Uma estratégia de marketing de sucesso une ações bem planejadas, execução e análise dos resultados. Se seguir esses passos, você provavelmente estará jogando dinheiro fora.
Uma ferramenta que ajuda muitos profissionais de marketing e donos de empresa, principalmente na parte de análise de resultados é o Google Analytics. Por isso, nesse conteúdo vamos te ensinar de forma fácil como colocar o Google Analytics no seu site corretamente para que você possa acompanhar os resultados do seu site e manter o ciclo contínuo de melhoria.
Como funciona a leitura do Google Analytics no site?
Antes mesmo de ensinarmos como colocar o Google Analytics no seu site, vamos antes explicar rapidamente como funciona a ferramenta, assim você poderá entender melhor o passo a passo e ficará mais atento caso ocorra algum erro.
O Google Analytics é uma ferramenta que capta os dados de usuários navegantes no seu site, ou seja, o tráfego da sua página online.
Para ele conseguir captar essas informações, é necessário criar um código único para seu site e blog, que é chamado de ID. Esse código deverá ser inserido em todas as páginas do site, assim, sempre que um novo visitante chegar a essa página, a informação de por onde ele veio (orgânico, e-mail, mídia paga, de outro site, etc), quanto tempo ele ficou na página, se ele foi para outra página, entre outras serão enviadas ao Analytics. Dessa forma, é possível acompanhar os dados pelo dashboard da ferramenta de todo mundo que visita seu site.
Por isso ela é essencial para analisar os resultados das suas campanhas, se os usuários atingidos completaram a ação que você planejou com a mesma, que pode ser por exemplo baixar um e-book, fazer uma compra online, entrar em contato pelo formulário de contato, etc.
Agora que deu pra entender o funcionamento da ferramenta, vamos entender como colocar o Google Analytics no seu site?
Você pode se interessar também por: Onde anunciar na internet? 6 formas (pagas e gratuitas)
Google Analytics: como colocar em meu site sem erros?
São necessárias basicamente duas etapas para colocar o Google Analytics no seu site:
- Cadastrar no Google e configurar um código de ID da sua empresa
- Inserir o código de ID no seu site
Vamos ver como instalar o Analytics passo a passo:
1) Cadastrar no Google e configurar um código de ID
- O primeiro passo é ter, ou se não tiver, criar uma conta no Gmail (ferramenta de e-mail do Google). Todos os serviços são integrados, então criando a conta do seu negócio no Gmail, será possível usar para as outras ferramentas também, como o Analytics.
- Em seguida, deve-se visitar o site do Google Analytics e clicar na opção “Criar nova conta”.
- O Google entende que um usuário pode ter mais de um site ou blog, e consequentemente, que cada um deles deva ter um relatório de estatísticas separado, por isso, logo de início ele pede para você informar qual o site e o nome da conta (que pode ser o nome do negócio), e outras informações como setor e fuso horário (é importante configurar o fuso corretamente, pois a ferramenta te dará informações de horários mais acessados, por exemplo).
- Por último, clique em “Obter ID de acompanhamento” para ver e aceitar os termos de uso da ferramenta.
Pronto! A primeira etapa é bem simples, não é mesmo? Agora, o Google irá te encaminhar para uma página onde ele dará todas as informações para você inserir o código de acompanhamento em sua página web.
Veja também: Campanhas de marketing de sucesso para inspirar e sair da mesmice!
2) Colocando o código ID do Google Analytics em seu site
Caso você tenha acesso a edição do seu site e blog, você mesmo conseguirá colocar o código do Analytics em seu site, mas caso não tenha, entre em contato com o desenvolvedor que criou seu site ou com sua equipe de TI para que eles façam a inserção do código.
É possível colocar o código de duas formas basicamente:
- Insira o código diretamente no código do site. Se o seu site é WordPress, faça login e no menu lateral na opção “Aparência” > “Editor”. Nessa página será possível copiar o código indicado pelo Google copiá-lo no início do código de todas as páginas que você deseja acompanhar os dados. O indicado é colocar antes do código </head> em seu HTML. Se seu site não é WordPress, abra o arquivo “index.html” e faça o mesmo processo.
- A segunda opção é instalar um plugin no WordPress, como por exemplo o Google Analyticor. Além de facilitar o processo de inserção do código de ID do Analytics, ele ainda fornece dados de acompanhamento diretamente no dashboard do WordPress.
Pronto! O Analytics pode demorar até 72h para começar a ler os dados de todas as páginas do site corretamente, mas tudo já está configurado, agora você terá todos os dados de visitas disponíveis.
Veja também: Métricas de marketing digital – o que você realmente precisa analisar
Ficou mais fácil entender como colocar o Google Analytics em seu site? Nós da Links Experts usamos muito essa ferramenta para auxiliar nossos clientes a terem os melhores resultados em campanhas de mídia paga e ajudamos eles a vender mais na internet.
Se você também quer melhorar seus resultados na internet, entre em contato com nossa equipe, ficaremos felizes em ajudar!