O Instagram tem mais de 700 milhões de usuários ativos mensais e uma audiência mais engajada do que outros gigantes da mídia social como o Facebook. Isso oferece às empresas uma oportunidade de comercializar seus produtos para um público mais direcionado e interessado, apontando à importância das redes sociais para negócios. Por isso é importante entender como utilizar o Instagram para empresas e conquistar mais seguidores e, principalmente, clientes.
Em janeiro de 2018, a API do Instagram foi alterada para permitir que os usuários publiquem fotos em um perfil de negócios, facilitando ainda mais para as marcas aproveitarem o que o Instagram tem a oferecer. Independentemente de sua estratégia precisar de uma atualização ou de você ser um novato nessa mídia social é preciso aprender a usar o Instagram para seu negócio. Por isso separamos neste artigo, 8 dicas sobre como utilizar o Instagram para empresas.
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Antes de apresentar quais são as 8 táticas que vão ajudar você a alavancar seu perfil nessa mídia social, montamos um pequeno tutorial sobre como criar a sua conta de negócios no Instagram.
Como configurar uma conta no Instagram para o seu negócio
Se você ainda não tem uma, é fácil configurar uma conta do Instagram empresarial.
1. Baixe o aplicativo do Instagram (na App Store para iOS, na loja Google Play para Android ou na Windows Phone Store para um dispositivo Windows). Quando o aplicativo estiver instalado no seu smartphone, toque para abri-lo.
2.Clique em Inscrever-se, insira seu endereço de e-mail e selecione Avançar (ou toque em Efetuar login no Facebook para se inscrever com sua conta do Facebook).
3.No aplicativo, encontre as configurações e role para baixo até encontrar a opção: Trocar para a conta comercial.
4.Depois de ter uma conta comercial, você pode adicionar informações importantes, como horário comercial, endereço e um número de telefone.
Agora que você já tem um Instagram empresarial é hora de conhecer as 8 dicas de como utilizar o Instagram para empresas.
8 dicas de como utilizar o Instagram para empresas
1. Mostre o que você faz de maneira criativa
Concentre-se na solução que você fornece, não nos produtos que você vende. No Instagram é essencial agregar valor a seus clientes. Nunca subestime o fato de que seu recurso mais importante nessa mídia social é o conteúdo visual, por isso esta é a primeira lição a aprender quando o assunto é como utilizar o Instagram para empresas.
Se sua empresa é orientada a serviços, concentre-se em mostrar o processo por trás da prestação do serviço. Mostre a cultura da sua empresa, compartilhe sua missão com o mundo ou simplesmente compartilhe algumas dicas e instruções, utilize o Instagram a favor das suas estratégias de branding. É possível fazer upload de fotos, vídeos curtos (semelhantes a GIFs, chamados Boomerangs) e vídeos de até um minuto de duração.
A seguir um exemplo do posicionamento da FedEx, uma transportadora americana. Ela não divulga seus serviços de forma promocional, ao contrário, agrega valor ao seu conceito de fazer parte da cidade e da rotina norte-americana.
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2. Experimente a sessão de Stories do Instagram
As histórias ou stories do Instagram têm um formato de apresentação de slides e estão disponíveis apenas 24 horas (embora possam ser salvas em seu dispositivo para serem reutilizadas posteriormente). Esse recurso é um concorrente direto das histórias do Snapchat e agora está sendo muito desenvolvido pelo Instagram, e abraçado pelos usuários. Estes são alguns dos benefícios de usar o Instagram Stories para marcas:
- As histórias são exibidas de forma destacada no topo das linhas de tempo do seguidor, logo abaixo do logotipo do Instagram.
- Pode ser usado para capturar conteúdo de bastidores que não precisa ter a mesma qualidade que as postagens comuns.
- Facilita a experiência com diferentes tipos de conteúdo: foto, vídeo curto, Boomerang, vídeo filmado ao contrário (Rewind) e vídeo ao vivo.
- Adições divertidas, como filtros de rosto, texto e adesivos, ajudam você a editar imagens on-the-go.
- A pesquisa de stories por hashtags e locais os torna mais detectáveis.
Todas as fotos e vídeos adicionados serão reproduzidos na sequência em que foram adicionados e você poderá adicionar quantos quiser.
Os anúncios do Instagram Stories tornaram-se disponíveis para todas as empresas em todo o mundo em março de 2017. Você pode usá-los para segmentar novos públicos-alvo e adicionar CTAs às suas colagens, o que pode ser especialmente útil para promoções.
Os stories só estão disponíveis no aplicativo para dispositivos móveis e é possível enviar histórias do Instagram como uma mensagem direta (DM).
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3. Crie um perfil vencedor
Mais um passo importante para aprender a como utilizar o Instagram para empresas é aprender a criar um perfil completo e incrível. Como empresa, você provavelmente faz um monte de coisas e oferece ainda mais soluções. Não fique muito envolvido em encaixar tudo isso em 150 caracteres.
Como o único link clicável está em sua seção Bio (logo abaixo do seu nome), crie o hábito de atualizá-lo com frequência. É uma pena que a maioria das marcas o use apenas para vincular ao site deles, mas pode ser feito muito mais. Pense, conduzindo inscrições de eventos, downloads de aplicativos ou até mesmo compras.
4. Mostre seus bastidores
Os clientes têm uma curiosidade natural sobre a origem de seus produtos e você pode usar o Instagram para mostrar todo o ciclo de vida de seus serviço ou produto.Trata-se de uma dica para Instagram para empresas especialmente relevante para organizações vendem produtos ecologicamente corretos, por exemplo. Imagens de origem para demonstrar como os produtos são feitos – do material de base, produção e distribuição.
Se nada vier à mente, você pode compartilhar algo como esboços, anotações e quadros brancos ou quadros-negros preenchidos. Todos os negócios criaram ideias, cabe a você tirar uma foto bonita e enviá-la para o Instagram.
Você pode experimentar diferentes tipos de postagens até encontrar o que envolverá o seu público. Graças a mais um novo recurso, o Instagram agora permite que você arquive as postagens em vez de excluí-las.
5.Expanda seu alcance com #hashtags
Use hashtags para expandir seu alcance. Estes podem ser específicos da campanha ou gerais – tudo o que é importante é que sejam relevantes.
Certifique-se também de configurar a hashtag da sua empresa principal (#nomedasuamarca) e use-a com moderação no Instagram. Isso facilita a localização de conteúdo relacionado a você e à sua conta principal.
A melhor prática é usar entre três e cinco hashtags, apesar de o máximo que você pode adicionar é de 30 por postagem no Instagram. Use suas próprias hashtags específicas de campanha, bem como as hashtags mais populares para aumentar a capacidade de cobertura de seu conteúdo.
Por exemplo, tente adicionar hashtags como #instagood (usado é 300 milhões de postagens) ou #tbt (throwback thursday ou de volta à quinta-feira) e não se esqueça das específicas do setor. Se você for uma empresa de TI, a hashtag #IT ou #tech funcionará bem. Além disso, considere como você adiciona hashtags, que podem ser adicionadas no final do post, em um comentário ou no post real, como a GoPro faz.
6. Colabore e @mencione outros perfis
O Instagram é um dos canais de mídia social mais fortes para destacar colaboradores e compartilhar histórias de sucesso de clientes. Mesmo que você não seja parceiro oficial de uma organização sem fins lucrativos, você pode fazer doações para instituições de caridade ou fazer um levantamento de fundos algumas vezes por ano.
Tudo é bom, desde que a causa esteja alinhada com os valores e a missão da sua marca. Leve em conta que nem todo mundo está monitorando hashtags em mídias sociais, então marcar uma conta é geralmente uma escolha melhor se você quiser ser notado.
Você também pode utilizar influenciadores digitais locais ou nacionais e , por meio de parceria paga ou não, desenvolver uma campanha em que eles sugiram a sua marca, marcando o seu perfil, em alguma publicação pessoal. É importante, ao escolher um influenciador, que você selecione os que tem um perfil que se relaciona com os valores e políticas da sua empresa e que conversem com as personas que deseja atender. Esse tipo de ação é muito comum no setor de moda, em que marcas regionais ou nacionais patrocinam influenciadoras que tem um número considerável de seguidores com o perfil da sua marca.
7. Construa antecipação e ofereça exclusividade
Manter seus clientes interessados é uma parte essencial de qualquer campanha de marketing eficaz. Recompense seus seguidores leais com conteúdo exclusivo. Deixe que eles sejam os primeiros a conhecer novos produtos, serviços ou eventos.
Apresente imagens promocionais que criem antecipação ou satisfaçam a curiosidade de seus novos lançamentos, inaugurações ou lojas. Esse tipo de visualização faz com que seus seguidores no Instagram se sintam especiais e os mantém voltando para mais informações privilegiadas.
8. Monitoramento: analise seu sucesso e desenvolva-o
Sem dar um passo para trás e analisar o que funcionou e o que não funcionou, o marketing se torna um jogo de adivinhação. A verdade é que você pode ler todos os artigos do mundo sobre as melhores práticas e os tempos de publicação, mas você só vai descobrir o que funciona para seus clientes através de testes e medindo os resultados.
Ferramentas para Instagram podem ajuda-lo. Você pode usá-los não apenas para agendar suas campanhas no Instagram com antecedência, mas também usar as análises de métricas do Instagram para avaliar seu sucesso. Certifique-se de medir regularmente sua contagem de seguidores, engajamento e cliques, tudo para refinar e melhorar sua estratégia.
E aí? Pronto para utilizar o Instagram no planejamento de marketing digital da sua empresa? Então que tal incrementar a sua estratégia e desenvolver ações ainda mais consolidadas nessa e em outras plataformas? A Links Experts atua exclusivamente com mídias online há mais de 5 anos e tem a credibilidade de contar com 50 clientes no Brasil. Se você quer saber como nós podemos ajudar a sua empresa a alavancar o posicionamento por meio de campanhas no Google Adword, Facebook Ads, e claro, Instagram Ads, entre em contato com a gente e vamos conversar!