Meios para análise e planejamento integrado do todo;
- Embasamento para decisões críticas e cotidianas;
- Vantagens competitivas;
- Otimização de tempo e segurança;
- Mais estabilidade para o negócio;
- Solução preventiva de problemas;
- Detecção de novas oportunidades e possíveis problemas;
- Aumenta o valor agregado às soluções da empresa;
- Mais qualidade, rendimento, eficiência e produtividade.
Dessa forma, o SIM possibilita e efetua uma série de mudanças na estrutura organizacional da própria empresa.
Podemos até fazer uma analogia com prateleiras para pet shop, uma estrutura tão simples e básica, mas que organiza todas as soluções oferecidas, assim como são responsáveis pelo seu display para o cliente e a geração de interesse de compra.
Aplicações práticas e elementos do SIM
O SIM evolui muito, e a tendência é que isso não pare, devido a sua importância estratégica central para os negócios.
O modelo atual, seguindo o proposto por Robert Harmon em seu artigo intitulado Marketing Information Systems (Sistemas de Informação de Marketing), publicado na Academic Press em 2003, segue uma estrutura principal composta por quatro elementos:
- Software
O primeiro componente é o software utilizado para a implementação do SIM, ou seja, para realizar as etapas de coleta, gerenciamento e tratamento dos dados, para que eles se tornem passíveis de fornecer informações concretas para a tomada de decisão.
Escolher uma boa empresa de tecnologia ou um bom profissional desenvolvedor, é fundamental para sua eficiência.
- Banco de dados
Esse é o componente central do SIM: o local e o formato de organização e armazenamento dos dados.
- Interfaces para o usuário
Trata-se do meio de comunicação entre sistema e usuário, demandando recursos visuais intuitivos e uma interface “amigável”.
Seu design deve estar de acordo com o perfil dos gerentes e gestores, assim como sua capacitação, de forma que a visualização, análise e interpretação ocorra corretamente.
O conceito de UX, do inglês User Experience ou Experiência do Usuário, é muito importante para sua formatação, uma vez que sua eficiência depende desse “diálogo”.
- Suporte do sistema
E, por último, o quarto componente se refere aos profissionais especializados responsáveis pela manutenção e perfeito funcionamento, tanto do software quanto do hardware do SIM.
Considerações finais
Pode parecer um clichê, mas o fato é que vivemos na era da informação, e após a revolução digital, em tempos de Big Data e de uma competitividade que só aumenta, o SIM se torna cada vez mais importante e estratégico para um líder empreendedor.
Não só uma tendência, ele já se faz urgente para o acompanhamento do mercado e do consumidor, possibilitando a grande lista de benefícios que você viu nesse artigo.
Ademais, o sucesso de uma empresa depende de suas vantagens competitivas, e o SIM é uma de suas principais ferramentas para garanti-las.
A partir dos quatro elementos do SIM e das demais informações desse artigo, é possível a implementação do SIM em qualquer empresa, e usufruir de todos os benefícios, assim como um fabricante de equipamentos para cervejaria.
Porém, frisamos que sua eficiência depende do envolvimento e integração entre todos os setores da organização, assim como de pontos como:
- Levantamento das informações certas;
- Alimentação contínua da base de dados;
- Mobilização e capacitação de toda a equipe;
- Investimento para uma análise de dados muito bem-feita.
Principalmente se você tem a sensação de estar lidando com uma quantidade de dados aquém de sua capacidade computacional.
Ou de que a tomada de decisões inclui mais variáveis do que você está conseguindo considerar, de que está cada vez mais difícil lidar com tantos índices, informações, notícias e mudanças que afetam direta ou indiretamente a sua empresa.
Agora que conhece esse sistema e viu como um sistema de informação pode revolucionar sua empresa, se bem definido e implementado, aconselhamos cogitar sua estruturação do seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.