Com mais de 100 bilhões de pesquisas mensais, o Google é a plataforma mais procurada por empresas que desejam investir em publicidade paga online.
Pensando em te ajudar a aproveitar todo esse fluxo de usuários, neste artigo, ensinamos como criar uma campanha no Google Adwords e aparecer na primeira página de resultados do maior site de pesquisa do mundo.
Ao realizar uma pesquisa qualquer no Google, você já deve ter visto os anúncios, que aparecem no topo dos resultados.
Como você pode ver no exemplo abaixo, eles são quase idênticos aos resultados de pesquisa orgânicos, com a única diferença sendo a pequena palavra “Anúncio” em verde.
Você também tem a opção de construir um anúncio em Display, com exibição de banners em sites parceiros do Google. Para isso, sugerimos a leitura do artigo: “Adwords: Tudo sobre Rede de pesquisa com exibição em Display”.
Além do volume de usuários e pesquisas, a capacidade de segmentação geográfica, é outra vantagem para você que deseja aprender como criar uma campanha no Google Adwords.
Você consegue atingir as pessoas da sua região ou até mesmo escolher outra região para impactar.
Esse tipo de segmentação faz com que a maioria dos gestores veja no Google um ótimo lugar para, efetivamente, atingir seu cliente.
Leia mais em: Por que anunciar no Google AdWords? 6 motivos para começar hoje
Neste guia você aprenderá 8 passos práticos de como criar uma campanha no Google Adwords.
Entenda como criar uma campanha no Google Adwords
Antes do passo a passo de como criar uma campanha no Google Adwords, vamos a uma breve explicação de qual é a lógica da ferramenta. Isso irá te ajudar a entender como construir sua estratégia.
Existem várias formas de anunciar com o Google, tais como o Google Shopping e a rede Display, que já citamos acima. Entretanto, neste artigo nosso foco é como fazer anúncios de texto, relacionados a rede de pesquisa.
Quando um consumidor pesquisa um termo ou uma frase no Google, a plataforma gerará uma lista de resultados, que atendem aquela busca. Esses resultados estão divididos entre: orgânicos e anúncios.
Tanto os resultados pagos como os orgânicos, são listados conforme sua relevância para o usuário que pesquisou. Entre diversos fatores que medem esse valor está o índice de qualidade criado pelo próprio Google.
Os profissionais que desejam que seus anúncios sejam exibidos na página de resultados do mecanismo de pesquisa, escolhem palavras-chave que eles acreditam que os usuários usarão ao procurar o tipo de empresa, produto ou serviço que eles oferecem.
Por exemplo, um dono de uma padaria localizada em Belo Horizonte, pode investir nas palavras-chave “padarias em Belo Horizonte”, “padarias” ou “onde tomar um café”.
Dependendo de quanto você investe em comparação as outras padarias na área e da relevância e qualidade de seu anúncio e site, o Google poderá inserir seu anúncio como resultado pago.
Agora que você entendeu o conceito, vamos aprender como fazer uma campanha no Google Adwords.
8 passos de como criar uma campanha no Google Adwords [guia prático]
1. Criando uma conta no Google Adwords
Antes de mais nada, você precisa criar sua conta no Google Adwords.
Para criar, basta acessar o site do Google Adwords e clicar em “comece agora”.
Siga as orientações e configure sua conta de anúncios para sua empresa.
2. Criando sua campanha
Agora que você já criou e configurou sua conta, vamos começar o passo a passo de como criar uma campanha no Google Adwords. Você irá ver a seguinte tela inicial.
Clique em “Campanha” na barra ao lado esquerdo.
Você verá a tela a seguir:
É nesta tela que você vai iniciar uma nova campanha, clicando no botão redondo azul com um + ou clicando mais abaixo em “nova campanha”.
3. Escolhendo o tipo de campanha
Assim que você clicar para começar uma nova campanha você verá as seguintes opções:
- Rede de pesquisa: É aqui que vamos focar. Você relaciona as pesquisas dos usuários às palavras importantes para a sua empresa.
- Rede de Display: Aqui você vai colocar seus anúncios em displays/banners em vários sites e blogs parceiros do Google.
- Shopping: Neste local os clientes irão encontrar ofertas de um produto específico que eles procuraram. O anúncio tem foto e preço. Também será possível uma comparação rápida entre mais de uma loja.
- Vídeo: Como o próprio nome diz, aqui você irá anunciar seu vídeos.
- Campanhas universais para apps: Aqui é onde se trabalha anúncios de aplicativos.
4. Rede de pesquisa
Conforme dissemos, neste guia de como fazer uma campanha no Google Adwords, iremos focar em rede de pesquisa. Portanto, assim que você clicar nesta opção você deverá selecionar sua meta (vendas, leads ou tráfego), como mostrado na imagem abaixo:
- Vendas: Metas de vendas como o próprio nome diz, irá buscar clientes em potencial para comprar seus produtos.
- Leads: Aqui é onde você irá conseguir informações de clientes em potencial.
- Tráfego do site: Se você deseja gerar mais tráfego para seu site, sua opção é esta.
- Criar uma campanha sem meta: Com esta opção você criará sua campanha sem uma meta específica. Ao final você poderá adicionar uma das metas anteriores caso mude de ideia.
Selecione sua opção, de acordo com a sua estratégia e objetivo.
Adicione seu site e número de telefone de acordo com seu objetivo e clique em continuar
5. Configurando sua campanha
Após selecionar sua meta, você deverá configurar sua campanha.
Para seu anúncio começar a “rodar”, você deve configurar três pontos principais: campanhas, grupos de anúncios e anúncios.
Para a primeira etapa, campanhas, você precisa preencher os dados abaixo:
- Nome: Configure um nome para sua campanha
- Redes: Aqui você tem a opção novamente de incluir, além da rede de pesquisa, rede de display.
- Locais: Selecione o local onde você quer alcançar seus clientes
- Idiomas: Selecione o idioma que seus clientes falam
- Orçamento: Escolha um valor médio diário para investir
- Lances: Aqui você irá configurar os custos de sua campanha. Os valores são definidos por você.
- Data: Defina um prazo para sua campanha
- Público-alvo: Selecione o público que você deseja atingir
- Extensões de chamada: Aqui você poderá adicionar um número de telefone ao seu anúncio
- Extensões de sitelinks: Opção de adicionar mais links ao seu anúncio
- Extensões de frase de destaque: Nesta opção você poderá adicionar mais informações comerciais a seu anúncio
6. Configurar Grupos de anúncios
É aqui que você irá configurar suas palavras-chave.
Faça um estudo de quais são as principais para seu tipo de negócio e conte também com as sugestões dadas pela ferramenta de palavras-chave do Google. Ela é sua principal aliada neste momento.
São 3 os tipos de correspondências de palavra-chave:
- Correspondência Ampla: É o padrão. Palavras relacionadas mesmo que haja erro de português
- Correspondência Exata: Pouco usado pois só vai relacionar pessoas que escreveram exatamente o que você escolheu. Escreva usando [ ] entre a palavra.
- Correspondência de Frase: Aqui você escreverá entre aspas frases ou conjunto de palavras que fazem correspondência com o que você precisa.
7. Criando o anúncio
Depois de configurar suas palavras-chave seguimos com nosso guia de como criar uma campanha no Google Adwords.
Clique em novo anúncio e adicione suas informações:
- URL: Sua página onde os clientes irão ao clicar no anúncio
- Título 1: O título 1 vem primeiro e é separado do título 2 por um hífen.
- Título 2: O título 2 vem depois do hífen e pode ser apresentado abaixo também de acordo com o dispositivo usado pelo cliente na pesquisa. Ambos os títulos tem limite de 30 caracteres.
- Caminho: Aqui você poderá mostrar um caminho fictício para fácil visualização do seu cliente. Não necessariamente será a url que ele será direcionado.
- Descrição: A descrição do seu anúncio é exibido abaixo da URL e poderá ter até 80 caracteres. É possível que em algumas plataformas não seja exibido seu texto todo.
Clique em concluído e salve sua campanha.
Ela passará por uma aprovação do Google e entrará no ar assim que você tiver saldo em sua conta.
Veremos como adicionar saldo, no último passo do nosso guia de como criar uma campanha no Google Adwords.
8. Adicionando saldo em sua conta
Para que sua campanha vá ao ar é necessário que você adicione saldo a sua conta.
O Google Adwords é uma plataforma de anúncios CPC, ou seja, você só paga pelo anúncio quando um usuário clica no mesmo.
As opções de formas de pagamento são cartão de crédito ou boleto bancário.
É importante que você entenda que não há mínimo nem máximo de investimento nos anúncios do Google. Sim, você pode começar com R$ 10 ou R$ 1 milhão.
Como esses valores são muito abrangentes, algumas dicas, encontradas no artigo; “Tutorial completo: Quanto custa anunciar no Google Adwords?”, irão de ajudar a equilibrar seus objetivos ao seu setor financeiro.
Colhendo seus resultados
Agora que você aprendeu como fazer uma campanha no Google Adwords, é hora de acompanhar sua eficácia e ver quais ações tiveram melhor resultado.
Para isso você precisa aprender a como fazer o gerenciamento de campanhas do Google Adwords e monitorar seus anúncios.
Mesmo com a campanha no ar é possível experimentar pequenas modificações que poderão trazer um resultado melhor. Otimize suas ações para atingir seus objetivos.
E aí, aprendeu como fazer uma campanha no Google Adwords?
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