Dois dos maiores questionamentos de empresas e profissionais de marketing em relação a essa ferramenta é: Vale a pena ainda investir nessa rede? Como usar o Twitter para empresas?
A resposta é sim, vale a pena e é mais fácil do que outras redes, como o Instagram por exemplo.
Quer ter sucesso nessa rede? Veja essas 4 dicas essenciais para sua empresa fazer um bom uso da ferramenta e 2 cases para inspirar campanhas de marketing de sucesso.
Mas antes, o que é o Twitter?
Antes mesmo de começar a falar sobre as estratégias de como usar Twitter para empresas, vamos rapidamente dar um overview sobre a ferramenta.
O Twitter é uma rede social criada em 2006, que permite que você interaja com seus seguidores e outras pessoas na rede através dos Tweets, que são pequenas mensagens de até 140 caracteres. Alguns consideram o Twitter um microblog, já que é possível criar conteúdo em micro textos.
As pessoas podem te seguir na rede e você pode seguir outras pessoas, assim, toda vez que um usuário entra na plataforma, ele vê as informações das pessoas que ele segue.
Mas como criar conteúdo relevante, engajador e que faça com que as pessoas sigam a sua empresa no Twitter? É o que veremos agora!
4 dicas para saber como usar o Twitter para sua empresa
Tamanho e tipos de postagens
O interessante do Twitter é que o perfil da sua empresa na rede se personifica. O que queremos dizer com isso? Que por ser uma rede mais leve, com menos informação e mais rapidez, se torna uma conversa entre empresa e clientes, o canal da sua empresa irá tomar forma e apresentar características com uma personalidade própria.
Por isso, antes mesmo de iniciar suas postagens, pense como sua empresa quer ser vista, mais do que nunca aqui você conseguirá passar essa imagem.
Se sua empresa é jovem e antenada, fica liberado o uso de gírias, expressões e quem sabe até memes.
Mas se você pretende passar uma imagem mais formal, pode continuar a usar a rede com uma linguagem mais tradicional e sem muita personalização, como é o caso do perfil da Folha de São Paulo.
Importante é sua linguagem estar de acordo com sua marca e seu público. Lembre-se também dos 140 caracteres, seja breve e foque na informação principal a ser passada. Assim, tenha certeza que seus seguidores verão valor em seus posts.
Melhores horários para postar no Twitter
Os melhores horários para postar no Twitter estão entre 13h e 15h de segunda a quinta-feira. Sempre pensando que essa é uma média, você só poderá confirmar se esses são realmente os melhores horários para sua empresa testando.
Experimente postar a mesma informação entre esses horários e outros. Dessa forma, fica mais fácil mensurar o teste, já que a audiência e a informação será a mesma, o que mudará é o horário.
Quantos posts por dia para perfil empresarial?
Diferente de outras redes, o Twitter pede uma atenção maior em relação a quantidade de posts. De acordo com pesquisas, o ideal é manter uma média de 14 posts por dia, tentando não ultrapassar 1 por hora, durante a semana. Nos finais de semana, 7 vezes por dia.
Como sempre falamos em nossos conteúdos, o teste é essencial para chegar mais perto da perfeição. Cada tipo de negócio e informação vai ter sua média ideal.
O importante é sempre equilibrar o esforço entre compartilhar informação e ouvir sua audiência, afinal, essa é uma mídia com alto poder de engajamento.
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Vantagens de usar o Twitter para empresas
Muitas empresas usam pouco o Twitter e muitas vezes não sabem como explorar todo seu potencial.
A verdade é que essa mídia possui vantagens que outras redes sociais não possuem. Veja alguma delas:
- Usuários mais engajados: essa rede social ainda não sofreu a ‘escassez’ do alcance orgânico, como podemos observar no Facebook. Com um número muito grande de empresas utilizando o Facebook, os profissionais de marketing começaram a perceber uma diminuição no alcance de suas publicações, motivando um investimento ainda maior em anúncios nessa rede. Já no Twitter, todos seus seguidores recebem a sua publicação, claro que quanto mais publicações seu usuário tiver, mais para o final o seu tweet irá ficar, por isso é importante a constância das publicações.
- Rápida resposta: diferente de outras mídias, o Twitter é uma ferramenta que possui alta resposta e engajamento de seguidores. Assim, com uma boa base de followers, fica mais interessante uma empresa interagir, criar campanhas e até mesmo fazer pesquisas pela rede.
- Hashtags a favor da marca: as hashtags (#) são um ponto essencial nessa rede. Muitas notícias já vazaram e viralizaram primeiro no Twitter, do que em muitas outras redes. Assim que uma hashtag começa a ser muito usada, ela entra para o Trending Topics, famosos TT’s. No momento que esse post era escrito, era dia de final de MasterChef, então você já pode imaginar o que estava lá no topo do TT’s Brasil, certo? Aproveite da onda e use as # a favor da marca, se você é um restaurante ou uma marca de utensílios domésticos, usar dessa onda de #MasterChefBr e divulgar sua marca, poderia ter sido uma boa estratégia nesse momento.
Inspire-se com cases de empresas usando o Twitter
Itaú e Santander travam batalha de rimas
Um dos tipos de cases mais famosos (e interessantes) no Twitter que pode se encontrar internet a fora é quando duas empresas rivais criam um diálogo entre sim.
Já vimos entre diversas empresas, mas um dos mais criativos foi quando o banco Itaú e Santander toparam iniciar uma batalha de rimas, após a indicação de que um cliente iria escolher a empresa para abrir uma conta, aquela que rimasse melhor. Por que perder essa oportunidade?
Em poucas horas, Itaú e Santander começaram a criar posts rimando, com muito bom humor e informação. Esse é um ótimo exemplo de empresas tradicionais se adaptando a rede para criar engajamento e interação. Além de gerar um buzz enorme na internet, as marcas geraram empatia até por outros consumidores. Confira a batalha completa de rimas aqui.
Chico Rei usa memes para conversar com clientes
Esse não é exatamente um case específico, mas sim um bom exemplo de como usar o Twitter para empresas. A Chico Rei é um e-commerce de camisetas descoladas, conhecida entre os jovens brasileiros.
A empresa possui uma linguagem informal e próxima em todos seus canais, mas no Twitter da marca o relacionamento se destaca e é ainda mais próximo. Um exemplo é o uso dos famosos memes para interagir e conversar com seus seguidores.
Bora @chicorei, já tô com o cartão na mão hahahay pic.twitter.com/m0mlKsWbNC
— Catarina Borba (@CatBorbs) 9 de agosto de 2017
Mais um exemplo de engajamento dos seguidores:
Dessa vez não perdi a promo nem o tempo. Já comprei minhas brusinhas ontem mesmo pic.twitter.com/9ISb6XVjwS
— Morgana (@woahds) 23 de agosto de 2017
E olha como o relacionamento está dando certo:
Uma eterna lua de mel (é o que dizem)
https://t.co/dYuRPCn1kC — Chico Rei (@chicorei) 17 de agosto de 2017
Saber o básico de como usar o Twitter para sua empresa foi o primeiro passo para uma estratégia de sucesso na rede.
Agora é hora de botar a mão na massa e testar o que funciona com seu público. Depois volta aqui e conta para a gente como você está usando o Twitter para as estratégias da sua empresa, ficaremos felizes em saber.
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