Links Experts

Como calcular o ROI: 3 dicas sobre como aplicar conceitos e aumentar resultados

ROI é a sigla utilizada para representar o termo retorno sobre investimento, ou originalmente, return over investment. Trata-se de um indicador que auxilia na identificação de lucratividade de cada investimento realizado pela empresa, por isso é importante aprender como calcular o ROI.

Por meio do cálculo do ROI é possível identificar se cada investimento da empresa trouxe o resultado esperado. Quase todos os investimentos, tais como os feitos em equipamentos, treinamentos e pessoal, podem ser medidos por meio desse indicador, entretanto, a medição mais utilizada é realizada para entender os resultados dos investimentos em marketing.

Conheça outras métricas de marketing digital importantes para o seu negócio.

Antes do advento das plataformas digitais, medir os resultados das ações de publicidade era quase uma missão impossível, sendo um jogo de achismos e sorte. Nos últimos anos, com a ascensão das plataformas digitais e das ferramentas de dados, principalmente, de acesso e visualização, uma nova era para a avaliação de resultados e cálculo do ROI começou.

Porém, uma dúvida presente nas empresas de todos os portes é como calcular o ROI e assim conseguir medir os resultados de cada ação? Segue um guia que auxiliará no cálculo e na análise dos resultados.

Como calcular o ROI e otimizar os resultados das ações de sua empresa

1. Aprenda como calcular o ROI

Porque aprender como calcular o ROI? Por meio dos resultados obtidos você e sua equipe conseguirão visualizar quais as ações tiveram maior lucratividade e quais as melhores opções para alocação de recursos, evitando assim perda de tempo e de investimento.

Para calcular o ROI utiliza-se o lucro obtido com uma ação, subtrai-se o valor do investimento e divide-se o resultado pelo investimento.

ROI = (lucro – investimento / investimento)

O resultado pode ser multiplicado por 100 para expressar o valor em percentual (%).

Na prática, imagine, por exemplo, que você tenha uma loja virtual e investiu R$ 1.000 numa campanha de links patrocinados para anunciar produtos na internet. Além desse investimento você teve um custo de R$ 1.500,00 para produzir as peças e um faturamento de R$ 5.250,00 com a venda das mesmas, por meio dessa campanha. Dessa forma o ROI será calculado:

ROI = (R$5.250,00 – R$ 2.500,00) / R$ 2.500,00 = 1,1

ROI = 1,1 x 100

ROI = 110%

A loja teve lucro nessa campanha, pois para cada real investido, a campanha trouxe R$ 1,10 de retorno.

Entenda melhor sobre links patrocinados no conteúdo exclusivo Google AdWords para leigos: um resumo em 15 minutos.

Por meio do cálculo do ROI é possível:

2. Como calcular o ROI e transformar números em informação

É importante destacar, que cada projeto e investimento terá um ROI ideal, assim sendo, 110% acima apresentado pode ser um retorno satisfatório em alguns casos e não satisfatório em outros, além disso, em alguns casos o ROI apresentado pode ser negativo, como no exemplo a seguir:

Imagine a mesma loja virtual acima, que investiu R$ 1.000,00 numa campanha de links patrocinados, com um custo de produção de R$ 1.500,00, entretanto, dessa vez o faturamento foi de R$ 2.400,00. Dessa forma o ROI será calculado:

ROI = (R$2.400,00 – R$ 2.500,00) / R$ 2.400,00 = – 0,04

ROI = – 0,04 x 100

ROI = – 4%

Ou seja, o ROI foi negativo e houve uma prejuízo de 4% do o investimento feito.

Por isso, é preciso que as metas da empresa estejam alinhadas para que os números realmente se transformem em informações.

O ROI ajuda a identificar qual campanha é um bom investimento para o seu negócio. Você pode angariar dados usando o Google Analytics, por exemplo, para entender como seus clientes e potenciais consumidores chegam até você.

Essa ferramenta permite um acompanhamento próximo das ações realizadas pelos usuários no site e até mesmo nas redes sociais da empresa, basta configurar os relatórios de acordo com a necessidade e interesse da empresa.

Aprenda a como colocar o Google Analytics no site de sua empresa, com esse conteúdo explicativo da Links Experts.

Em uma campanha nas redes sociais é importante tomar cuidado com números que não representam negócios, como curtidas e comentários em um post de sorteio. Os números que interessam são os de negócio fechados e vendas conquistadas.

3. Mensure constantemente os resultados

No marketing digital os dados sobre cada campanha realizada estão presentes em todas as plataformas mais utilizadas. Ler esses números e saber como calcular o ROI, auxiliará no entendimento de como o investimento está retornando em forma, principalmente, de lucro para a empresa.

Esses dados devem ser acompanhados periodicamente, analisando resultados de campanhas passadas, que ainda podem estar dando resultados, e campanhas presentes, se preparando assim para investimentos futuros mais certeiros e objetivos.

O objetivo das campanhas de marketing deve sempre ser aumentar o ROI, dessa forma a mensuração contínua permitirá que os números colhidos sejam utilizados para ampliar os resultados de ações futuras.

A Link Experts é uma agência especializada em anúncios online para as mais populares mídias do mundo. Está pensando em investir em mídias online para alavancar seu negócio? Entre em contato com nossa equipe, nós não exigimos um orçamento mínimo nem tempo mínimo de contrato e você ainda ganha R$ 225* de desconto (*consulte as condições).