O conteúdo viral é qualquer tipo de mídia que se torna extremamente popular em um curto espaço de tempo. Pode ser um vídeo do Youtube, uma publicação no Facebook, um post de blog, um tweet ou qualquer conteúdo que seja compartilhado milhares e milhares de vezes. Mas você deve estar se perguntando: como fazer marketing viral?
Na verdade, é quase impossível prever quais campanhas irão se tornar virais e quais não. Apesar disso, existem algumas estratégias que você pode usar para aumentar suas chances de ter sua campanha viralizada.
Primeiro, você precisa de uma mensagem bem definida para transmitir, o aspecto viral vem em segundo lugar. O conteúdo começa a se tornar viral automaticamente, à medida que sua marca fica exposta para um novo público que você talvez nunca conseguisse atingir de forma orgânica.
Se você quer aprender como fazer, continue lendo nosso guia com oito estratégias para tornar seu marketing de conteúdo viral.
Está planejando estratégias para 2018? Crie campanhas de marketing de sucesso seguindo as dicas deste post.
Guia de como fazer marketing viral através de conteúdos bem elaborados
1. As pessoas querem parecer inteligentes
Quando as pessoas pensam em compartilhar um conteúdo, eles consideram a “moeda social”. Se as faz parecer inteligente ou esperto, é mais provável que compartilhem com seus amigos e seguidores.
Em fevereiro de 2012, o LinkedIn enviou e-mails para selecionar membros que faziam parte do top 5% dos perfis mais vistos do ano anterior.
Milhares e milhares de pessoas foram para o Facebook e Twitter para divulgar a boa notícia. O maior beneficiado foi, com certeza, o LinkedIn porque aumentou sua visibilidade e, provavelmente, gerou milhares de novos membros.
2. Faça conteúdos curtos
A grande maioria dos conteúdos virais são curtos. Os vídeos tendem a variar de 30 segundos e um minuto. Alguns segundos a mais podem não prender a atenção do público.
O mesmo vale para os blogs. As pessoas têm momentos muito curtos de atenção. Por isso, ao criar um conteúdo pense na sua escaneabilidade: divisão do texto (listas numeradas, subtítulos), imagens atraentes, etc. Tudo isso afeta o envolvimento do público, além de facilitar o entendimento do objetivo daquele conteúdo.
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3. Crie uma abordagem humanizada
Imagine que você encontrou a bebida perfeita durante a comemoração do seu aniversário de casamento. É claro, você precisa dividir com outras pessoas porque imagina que elas vão gostar dessa novidade.
Se as pessoas podem se relacionar e aplicar aquilo que conhecem em suas próprias vidas, elas são muito mais propensas a compartilhar. Quando algo é pessoal para alguém, ela vai passar adiante. Esse é um ponto de vista a se considerar ao criar um conteúdo com potencial viral.
4. Estimule a interação
Você é especialista em algum assunto interessante?
As pessoas querem e esperam por conteúdos sobre os quais elas possam discutir sobre. E quanto mais seu conteúdo despertar isso, mais ele será compartilhado. O conteúdo interativo, como os quizzes, são uma ótima maneira de fazer isso.
5. Use memes e seja rápido
Os memes são tipos de conteúdo que por si só já estão viralizados e você pode aproveitar o gancho para criar seu conteúdo baseado em algum deles. Nessa caso, timing é tudo! Não espere o assunto “esfriar” para divulgar o conteúdo criado, pois você vai parecer atrasado.
Um ótimo exemplo de timing foi o tweet da Oreo, durante o apagão do Superbowl em 2013. Enquanto todo o alvoroço acontecia, a empresa usou o Twitter para comentar de forma inteligente, engraçada e rápida sobre o fato.
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6. Faça listas e imagens
As pessoas adoram listas e imagens. Defina um tema atraente e relevante do momento e monte-o em formato de lista e acrescente imagens relevantes ou engraçadas, que completem o assunto. Aprender técnicas que melhorem suas habilidades criativas vai te ajudar na hora de organizar as pautas para seus conteúdos virais.
Não é à toa que o Buzz Feed é um case de mercado na criação de conteúdo viral e com bastante engajamento, pois os textos unem exatamente essas duas táticas.
7. Permita o compartilhamento
Adicione uma autorização de divulgação na parte inferior do seu último infográfico, vídeo ou imagem que dê permissão explícita a outros blogueiros para compartilhar.
Você pode permitir a reprodução total do conteúdo, tendo como regrinha apenas o crédito para o seu blog. Ter referências do seu site em outros maiores pode te ajudar a conquistar um novo público.
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8. Construa bem suas postagens
Se você vai publicar no Facebook, certifique-se de usar gramática e formatação adequada para tornar seu conteúdo atraente. Nada é mais irritante do que um parágrafo enorme e que nem dá pra respirar.
Se você estiver usando o Twitter, não use todos os 140 caracteres. Lembre-se de deixar pelo menos de 10 a 12 caracteres (isso incentiva os retweets).
Fazer com que seu marketing de conteúdo seja viral não é uma ciência exata. Mas se você seguir estas estratégias, você certamente pode aumentar sua chance de ter um conteúdo viral que lhe permite alcançar a exposição que deseja.
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