como fazer remarketing adwords

Como fazer remarketing no Adwords em 10 minutos

Saber como fazer remarketing no AdWords tem se tornado um diferencial poderoso para empresas de todos os portes. Os esforços de atração de tráfego são inúmeros: estratégias de SEO, criação de materiais ricos, divulgação em redes sociais, parcerias de comarketing, anúncios em mídias pagas e por aí vai.

O que muitos profissionais e empresas não tem se atentado é que, em média (se você não faz nenhuma campanha) 95% dos visitantes do seu site nunca mais irão voltar.

Por isso, as campanhas de remarketing (pelo Google AdWords, principalmente) é um forte aliado nos esforços de conversão desse tráfego.

Em poucas palavras, uma campanha de remarketing tem como objetivo impactar novamente através de anúncios um visitante que navegou em seu site e não converteu, seja em lead ou como cliente.

Nesse conteúdo iremos explicar de forma simples e fácil como fazer remarketing no AdWords e o que você deve observar ao configurar a sua campanha no Google.

Configurando sua campanha de remarketing no Google AdWords

Existem duas tarefas principais para criar e configurar seus anúncios online de remarketing através de sua conta no Google AdWords:

  1. Criar uma lista personalizada

Se essa é a primeira vez que você está criando uma campanha de remarketing, será necessário instalar uma tag de remarketing em seu site. Essa tag é um pequeno código que irá mapear seus visitantes com cookies e encontrá-los posteriormente em outras páginas da internet, e assim, exibir seu anúncio.

É possível realizar essa configuração por conta própria, mas talvez a ajuda de uma programador pode te ajudar a efetuar essa configuração mais rapidamente.

O próximo passo após a instalação da tag de remarketing é criar a segmentação que irá nutrir sua campanha com informações do público que visita seu site de forma automática

Para criar essa lista, você pode tanto utilizar a opção oferecida pelo Google AdWords ou pode optar por criar essa lista pelo Google Analytics, que te dá mais opções de segmentação.

Pelo Google AdWords você deve clicar no menu lateral esquerdo em “Biblioteca Compartilhada” e em seguida em “Públicos alvos”. O próprio Google já te oferece uma lista padrão de todos os visitantes, mas é possível segmentar por páginas também.

Nesse caso, deve-se clicar no botão vermelho “+ Lista de Remarketing” e criar sua lista de acordo com as URLs que o público que você deseja atingir visitou.

Por exemplo, pode definir um grupo de pessoas que passou pelas páginas de carrinho e não comprou, e fazer uma campanha direcionada para eles com um cupom de desconto.

  1. Criar campanha de remarketing

Agora que você já possui uma lista (ou várias) personalizadas dos visitantes que navegaram em seu site, deve-se criar a campanha e os anúncios que serão exibidos para cada público.

Para criar a campanha você deve ir na opção no menu lateral “Todas as Campanhas On-line”, em seguida clicar no botão vermelho “+ Campanha” e selecionar a opção “Apenas Rede de Display”.

Primeiramente ele te pedirá o nome da sua campanha, é válido colocar ‘remarketing’ no nome da campanha para que você possa acompanhá-la mais facilmente em seu dashboard. Em seguida, selecione e opção “remarketing” nessa mesma tela. Ainda nessa página, ao final defina seu orçamento diário e clique no botão azul “Salvar e continuar”.

Na próxima página você deverá definir o lance padrão e irá inserir a lista criada nessa campanha. O próximo passo é criar seu anúncio, que no caso de remarketing, são em sua maioria feitos em campanhas de banners. Mas é possível criar campanhas de textos, vídeos e formatos dinâmicos também.

Abuse da criatividade na criação do anúncio e lembre-se que esse visitante já conhece seu site, agora é a hora de oferecer um benefício a mais para que ele volte e finalize a compra. Uma opção de frete grátis ou cupom de desconto pode ser explorado no anúncio.

Ainda não está claro como fazer remarketing no AdWords?

Confira esse vídeo explicativo da equipe do Google Brasil para criar sua campanha de remarketing em 2 minutos:

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Dicas

  • Crie uma lista negativa: é importante excluir da lista de remarketing as pessoas que já realizaram a ação que você espera em seu site. Por exemplo, se uma pessoa já comprou um produto em sua loja online, não tem porque ele ser impactado novamente pelos anúncios. Assim, você economiza uma boa graninha tirando esses visitantes de sua campanha.
  • Se tem pouco tráfego, não invista: se seu site ainda está começando, talvez não seja a hora de investir em remarketing. Devido ao pouco tráfego, o Google quase não irá exibir seu anúncio para não exagerar na divulgação com o mesmo usuário, e assim sua campanha terá um score mais baixo e ficará a um custo maior.

Já sabe como fazer remarketing no AdWords? Para alguns profissionais pode ser bem fácil e e simples, mas para quem não está familiarizado com as ferramentas do Google, essa tarefa pode ser árdua.

A equipe da Links Experts possui as certificações necessárias para a criação de campanha e estratégias personalizadas para cada tipo de negócio. Se está na hora de sua empresa entrar no mundo online com anúncios e campanhas de remarketing, mas não sabe por onde começar, entre em contato com nossa equipe. Ficaremos felizes em ajudá-los a alcançar suas metas!

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