A parte do topo do funil, que consiste na aquisição de tráfego e leads é uma das mais importantes em uma estratégia de marketing digital. Não é à toa que muitos profissionais de marketing querem descobrir como gerar leads pelo Facebook de forma eficiente e barata.
Justamente pelo Facebook ser a rede social mais popular entre os brasileiros, é possível encontrar usuários das mais variadas idades e perfis. Por isso, foi uma das mídias que mais rapidamente se saturou com a quantidade de anúncios e propagandas.
Mas fique tranquilo, ainda há muito espaço. Por isso separamos nesse conteúdo, algumas táticas diferenciadas para sua empresa gerar leads no Facebook, se destacar em meio a tantos anúncios e encher o funil de potenciais clientes.
5 formas de gerar de leads pelo Facebook
Campanha de geração de leads no próprio Facebook
Uma das formas mais diretas de gerar leads pelo Facebook é usando sua própria ferramenta de anúncios de captação.
Nessa opção, você irá criar um anúncio com chamada e call-to-action para que o usuário sinta-se instigado a deixar seu contato. A vantagem de usar essa ferramenta é que quando o usuário clica no anúncio, ao invés de ele ser levado para outra página para se cadastrar e baixar o material, por exemplo, abre-se uma espécie de pop up e ele pode cadastrar ali mesmo.
Inclusive, o pop up já vem preenchido com alguns dados do usuário, como nome e e-mail, deixando mais rápido ainda esse processo.
Divulgação de materiais ricos (e-books, planilhas, webinars, etc)
Outra opção para captação de leads no Facebook é divulgar e-books, planilhas e outros materiais ricos a fim de converter esses usuários em contatos de e-mails.
Você pode optar por segmentar para uma base nova de usuários, através de um perfil específico que faça sentido para sua empresa, como pode também impactar visitantes que estiveram em seu site ou blog e não converteram. É possível fazer isso através de campanhas de remarketing, usando o próprio pixel de Facebook.
Impulsione seu post que gera mais leads
Uma das melhores formas de gerar leads pelo Facebook é usar conteúdos que já convertem bem normalmente por outros canais (newsletter, orgânico, etc) e postar nas redes sociais.
Como o alcance orgânico das publicações no Facebook não é dos melhores, até para os gigantes, nós aconselhamos que você aloque um pouco dos recursos de investimento em campanhas de aquisição aqui.
Não precisa colocar todo o investimento destinado ao Facebook em um único impulsionamento, teste um pouco em materiais e conteúdos diferentes para ver o que traz mais resultado. Mas lembre-se também, que você vai precisar de uma amostra de pelo menos umas 500 visitas para poder avaliar se aquele conteúdo é bom mesmo para captar leads ou não.
Use vídeos para captar leads
Os vídeos estão entre os melhores recursos para divulgar informação no Facebook atualmente. Isso porque, de acordo com pesquisas, vídeos tem 135% mais alcance orgânico do que fotos.
O play automático dos vídeos no Facebook ajudam muito nessa métrica, já que ao visualizar seu feed, os vídeos começam a rodar sem que ao menos você precise dar play. Não é à toa que vemos muitos vídeos de gatinhos por aí.
A nossa dica aqui é usar desse recurso a seu favor, porque não fazer a chamada de um ebook com um vídeo criativo? Pode não ser a opção mais barata, mas pode dar bons resultados.
Use as mensagens privadas para pegar novos contatos
Quantas pessoas ou empresas entram em contato por mensagem direta na sua página do Facebook? E quantas dessas pessoas você salvou o contato de e-mail?
O usuário já demonstrou interesse em seu negócio, aproveite disso para oferecer um cupom de desconto que será enviado exclusivamente para o e-mail dessa pessoa. Ou simplesmente pergunte se o usuário tem interesse em receber mais informações e novidades da sua empresa, captando assim o contato de e-mail dele.
Algumas dicas a mais para saber como gerar leads pelo Facebook como um PRO:
- Seja direto e informativo. Evite usar argumentos amplos e clichês do tipo “a melhor empresa do mercado”, esse é o tipo de discurso que qualquer um pode falar e não traz nada de novo. Aposte nas qualidades e diferenciais da sua empresa ou produto para chamar atenção, vá mais para o lado de “economize 10 horas do seu tempo automatizando tarefas repetitivas” do que “poupe tempo usando o melhor software do mercado”.
- Tente sempre optar por imagens de pessoas reais. As pessoas não estão no Facebook para baixar e-books, elas estão para se relacionar com outras pessoas, ver a atualização de amigos e familiares. Elas vão fazer o download do seu material porque ele vai aparecer na hora certa para eles. Mas para ter mais influência ainda nesse momento, entre nesse contexto e ofereça informação alinhada com seu público.
- Teste, mensure, melhore e teste de novo. Nada melhor do que adaptar uma estratégia para a realidade da sua empresa. Por isso, fique por dentro das principais métricas de marketing digital para acompanhar os resultados, mas defina o que é bom ou não para seu negócio, evitando assim desperdício em anúncios e ferramentas que não convertem seus visitantes em leads.
Se você leu até aqui, já sabe como gerar leads no Facebook e viu que realmente vale a pena. Mas se ainda tem dúvidas de como anunciar no Facebook Ads ou em outras mídias online, entre em contato com nossa equipe especializada, nós podemos te ajudar.
Nós da Links Experts somos profissionais certificados prontos para auxiliar na criação da sua estratégia de anúncios digital. Com um dashboard transparente e eficiente, apresentamos aos nossos clientes todos os passos de uma campanha e resultados.
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