Hoje a maioria dos Brasileiros já realizam mais compras pela internet do que em lojas físicas. São mais de um bilhão de pessoas online no mundo inteiro, diversas opções de publicidade, uma excelente oportunidade para você vender seu produto ou serviço. Mas, com tantas possibilidades assim, a concorrência também aumenta. Por isso separamos as cinco dicas fundamentais para se destacar e aprender como vender mais pela internet.
1 – Primeiro, crie uma Identidade Visual profissional
A internet é uma plataforma completamente visual. Pesquisas indicam que você tem menos de um segundo para captar a atenção do seu usuário, e esse é o tempo que ele demora para decidir se vai navegar no seu site ou não.
Para conseguir ir além desse tempo e descobrir como vender mais pela internet, você precisa de uma Identidade Visual profissional. Ter um logo atraente e que combine com todas as suas peças gráficas é essencial.
Se você quer criar uma Logomarca e toda Identidade Visual profissional, uma ótima opção é a We Do Logos. Lá você encontra designers do Brasil inteiro, recebe várias opções de arte e só paga se ficar satisfeito.
2 – Invista nas suas Rede Sociais
Antigamente quando íamos comprar uma carro, pedíamos opinião para quem já tinha o mesmo modelo. Hoje nós procuramos as informações nas internet. Por isso as redes sociais têm um papel muito importante: conectar você ao seu cliente. Estar onde o seu público alvo está.
No Brasil as três redes sociais mais utilizadas são: Facebook (92 milhões de usuários), Instagram (35 milhões) e o Youtube (82 milhões). Você já criou sua conta?
Aprenda aqui como criar conta no Facebook para sua empresa em 6 passos.
3 – Crie campanhas pagas
Em todas as redes sociais e nas buscas do Google, você consegue direcionar os seus anúncios através do Google Adwords. O Google lê os interesses dos usuários, cruza com o público que você selecionou para sua campanha, e mostra o anúncio. É um leilão online.
Eu começo uma pequena empresa de doces caseiros, por exemplo, e impulsiono os posts do Facebook para pessoas que curtiram páginas sobre brigadeiros, eventos de chocolates, e também que estão próximas a mim. A medida que o negócio for crescendo, eu vou aumentando o investimento. Até entender quem é meu público alvo e criar a minha própria audiência (orgânica), que são as pessoas que curtem minha página e, sem pagar, veem minhas publicações.
O mais legal é que você não precisa de um grande investimento para começar suas campanhas. Com R$ 50,00, por exemplo, eu posso impulsionar um post de Facebook, criar um anúncio no AdWords ou um de vídeo no Youtube, e medir os resultados da minha campanha. Medir os resultados antes de investir muito dinheiro é um dos grandes segredos sobre como vender mais na internet.
Entenda de vez o que é e como funciona o Google Adwords.
4 – Trace uma estratégia de SEO
Além das campanhas pagas, existe uma maneira orgânica de se posicionar bem nos buscadores: Search Engine Optimization (SEO)
O Google lê o seu site ou blog e utiliza as palavras e a estrutura como critério de ranqueamento. Alguns pontos do seu site que podem te ajudar a ranquear melhor:
- Títulos das páginas: Procure manter o título da página com, no máximo, 60 caracteres e evite títulos duplicados.
- Meta description: São os 140 caracteres do resumo do seu conteúdo que aparece na pesquisa do Google. Seja criativo e chame a atenção do seu cliente, é aqui que ele decide se vai abrir seu site ou não.
- Títulos em imagens: Coloque títulos em todas as imagens que você anexar, eles podem ser suas grandes aliadas no ranqueamento.
- URLs amigáveis: é simples, deixe o link do seu site da forma mais clara possível para o usuário. Por exemplo, esse texto é sobre como vender mais pela internet, e o assunto já fica claro na URL.
- Conteúdo: Os buscadores são inteligentes e conseguem avaliar se o conteúdo do seu site é único, e é realmente sobre o anúncio que está anunciado. Seja coerente
- Links externos: Quanto mais links apontando para o seu conteúdo, mais relevância ele vai adquirindo.
- Idade de um domínio: Quanto mais tempo online, mais relevante seu site vai ficando.
Além desses, existem outros critérios de ranqueamento. Se você está começando, pode instalar ferramentas, como a Quirk que te ajudam a entender onde o seu site está otimizado, e onde precisa melhorar.
5 – Envie e-mails marketing
A sua própria base de emails pode ser sua principal fonte de renda. Quando você captura seus leads consegue conversar diretamente com pessoas que já chegaram até o seu site e conhecem o seu produto, pessoas que estão interessadas na sua marca.
Nesse momento é importante separar a sua base de e-mails de acordo com as ações de cada um, em meio, todo e fundo de funil.
- Fundo: Pessoas interessadas em materiais institucionais, que estão descobrindo o problema.
- Meio: Nesta fase o cliente já entendeu de qual serviço ou produto precisa, mas ainda não está no momento de decisão.
- Topo: Aqui ele já entendeu a própria dor, já sabe qual produto seria solução, mas não decidiu qual empresa vai contratar.
- Clientes: Quem efetivamente comprou seu produto.
O MailChimp é uma ferramenta de e-mail marketing intuitiva, que pode te ajudar a criar, separar a base e programar seus e-mails marketing.
Se você ainda não criou sua lista de e-mails de empresas, clique aqui e entenda por onde começar.
Por exemplo, quero divulgar minha academia: para pessoas que só baixaram ebooks ou preencheram minhas Landing Pages, eu mando conteúdos institucionais, que mostram como fazer exercícios pode melhorar a qualidade de vida. Para quem já entendeu que quer melhorar a qualidade de vida, mas não sabe como, eu envio conteúdos sobre os benefícios da musculação. E se o lead já chegou na fase de escolher a academia, eu envio meus cases de sucesso e as principais vantagens de se inscrever aqui. Acompanho a jornada dele até o momento final. E quando ele vire efetivamente meu cliente, eu continuo enviando e-mails de relacionamento, pós venda e possíveis promoções.
Dicas rápidas para criar e-mails marketing de sucesso e vender mais:
- Segmente sua base: masculino, feminino, dia do aniversário: use qualquer informação do seu cliente para segmentar a base e enviar e-mails direcionados. Quem não gosta de receber desconto no mês do aniversário, não é mesmo?
- Cuidado com imagens pesadas: Imagens com mais de 50 kbytes vão demorar a carregar e seu cliente não vai ver o email que você preparou.
- Crie o texto caso as imagens não abram: Preencha o campo de texto com informações interessantes assim, se não carregar, você consegue entregar seu conteúdo.
- Não tenha medo dos descadastros: Coloque o botão de “cancelar cadastro” em lugar visível. Prefira pessoas engajadas, e assim não corre o risco de um lead insatisfeito marcar seu conteúdo como spam.
- Crie sempre botões de ação como “ver mais”, “ir para o site”, “ver outros produtos” para incentivar o cliente a realizar a compra.
6- Valorize o atendimento ao cliente
Mais importante do que descobrir como vender mais pela internet, é descobrir como se relacionar bem com o seu cliente depois da venda. E por mais que o mundo esteja cada vez mais digital, as pessoas ainda valorizam o atendimento, e esse sim tem que ser pessoal.
Responda todos os emails que receber. Importantes ou não, sobre o seu produto ou não, o seu cliente está criando um relacionamento com a marca, e percebe que não será procurado só para promoções.
Também faça isso nas redes sociais. Muitas marcas ocultam os comentários negativos, mas o ideal é usá-los a seu favor. Responda as dúvidas, assuma o erro e resolva o problema do cliente, isso tudo publicamente. Isso mostrará às pessoas que visitam sua página que é um processo real, passível de erros, mas que vocês estão disponíveis para resolver.
Já sabe como vender mais pela internet?
Somando nossos seis pontos, você tem uma estratégia de mídia sólida com os principais pontos sobre como vender mais pela internet.
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