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Guia online: como aumentar vendas no e-commerce

Se você tem uma loja online, provavelmente você pensa todos os dias em como aumentar vendas no seu e-commerce.

E com tantas alternativas disponíveis para orientar suas ações como softwares de automação de marketing, otimização de conversão, CRM online, dentre outras; criar um planejamento pode parecer complicado.

Como um profissional de marketing ou empresário, você sempre procura testar novas maneiras de direcionar tráfego e vendas para sua loja. Alguns canais de vendas se tornam lucrativos e outros não, a verdade é que você precisa testar e refinar sua estratégia de marketing para saber quais canais são os melhores para sua marca.

Com isso em mente, criamos uma lista sólida com 8 maneiras de como aumentar vendas no e-commerce e também o tráfego para o site.

Diagnóstico de vendas

O desempenho das vendas não está satisfatório? É hora de repassar as estratégias atuais para identificar onde e o que não está funcionando.

Passe em revista:

  • Nº de acessos no site
  • Tempo de permanência em páginas estratégicas
  • Estrutura do site: funcionamento dos links, redirecionamentos de pagamento, etc
  • Taxa de abandono do carrinho compras
  • Identifique as informações do público que acessa seu site, dentre outras métricas e indicadores de desempenho.

Você pode retirar essas informações das principais métricas do Google Analytics, dos anúncios do Google Adwords, Facebook Ads, etc. Com esses dados em mãos você pode reorganizar suas estratégias em cada setor de marketing para criar um novo planejamento, mais robusto e com novas abordagens.

Guia: 8 passos para aumentar vendas no e-commerce

Passo 1: Marketing nas redes sociais

O marketing em mídias sociais é um braço muito importante para a divulgação dos e-commerces. Nesta etapa de realinhar estratégias é importante repassar os seguintes pontos:

  • Reforce o nome da sua marca
  • Configure sua conta no Twitter
  • Crie uma página no Facebook orientada para conversão
  • Mostre alguns dos seus clientes com seu produto no Facebook
  • Agende seus tweets
  • Conecte seu blog ao Facebook
  • Construa uma rede de seguidores no Twitter
  • Tenha algo a dizer: criador ou curador?
  • Inicie uma rede no Linkedin ou outra rede social que tenha o perfil do seu negócio
  • Faça transmissões ao vivo no Twitter e no Facebook
  • Acione influenciadores e inclua-os em suas ações
  • Crie uma página de concursos ou competições viral nas mídias sociais.

Passo 2: E-mail marketing

Estabelecer boas práticas de e-mail marketing é outro passo importante para aumentar vendas no e-commerce.

A seguir, repassamos os itens importantes para aproveitar ao máximo este recurso em uma estratégia bem organizada:

  • Escolha um provedor de e-mail online
  • Crie um template de e-mail personalizado para sua marca
  • Crie campanhas em série para aquisição e educação
  • Faça testes A/B com seus e-mails
  • Segmente e crie listas de e-mails

Passo 3: Geração de leads

A geração de leads é um desafio. É preciso uma estratégia de Inbound Marketing bem delineada para conduzi-los ao longo do funil de marketing e vendas.

Para gerar um fluxo de leads de qualidade, siga os passos a seguir:

  • Use o feedburner para capturar e rastrear leitores de RSS
  • Reúna e-mails para o lançamento de um produto
  • Dê alguma coisa em troca de dados do cliente
  • Responda dúvidas e perguntas dos seus canais de comunicação

Passo 4: Busca orgânica (SEO/SEM)

O tráfego orgânico exige um trabalho focado e muito bem estruturado para trazer bons resultados. Se você ainda tem dúvidas sobre o que é SEO e SEM, aprenda a diferença neste link do nosso blog.

Veja alguns passos para aprimorar suas estratégias:

  • Configure as ferramentas para webmasters
  • Arquitete seu site para pesquisa
  • Acompanhe o progresso do seu desempenho nas pesquisas
  • Foque no link building!
  • Pesquise e defina suas principais palavras-chave orgânicas

Passo 5: Otimização de conversão

A otimização de conversão em e-commerce é outro ponto importante para aumentar as vendas. Siga estes passos importantes:

  • Faça testes A/B com suas landing pages
  • Tenha um propósito bem definido e uma chamada para ação (CTA) para cada página
  • Use ferramentas de feedbacks como chats online para conversar com os usuários
  • Segmente fontes de tráfego de entrada
  • Classifique sua página com o scorecard de conversão

Passo 6: Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta bastante conhecida e fornece dados sobre o desempenho de um site. E essas métricas são ainda mais importantes para o desenvolvimentos dos e-commerces. Veja como conduzir a ferramenta:

  • Configure o Google Analytics (caso não saiba, aprenda como colocar o Google Analytics em seu site neste post)
  • Estabeleça metas de conversão e funis
  • Anote eventos importantes no Google Analytics
  • Crie relatórios personalizados
  • Descubra áreas de baixo desempenho do seu site

Passo 7: Marketing de Conteúdo

O planejamento do marketing de conteúdo é outro ponto importante. É fundamental oferecer ao público conteúdo relevante, que agregue e ensine. Seu e-commerce tem um blog, por exemplo? Nele você pode trabalhar diversos temas relacionados ao seu negócio e assim atrair novos acessos através de um bom conteúdo.

Aprenda a alinhar as estratégias:

  • Comece um blog corporativo e divida conhecimento
  • Compartilhe seus posts nas mídias sociais
  • Ative mecanismos de compartilhamento social direto nas postagens
  • Escreva um e-book
  • Crie um infográfico
  • Elabore um calendário editorial
  • Escreva guest posts para outros blogs
  • Escreva sobre os outros para construir relacionamentos

Passo 8: Campanhas de links patrocinados (CPC)

As campanhas de links patrocinados do Google Adwords são uma das estratégias mais importantes para um e-commerce. Você pode promover seus produtos, promoções, serviços, conteúdo, etc.

Organiza as etapas da seguinte maneira:

  • Crie uma conta no Google Adwords
  • Envie tráfego para landing pages
  • Foque em uma landing page por grupo de anúncio
  • Melhore a correspondência de mensagem para um maior quality score
  • Peça ajuda para uma empresa expert em anúncios de Custo por clique (CPC)

Cada um dos passos descritos acima constituem um planejamento estratégico de marketing digital para uma loja virtual. Se o seu objetivo é aumentar as vendas no e-commerce, pode segui-los ou aprimorar se você já realiza todos esses passos.

A Links Experts é uma agência especializada em links patrocinados e trabalha com mídias como Google Adwords, Facebook, Instagram e outras. Os investimentos são personalizados de acordo com realidade de cada cliente e não exigimos orçamento mínimo ou tempo mínimo de contrato.

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