como fazer publicidade no Facebook

Guia prático: tudo sobre como fazer publicidade no Facebook

Neste guia você vai aprender a como fazer publicidade no Facebook de maneira simples. Seguindo este passo a passo você estará apto a começar a realizar as campanhas para sua empresa.

Antes de tudo você vai precisar de uma página profissional. Para isso sugerimos que você acesse nosso conteúdo exclusivo; “Como criar conta no facebook para empresas em 6 passos”, e aprenda a construir uma página para seu negócio.

Neste artigo vamos apresentar o passo a passo de como fazer publicidade no Facebook por meio de campanhas de mídias pagas com a utilização do Facebook Ads.

Passo a passo de como fazer publicidade no Facebook

O Facebook possui mais de 102 milhões de brasileiros com contas ativas e ainda é a rede social com maior número de usuários no Brasil e no mundo. Ao construir uma estratégia de marketing para atrair clientes é preciso inserir esse canal em sua tática.

Para te ajudar criamos um tutorial de como fazer publicidade no Facebook. Então, após criar sua página empresarial, faça seu login e acompanhe o passo a passo a seguir.

1. Acesse o menu para criar anúncio

Acesse o perfil criado especialmente para suas atividades empresariais e clique na seta do menu superior direito. Escolha a opção “Criar anúncio” conforme imagem abaixo, para acessar o Gerenciador de Anúncios:

como fazer publicidade no Facebook

2. Escolha seu objetivo

Para criar seu anúncio é preciso que você tenha em mente o objetivo que deseja alcançar com sua publicidade. O Facebook te apresenta 3 grupos principais de opções baseadas em objetivos, para que você possa escolher de acordo com a sua necessidade: reconhecimento, consideração e conversão.

Reconhecimento

Dentro de reconhecimento encontram-se os objetivos relacionados à geração de interesse em seu produto ou serviço. Entre eles:

    • Reconhecimento de marca
    • Alcance

Consideração

Aqui é onde você busca levar as pessoas a começarem a buscar mais informações sobre sua empresa.

    • Tráfego
    • Envolvimento
    • Instalações do aplicativo
    • Visualizações do vídeo
    • Geração de cadastros
    • Mensagens

Conversão

Em conversão você encontra objetivos que incentivam as pessoas a se interessarem por sua empresa ou usar seu produto ou serviço.

    • Conversões
    • Vendas do catálogo
    • Visitas ao estabelecimento

3. Nome da campanha

O próximo passo é escolher um nome para sua campanha. Não deixe de escolher um que à especifique bem porque assim ficará mais fácil para você se lembrar das informações e dados relevantes da campanha e reutilizá-la no futuro. Vale lembrar que este nome é privado e só você conseguirá ler.

Clique em continuar e vamos ao próximo passo de como fazer publicidade no Facebook.

4.  Definindo seu público

Para quem seus anúncios serão exibidos? Cuidado ao definir seu público. Atenção ao direcionar suas campanhas para realmente conseguir alcançar suas personas.

Aqui você poderá escolher entre construir uma segmentação de público de acordo com dados demográficos e de comportamento, construir um público personalizado ou público semelhante.

Público personalizado

Ao escolher o público personalizado você irá alcançar pessoas que já tenham um relacionamento com sua empresa.

Públicos Personalizados são uma opção de segmentação que permite que você junte sua lista de e-mails e telefones com o sistema de anúncios do Facebook.

  • Primeiro, você constrói sua lista de e-mails e telefones
  • Depois você faz o upload da lista para o Facebook
  • Ao final você será autorizado a criar anúncios segmentados para esse grupo

Ao fazer o upload da sua base de emails o Facebook vai buscar se esses endereços estão cadastrados na rede sociais como login de contas de usuários.

Ao dar início em suas campanhas com esse público selecionado você atingirá as pessoas com esses emails, ou seja, atingirá quem de alguma forma já entrou em contato com você, se cadastrando em suas landings pages, formulários de seu site, preenchimento geral de cadastros, etc.

Para os públicos personalizados sugerimos que você escolha objetivos como os apresentados abaixo:

  • Tráfego do site
  • Atividade em aplicativos
  • Atividade offline
  • Envolvimento

Público Semelhante

Ao escolher o público semelhante você poderá encontrar pessoas que sejam semelhantes ao seu público, inclusive semelhante ao público personalizado que você criou.

Você pode fazer o upload da lista de emails como apresentado acima e pedir que o Facebook encontre pessoas que tenham perfil semelhante aos perfis das pessoas que tem os emails de sua base de contatos.

Localização, Idade e gênero

Você pode segmentar o público que receberá sua publicidade selecionando dados demográficos importantes como faixa etária, gênero, localização (cidade, região, país). Quanto mais específica sua segmentação maior a força de sua campanha e seu poder de conversão.

Direcionamento Detalhado

Você poderá incluir detalhes importantes sobre sua persona, para garantir que seu anúncio chegue até quem realmente tem o perfil de seu consumidor, com maiores chances de conversão. Dentre os principais:

  • Demográficos (apresentados acima)
  • Interesses – se você tem um e-commerce de roupas para bebês você pode selecionar um interesse relacionado à maternidade, por exemplo, aumentando suas chances de alcançar mamães e papais em potencial.
  • Comportamentais – se você é uma cervejaria artesanal pode se interessar em pessoas que tem o comportamento de visitar bares e restaurantes.

Conexões

Aqui você poderá selecionar algum tipo de conexão com seu público. Entre elas:

  • Pessoas que curtiram sua página
  • Amigos de pessoas que curtiram sua página
  • Excluir pessoas que curtiram sua página

Salve seu público e vamos para o próximo passo de como fazer publicidade no Facebook.

5. Posicionamentos

Três são os principais posicionamentos possíveis para as campanhas de Facebook Ads.

  • Feed de notícias para desktop
  • Coluna da direita do Desktop
  • Feed de notícias móvel

6. Orçamento e Programação

Orçamento

É aqui onde você vai definir o valor gasto na campanha. Você poderá escolher entre:

  • Orçamento diário: Você irá definir o custo médio diário que pretende investir. Selecione um dia de início e um dia de término para sua campanha. Por exemplo, se escolher investir R$ 10 por dia, por 10 dias, você investirá um total de R$ 100.
  • Orçamento vitalício: Aqui você irá definir o custo máximo até o final do período de veiculação do Facebook. A ferramenta irá utilizar o orçamento conforme achar mais interessante, distribuindo de acordo com os resultados que sua campanha for apresentando. Da mesma forma, você pode escolher investir R$ 100 durante 10 dias, mas a verba será distribuída pelo período e não por dia.

7. Outras opções

Algumas opções são bastante avançadas para quem está iniciando, então a sugestão é que, se você não é um profissional de compra de mídia, deixe as opções de otimização para veiculação de anúncio, estratégia de lance, quando a cobrança será feita e tipo de veiculação no modo padrão. São recursos mais avançados que você poderá experimentar também em outro momento.

Clique em continuar e vamos ao próximo passo de como fazer publicidade no Facebook.

8. Finalizando seu anúncio

É hora de escolher qual publicação da sua página você irá impulsionar. Você também tem a opção de fazer o upload de uma imagem que não esteja em sua linha do tempo e tenha sido produzida especificamente para ser um anúncio.

Você poderá também adicionar um botão, CTA, com link, em sua publicação. Um atalho para ação, por exemplo:

  • Saiba mais
  • Enviar mensagem
  • Compre agora

Na lateral direita você tem acesso a uma prévia do anuncio em vários tipos de dispositivos.

Agora é só clicar no botão verde mais abaixo e confirmar seu anúncio! Ele ainda passará por um processo de aprovação antes de entrar no ar. Você será avisado assim que ele estiver pronto e aprovado.

Otimize seu anúncio

São muitas as formas de anunciar no Facebook. Porém existem formas de otimização para que você tenha um resultado melhor gastando menos.

Aqui vai algumas dicas de como fazer publicidade no Facebook de forma mais objetiva e ter maior sucesso com seu anúncio. São elas:

  • Visual: imagens ou vídeos se destacam mais se você usar pouco texto. No máximo algo em torno de 20% da imagem. Deixe texto para descrição (ou legenda) do seu anúncio.

Leia também: O que é Native Ads e como criar essa tal de Publicidade Nativa?

  • Descrições curtas: Procure não ultrapassar 200 caracteres em suas descrições. Seja objetivo.
  • Qualidade da imagem: Use sempre imagem de qualidade. Nada de arquivos de baixa resolução.
  • Adicione um título: Adicionar um título a seu anúncio ajuda a chamar a atenção.

Agora que você aprendeu passo a passo como fazer publicidade no Facebook, é hora de entrar na sua página e começar a criar seus anúncios.

Neste início vale muito a pena experimentar cada anúncio e ver sua efetividade. Alternar horários, mudar o layout da sua imagem e identificar os melhores dias para impulsionar. Tudo isso pode fazer a diferença em seu resultado.

Esteja sempre atento às métricas de marketing digital e entenda a evolução de suas campanhas e resultados.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como fazer publicidade no Facebook?

A Links Experts atua exclusivamente com mídias online há mais de 5 anos e tem a credibilidade de contar com 50 clientes no Brasil. Se você quer saber como nós podemos ajudar a sua empresa a alavancar o posicionamento por meio de campanhas no Google Adword, Facebook Ads, Instagram Ads, e outras plataformas, entre em contato com a gente e vamos conversar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *