Aprenda o que é SIM – Sistema de Informação em Marketing

Lidar com o gigantesco volume de dados e informações que trafegam em uma organização empresarial é um desafio, e o SIM – Sistema de Informação em Marketing, existe justamente para auxiliá-lo.

Essas informações podem oferecer diversos benefícios e vantagens para sua empresa, desde que sejam tratadas, analisadas e interpretadas de forma correta.

Visando o seu sucesso, elaboramos esse artigo que resume o que é SIM, sua função, sua relação com as pesquisas de marketing e importância para as estratégias de comunicação da sua marca, e demais benefícios e aplicações em uma empresa. Confira!

O que é um Sistema de Informação em Marketing

Um Sistema de Informação em Marketing, ou simplesmente SIM, é uma plataforma que envolve os processos, as pessoas e os equipamentos que compõem a organização, como uma empresa de segurança eletrônica.

Essa é uma estrutura dedicada ao que tange a informação relativa ao marketing, sua coleta, planejamento, tratamento e análise de dados internos e externos ao negócio.

Sua função é sistematizá-los e analisá-los por meio da inteligência de dados, para que possam ser repassados para os responsáveis pelo marketing, possibilitando uma tomada de decisões mais assertivas, criando estratégias que ampliam a vantagem competitiva da marca.

Afinal, sob um ponto de vista estratégico, o sucesso de um empreendimento depende da boa responsividade do marketing em termos de tendências e demandas de mercado, assim como a identificação prematura de desafios e oportunidades.

Ademais, seu funcionamento depende do alinhamento entre os profissionais do marketing, processos e tecnologias.

Um SIM não precisa, obrigatoriamente, ser um sistema automatizado, mas assim como no caso de um sistema de gestão de frotas, é um fato que isso garante sua eficiência.

Dispositivos digitais, Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, tudo isso contribui para a rapidez do processamento das informações, a ampliação da capacidade de armazenamento de dados e facilitando o acesso a eles.

Principalmente para empresas com um grande volume de negócios ou maior nível de complexidade, em que o volume de dados supera a capacidade do capital humano, tornando inviável um sistema não informatizado.

Comumente é integrado ao sistema de Business Intelligence (BI) ou Inteligência Empresarial, reunindo e integrando dados estratégicos de todos os setores da empresa, como vendas, financeiro e organizacional, por exemplo, e não somente o marketing.

Trabalhar de forma inteligente com as informações permite que uma assessoria contábil em São Paulo conte com um conhecimento sólido e embasado do mercado, público e concorrência, garantindo seu diferencial.

Ter um alto potencial competitivo significa que sua empresa estará posicionada no mercado com uma imagem diferenciada e positiva de forma a superar as exigências do Mix de Marketing ou 4 P’s (preço, produto, promoção e praça).

Um empreendedor precisa se inspirar em cases de sucesso para poder trilhar os mesmos caminhos e obter resultados semelhantes. 

Pesquisa de marketing e SIM

Existe uma certa confusão entre os conceitos de Sistema de Marketing e de Pesquisa de Marketing, mas eles são bem diferentes, e assim como para a renovação de licença ambiental, terminologias condizentes são essenciais para seu entendimento e fluidez.

A principal diferença está na abrangência: a pesquisa de marketing tem um caráter mais limitado, envolvendo apenas dados externos à empresa relativos ao público-alvo, já o SIM é bem amplo.

Como você já viu, ele é um complexo mecanismo para a tomada de decisões mais estratégicas, que envolve dados internos e externos.

Além disso, existem outras questões significativas: uma pesquisa de marketing visa entender fatos e tendências passadas para solucionar problemas atuais, desenvolvida de forma muito focada, sob demanda de projetos temporalmente limitados.

Um sistema de marketing não tem um fim, é um processo contínuo, diário e infinito, usando as informações obtidas pela pesquisa de marketing, as já citadas tendências do passado, para prever tendências futuras.

Em outras palavras, o SIM envolve a prevenção, assim como um projeto de combate a incêndio, uma solução antecipada a uma possível situação de emergência.

E, exatamente da mesma forma, não faz sentido considerar a sua necessidade depois que o incêndio já começou. Ou seja, podemos concluir que a pesquisa de marketing é um dos esforços contidos no SIM, que por sua vez, envolve uma série de outros subsistemas.

Perceba a importância da pesquisa para as estratégias de marketing, compreendendo a fonte de dados e informações focadas no consumidor, o ponto-chave que determina a sustentabilidade de qualquer negócio.

Após coletados via pesquisa, eles são sistematizados e tratados pelo SIM, trabalhando o Big Data para encontrar informações interessantes e estratégicas, como o comportamento de compra do público, por exemplo.

É o SIM que integra o monitoramento dessas informações com os esforços pelo desenvolvimento e pela implementação de melhorias que permitem o crescimento da empresa, como a confecção de uniformes, que o faz de forma consciente.

Benefícios do uso do SIM

Com um alto potencial para responder às mais diversas questões de modo sistematizado e confiável, impactando diretamente ao direcionar a qualidade da tomada da decisão, podemos listar os principais benefícios do SIM para a empresa em:

  • Coleta de dados efetiva e eficiente;
  • Ampla visão pela análise de mercado;
  • Conhecimento real da concorrência e do público-alvo;
  • Meios para análise e planejamento integrado do todo;
  • Embasamento para decisões críticas e cotidianas;
  • Vantagens competitivas;
  • Otimização de tempo e segurança;
  • Mais estabilidade para o negócio;
  • Solução preventiva de problemas;
  • Detecção de novas oportunidades e possíveis problemas;
  • Aumenta o valor agregado às soluções da empresa;
  • Mais qualidade, rendimento, eficiência e produtividade.

Dessa forma, o SIM possibilita e efetua uma série de mudanças na estrutura organizacional  da própria empresa.

Podemos até fazer uma analogia com prateleiras para pet shop, uma estrutura tão simples e básica, mas que organiza todas as soluções oferecidas, assim como são responsáveis pelo seu display para o cliente e a geração de interesse de compra. 

Aplicações práticas e elementos do SIM 

O SIM evolui muito, e a tendência é que isso não pare, devido a sua importância estratégica central para os negócios.

O modelo atual, seguindo o proposto por Robert Harmon em seu artigo intitulado Marketing Information Systems (Sistemas de Informação de Marketing), publicado na Academic Press em 2003, segue uma estrutura principal composta por quatro elementos:

  1.  Software

O primeiro componente é o software utilizado para a implementação do SIM, ou seja, para realizar as etapas de coleta, gerenciamento e tratamento dos dados, para que eles se tornem passíveis de fornecer informações concretas para a tomada de decisão.

Escolher uma boa empresa de tecnologia ou um bom profissional desenvolvedor, é fundamental para sua eficiência.

  1. Banco de dados

Esse é o componente central do SIM: o local e o formato de organização e armazenamento dos dados.

  1. Interfaces para o usuário

Trata-se do meio de comunicação entre sistema e usuário, demandando recursos visuais intuitivos e uma interface “amigável”.

Seu design deve estar de acordo com o perfil dos gerentes e gestores, assim como sua capacitação, de forma que a visualização, análise e interpretação ocorra corretamente.

O conceito de UX, do inglês User Experience ou Experiência do Usuário, é muito importante para sua formatação, uma vez que sua eficiência depende desse “diálogo”.

  1. Suporte do sistema

E, por último, o quarto componente se refere aos profissionais especializados responsáveis pela manutenção e perfeito funcionamento, tanto do software quanto do hardware do SIM.

Considerações finais

Pode parecer um clichê, mas o fato é que vivemos na era da informação, e após a revolução digital, em tempos de Big Data e de uma competitividade que só aumenta, o SIM se torna cada vez mais importante e estratégico para um líder empreendedor.

Não só uma tendência, ele já se faz urgente para o acompanhamento do mercado e do consumidor, possibilitando a grande lista de benefícios que você viu nesse artigo.

Ademais, o sucesso de uma empresa depende de suas vantagens competitivas, e o SIM é uma de suas principais ferramentas para garanti-las.

A partir dos quatro elementos do SIM e das demais informações desse artigo, é possível a implementação do SIM em qualquer empresa, e usufruir de todos os benefícios, assim como um fabricante de equipamentos para cervejaria.

Porém, frisamos que sua eficiência depende do envolvimento e integração entre todos os setores da organização, assim como de pontos como:

  • Levantamento das informações certas;
  • Alimentação contínua da base de dados;
  • Mobilização e capacitação de toda a equipe;
  • Investimento para uma análise de dados muito bem-feita.

Principalmente se você tem a sensação de estar lidando com uma quantidade de dados aquém de sua capacidade computacional.

Ou de que a tomada de decisões inclui mais variáveis do que você está conseguindo considerar, de que está cada vez mais difícil lidar com tantos índices, informações, notícias e mudanças que afetam direta ou indiretamente a sua empresa.

Agora que conhece esse sistema e viu como um sistema de informação pode revolucionar sua empresa, se bem definido e implementado, aconselhamos cogitar sua estruturação do seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *