De acordo com um relatório da Nielsen sobre as mídias sociais, usuários do mundo todo passam três vezes mais tempo nas mídias sociais do que em seus e-mails. Segundo a mesma pesquisa mais de 70% dos usuários das redes sociais compram on-line. Essas estatísticas são um bom exemplo de como as redes sociais para negócios fazem parte de uma estratégia importante para sua empresa. Entretanto, para aprender como vender nas redes sociais é preciso mais do que apenas a criação de uma conta no Facebook ou Instagram, por isso separamos algumas dicas para seu negócio prosperar nas mídias sociais.
Antes de começar a nos aprofundar nas dicas sobre como vender nas redes sociais, é importante reforçar que as plataformas também são importantes para negócios B2B. Você já experimentou tentar ligar para alguma empresa a qual deseja prospectar e conversar com o diretor responsável pela área em questão? Em geral, eles não querem falar com você! Na verdade, mais de 90% dos executivos nunca respondem ou compram por meio de contatos telefônicos frios.
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Um estudo da State of B2B Procurement da Accenture revela que 94% dos compradores B2B realizam algum grau de pesquisa on-line antes de fazer uma compra comercial, com 55% realizando pesquisas on-line para pelo menos metade de suas compras.
A pesquisa descobriu que;
- 91% dos compradores B2B estão ativos e estão envolvidos em mídias sociais.
- 84% dos executivos seniores usam redes sociais para apoiar decisões de compra
- 75% dos compradores B2B são significativamente influenciados pelas mídias sociais
Diante desses desafios, como você pode destacar sua empresa? Como podemos gerar mais contatos? Como vender nas redes sociais?
Como vender nas redes sociais?
As relações entre o negócio e o consumidor podem significar a diferença entre aumentar a receita ou perder clientes para concorrentes. A venda por meio das redes sociais envolve a construção de relacionamentos com os prospects que estão dentro de seu mercado-alvo.
A popularidade do Facebook, LinkedIn, Twitter e outras plataformas tornou o comércio por meio, ou intermediado, pelas redes sociais uma ferramenta de marketing digital viável para grandes e pequenas empresas. Essas plataformas também podem ser utilizadas para aumentar a conscientização da marca, por meio de um trabalho de branding, e direcionar o tráfego para seu site ou outras plataformas.
A venda por meio das redes sociais ocorre quando a equipe comercial utiliza as plataformas para encontrar e se envolver com novos prospects, fornecendo valor, respondendo à perguntas, respondendo aos comentários e compartilhando conteúdo ao longo da jornada de compra do consumidor – da conscientização à consideração, por todo o funil de vendas, até que um usuário esteja pronto para comprar.
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Abaixo um infográfico que ilustra como aconteciam as vendas e como hoje, no mundo digital em que vivemos, esse processo se dá.
Enquanto o antigo modelo de vendas costumava ser sobre chamadas frias, demonstrações de vendas e leads qualificados, a nova maneira de vendas B2B significa usar as redes sociais para alcançar novos clientes potenciais, educá-los sobre como sua empresa pode ajudá-los a crescer em seus negócios e engaja-los através da produção de conteúdo.
Não é apenas uma mudança no processo de compra B2B, o comportamento dos tomadores de decisão, mudou também.
Um estudo do Google e da Millward Brown Digital descobriram que 46% dos tomadores de decisão agora têm idade entre 18 e 34 anos (acima de 27% em 2012), que por coincidência é o maior usuário demográfico das mídias sociais.
Como vender nas redes sociais e quais seus benefícios?
Jamie Shanks, da Sales for Life, compartilhou suas principais descobertas em um estudo de vendas sociais com mais de 45 mil representantes de vendas e 200 empresas. O que ele encontrou foi o seguinte: por cada R$ 1 investido em vendas sociais, o ROI é de R$ 5.
Cada dólar investido em vendas sociais resultou em um retorno de cinco dólares.
A Aberdeen Group também em pesquisa descobriu que os representantes de vendas que usam redes sociais encontram em média de 45% mais oportunidades. Além disso, a venda social ajuda as melhores empresas a obterem um ganho de 16% na receita de um ano para o outro. Isso é quatro vezes melhor do que as empresas que não usam redes sociais!
O desafio aqui é que nem todas as empresas sabem como utilizar as redes sociais para vender mais. Então, como seu negócio pode adotar uma estratégia em plataformas digitais? Separamos 5 dicas para ajudar a sua empresa a entrar de vez nesse mercado e a aprender a como vender nas redes sociais.
#1 Ofereça conteúdo de qualidade e nutra seu usuário
As empresas que são bem-sucedidas nas redes sociais entendem que oferecer conteúdo consistente e de alta qualidade é a chave para estabelecer relacionamentos com as personas que deseja atender, bem como com seus clientes atuais. Uma rede social deve nutrir seus leads, assim como as redes do mundo real foram nutridas no passado através de reuniões, almoços de negócios, telefonemas e seminários.
#2 Compartilhe conteúdo e informe seu público
O compartilhamento de conteúdo relacionado à indústria, vídeos informativos, imagens de um produto em uso e conteúdo geral relevante para o mercado-alvo é outro aspecto importante para alavancar as vendas com as redes sociais.
#3 Branding
Posicionar um negócio como um líder do pensamento do setor também serve para mostrar produtos e serviços de forma a melhorar o reconhecimento da marca e a credibilidade do mercado.
Manter os perfis atualizados atualizados e detalhados assegura que os compradores interessados possam aprender mais sobre sua empresa. Um perfil forte do LinkedIn é especialmente importante para aqueles que procuram vendas B2B. Aproveitar a função Lead Builder no LinkedIn Sales Navigator é uma ótima maneira para as empresas encontrar e fazer novas conexões.
#4 Ouça seu público
Reduzir-se da venda e, em vez disso, ouvir as preocupações dos compradores pode fornecer uma grande quantidade de informações sobre o que um comprador está procurando, permitir-lhe fornecer informações e soluções úteis e criar confiança com importantes tomadores de decisão.
Além de aprender a como vender nas redes sociais é importante monitorar os resultados das campanhas, ações e conteúdos compartilhados, a fim de entender o poder de conversão que seu posicionamento está alavancando.
#5 Anúncie nas plataformas digitais
Atualmente as redes sociais mais importantes, tais como Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram possuem plataforma de anúncios, que possibilitam a segmentação do público e assim, fazem como que você atinja exatamente a persona que deseja, utilizando informações como localização, gênero, interesses e comportamentos.
3 conversões importantes nas mídias sociais
Não apenas os números de vendas diretas são métricas para analisar a efetividade de ações nas mídias sociais, além desse fator outros dados de conversão de leads também devem ser levados em consideração.
Engajamento
Quando você publica conteúdo no Facebook, Twitter e similares – as pessoas respondem, gostam, comentam, compartilham suas coisas? Quanto mais você recebe, mais confiante você pode ficar de que está fazendo o que é certo, ou seja, está produzindo o conteúdo que as pessoas se preocupam e querem ler.
Se não houver nenhum envolvimento com o seu conteúdo, você deve ter uma visão crítica do que está fazendo e por que não está funcionando. Relacionamento leva tempo, mas não deixe isso se tornar uma desculpa. Muitas empresas desenvolveram um segmento significativo em 1 ano ou menos.
O engajamento é especialmente importante no Facebook, devido ao seu algoritmo que recompensa o “engajamento” em suas postagens. O significado de que as postagens que atraem muito engajamento em termos de ações como Likes, compartilhamentos e comentários serão recompensados com maior visibilidade nos usuários News Feeds.
Tráfego
Quanto tráfego você está recebendo das mídias sociais? Veja como você pode acompanhar isso com o Google Analytics:
- Vá para a seção Fontes de tráfego, selecione Fontes e Todo o tráfego. A partir daí, você pode identificar quem lhe envia o maior tráfego.
- Uma vez que você conheça suas principais fontes de tráfego de redes sociais, vá em frente e crie segmentos avançados para esses sites para analisar individualmente seus visitantes dessas fontes.
Geração de leads
Quantas ligações novas você está recebendo graças aos seus esforços de mídia social? Uma coisa a lembrar é que as ligações das mídias sociais são diferentes das suas ligações tradicionais.
Nos contatos nas redes sociais você deve trabalhar a construção de confiança através de conteúdo valioso e útil e, em seguida, mover-se lentamente para a parte de vendas.
Gostou das dicas de como vender nas redes sociais? Uma das estratégias mais utilizadas é a compra de mídia. A Links Experts é uma agência especializada em mídias pagas com foco em resultado. Nós não exigimos orçamento mínimo ou tempo mínimo de contrato e o investimento é personalizado de acordo com realidade de cada cliente. Entre em contato com a nossa equipe e comece a fazer campanhas estratégicas para o seu negócio.