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Como criar identidade visual para marcas de sucesso?

Para saber como criar identidade visual para marcas de sucesso, uma boa tática é se inspirar em nomes e marcas famosas, para entender o que elas fazem para conquistar este status diante de seu público.

Nesta postagem, selecionamos 10 práticas de marketing e branding que devem ser seguidas por quem deseja entender como criar identidades visuais.

Siga este caminho e você verá como mais do que criar um logotipo ou definir cores e tipografias, desenvolver uma identidade visual envolve conhecer muito bem seu público e o posicionamento de seu negócio.

10 dicas de como criar identidade visual para marcas de sucesso

1- Pesquise tendências

Uma identidade visual de sucesso deve retratar seu tempo, não pode parecer fora de época. É por esse motivo, por exemplo, que o Google, recentemente, repaginou seu logotipo, abandonando o volume, as sombras e as serifas, por uma tipografia mais simples e um design flat (sem volume).

2- Mas não siga modismos

Não é só porque o Google adotou essa tendência que todo mundo tem que correr atrás. Cada marca tem sua personalidade e se você tem uma empresa com valores tradicionais e que precisa mostrar solidez e confiabilidade, talvez um logo de características não tão arrojadas seja mais indicado.

3- Estude seu público

A famosa persona, uma representação ficcional de um consumidor típico de sua marca, deve ser desenvolvida para que os designers possam se inspirar em seu comportamento e valores.

Sem isso, não tem como criar uma identidade visual para marcas de sucesso.

4- Não esqueça de seu diferencial

Toda empresa tem aquele benefício especial que seus clientes valorizam e os fazem escolher sua marca e não uma concorrente, na hora de comprar.

Assim, para determinado público, a Kopenhagen faz o chocolate mais gostoso; as Havaianas são o chinelo de dedo mais legal que existe; ou o iPhone é simplesmente o smartphone insuperável.

Defina o que sua marca faz melhor que os concorrentes e explore os elementos de sua identidade visual para ressaltar isso.

5- Tenha um posicionamento claro

Definido seu diferencial, não há como criar identidade visual para marcas de sucesso se essa identidade não corresponder ao diferencial.

Assim, a Kopenhagen usa o preto e o dourado em sua identidade visual para reforçar seu posicionamento premium de chocolate mais gostoso do Brasil; a Apple mantém um design “clean & cool”, a cara dos seus consumidores; e as Havaianas abusam de cores contrastantes e elementos visuais divertidos para ser cada vez mais reconhecida como o chinelo legal usado pelas multidões.

6- Cores, formas e tipografia

Como você viu no item anterior, é preciso saber usar alguns elementos que compõem a identidade visual para que ela reflita fielmente seu posicionamento. Os principais (existem vários outros)  são: cores, formas e tipografia (as letras para logos).

É por isso que se você quer realmente entender como criar identidade visual, a melhor saída é contratar um designer profissional, que saberá usar esses elementos da forma ideal para o seu negócio.

7- Seja simples e objetivo

Um dos desafios da criação da identidade visual é fazer um logotipo que reúna todos os elementos citados e, ainda sim, seja simples e objetivo, para não confundir a cabeça do cliente com detalhes.

Inspire-se em logotipos como os da Nike, da Mercedes, ou da Adidas e veja como poucos elementos bem harmonizados podem transmitir tudo que sua identidade visual precisa.

8- Garanta facilidade de memorização

A simplicidade é um dos fatores que ajudam neste ponto, mas fugir do comum (sem exageros) e não ter uma identidade visual e um logo parecidos com o de outras marcas, mesmo que de outros ramos, é fundamental.

9- Esqueça seu gosto pessoal

Dar personalidade à identidade visual e à criação de seu logotipo, seguindo os valores da marca – que muitas vezes refletem as convicções do dono da empresa – é uma coisa; mas imprimir seu gosto pessoal em detrimento das preferências de seu público é algo completamente diferente e que deve ser evitado.

10- Lembre-se da aplicação do logo

Seu logotipo deverá ser aplicado em meios digitais e impressos, em tamanhos enormes, como em outdoors e fachadas de loja, e também em tamanhos mínimos, como em cartões de visita e rodapés de documentos.

É muito importante criar um logotipo baseado em sua identidade visual e que possa ser adaptado para todos esses formatos e mídias sem ficar ilegível ou desconfigurado.

A dica de como criar uma identidade visual para marcas de sucesso é desenvolver um manual de identidade da marca para ajudar a criar seus futuros materiais de comunicação sem que eles fujam do padrão de excelência de sua marca que, como você viu, dá tanto trabalho para criar.

Este texto foi criado pela equipe da We Do Logos, a maior plataforma de criação da América latina e uma das pioneiras no Brasil.