Uma das melhores formas de se inspirar e inovar no mercado digital é procurar por cases de marketing digital. Usando múltiplas plataformas para aproveitar as tendências e contar histórias atraentes, esses cases usam uma variedade de estilos e temas para ajudar as organizações a criar um buzz em torno de sua mensagem, produto e marca.
De acordo com o Relatório ‘State of Inbound’ da HubSpot, 65% dos profissionais de marketing citaram gerar de tráfego e geração de leads como seus maiores desafios. Uma grande campanha digital pode capturar a atenção de uma audiência e promover o engajamento.
Vamos examinar quais estratégias estão por trás de 4 cases de marketing digital que vão te inspirar na criação das campanhas para sua marca.
1) Política – New York Times
O primeiro case de marketing digital da nossa lista é do jornal americano The New York Times.
A campanha foi multi-plataforma, aparecendo na TV, impresso, outdoors, mídias sociais e e-mail marketing. Uma reação ao fenômeno das fake news (notícias falsas), à presidência de Trump e à adesão de sua administração a “fatos alternativos”, a campanha aborda o senso generalizado de nutrir a fé em conhecer a verdade.
O comercial mostra uma série de declarações que começam com “A verdade é …”, incluindo uma que é uma referência direta ao próprio Presidente Trump: “A verdade é que a mídia é desonesta”.
O New York Times transmitiu seu anúncio de televisão com sucesso em um slot de publicidade de 30 segundos durante o Oscar em Fevereiro de 2017, visando um público liberal que seria receptivo à sua mensagem.
Foi um enorme sucesso com mais de 15 milhões de visualizações desde que foi exibido pela primeira vez e foi acompanhado de publicidade direcionada em mídias sociais do mesmo estilo, bem como marketing direto por e-mail para aumentar os assinantes.
Com o número de assinantes aumentado em um nível recorde de 308.000 assinaturas digitais no primeiro trimestre de 2017, a campanha é um excelente exemplo de usar eventos atuais para criar uma sensação de urgência e direcionar o envolvimento do cliente.
2) Questões sociais – Heineken
O segundo case de marketing digital da lista é da cervejaria Heineken.
A campanha ‘Open Your World’ (Abra o seu mundo) alcançou sucesso, onde o anúncio de Kendall Jenner com a Pepsi não conseguiu. Levaram verdadeiras diferenças políticas e trouxeram a humanidade por trás delas, reinstalando uma crença empoderadora na bondade e compreensão humana.
Com uma experiência social da vida real, a Heineken reuniu pessoas de extremos opostos do espectro (feminista e anti-feminista, ativista das mudanças climáticas e outro contrário a causa) e levou-os para participar de atividades em equipe, antes de revelarem seus pontos de vista políticos.
Então eles tiveram a opção de compartilhar uma Heineken e discutir suas diferenças – o que cada par escolheu fazer.
Usando o Facebook como plataforma principal da campanha, a Heineken comemorou a diferença política e a compreensão humana. A campanha foi recebida com entusiasmo, alcançando 3 milhões de visitas em apenas 8 dias após seu lançamento, com mais de 50.000 ações no primeiro mês e subindo a hashtag #OpenYourWorld.
3) Oportuna – Airbnb
Nosso terceiro case de marketing digital é da locadora Airbnb.
A Airbnb usou o vídeo para mostrar seu apoio total para a aceitação de pessoas de diferentes lugares e origens. Sem expressar diretamente o link, o momento desta campanha indicou que a Airbnb expressava suas opiniões sobre a política de imigração dos EUA.
O anúncio foi exibido na TV durante o Superbowl, poucos dias após a proibição de viagem do presidente Trump. Desta forma, eles cimentaram sua posição como uma marca de renome mundial com foco na aceitação.
Embora as declarações políticas no marketing possam ser certeiras ou perdidas, a Airbnb capitalizou com sucesso este trending topic para tomar uma posição em uma questão importante. Ao mesmo tempo em que reforçava as percepções positivas dos consumidores sobre sua marca. O anúncio acumulou quase 5 milhões de visualizações no primeiro mês no YouTube e 100.000 visualizações no Instagram.
A hashtag #WeAccept começou a ganhar força nas mídias sociais de celebridades e políticos, incluindo a lenda do futebol americano Joe Montana e o ex-secretário de Estado norte-americano John Kerry.
4) Humor – Gucci
Nosso quarto e último case de marketing digital é da grife italiana Gucci.
A campanha da Gucci é um exemplo perfeito de saltar com sucesso em uma tendência para explorar um determinado grupo demográfico. Nesse caso, a Gucci procurava aumentar a conscientização entre um grupo tipicamente mais jovem que aqueles que podem pagar por seus produtos, para criar um entusiasmo em torno da marca.
A campanha baseou-se principalmente no Instagram, com um hotsite de apoio que forneceu informações adicionais, criando um mundo digital completo e mais rico. As postagens foram marcadas pela hashtag #TFWGucci (That Feeling When Gucci – Aquele sentimento quando Gucci), baseado no meme da internet “that feeling when…” (aquele sentimento quando) e acompanhado de uma imagem humorística que se relacionava com um dos produtos da marca.
Ao imitar memes, a Gucci aproveitou uma poderosa tendência da internet que ressoou junto ao público-alvo. Os memes acumularam quase 2 milhões de curtidas e mais de 21.000 comentários no Instagram. Cada post acumulou uma média de 67.000 curtidas e 768 comentários criando um buzz em torno da marca.
Usar temas relevantes e quentes do momentos, diferenças de opinião, humor e memes são alguns exemplos de ações de marketing que pode resultar em ótimos cases de marketing digital.
Reúna seu time e coloque todo mundo para pensar. Sua empresa pode ser a próxima a virar referência de sucesso.
Leia mais: 6 passos para um planejamento de campanha de marketing de sucesso.
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