Um nome extremamente importante para o marketing é Philip Kotler. Ele é conhecido como o maior especialista na área, devido à sua trajetória e trabalhos com grandes empresas, tendo os seus ideais presentes até os dias atuais.
Philip Kotler nasceu nos Estados Unidos, Chicago, em 1931. Sua formação acadêmica inclui dois anos cursando a Universidade DePaul e um mestrado na Universidade de Chicago.
Isso aconteceu porque ele iniciou a primeira faculdade após esse tempo já estudando, então, foi aceito no programa para a realização do seu mestrado na área de economia, o que é muito raro, uma vez que ele não tinha nem terminado a graduação.
Depois, ele adquiriu um PhD pelo MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em economia, um pós-doutorado em matemática pela Universidade de Harvard e outro pós-doutorado pela Universidade de Chicago em ciências comportamentais.
Então, em 1962, ele decidiu começar sua carreira profissional como professor universitário, exercendo na Kellogg School of Management.
Mas foi em 1967, que ele publicou seu livro “Administração de Marketing”, que ficou conhecido como a bíblia do assunto, momento em que as ações nessa área não eram muito analisadas no mercado.
Então, a partir de 1988, Kotler foi titular da cadeira de Marketing Internacional pela Universidade de Northwestern, que é um centro de estudo de negócios que está entre os mais aclamados do mundo.
O jornal diário Financial Times o colocou em quarto lugar entre os maiores gurus de negócios internacionalmente em 2005. E pelo The Wall Street Journal no sexto lugar entre os pensadores mais influentes na área de negócios no ano de 2008.
Philip Kotler já publicou mais de 50 obras, com vendas ultrapassando milhões de exemplares e traduzidos para 20 línguas diferentes.
Ele já fez palestras, consultorias e publicou artigos destinados ao The Journal of Marketing e Harvard Business Review. Além disso, já recebeu prêmios relevantes relacionados ao marketing.
Outro título que carrega é o de maior especialista em marketing, de acordo com o Management Centre Europe. Atualmente, Kotler continua atuando como professor e dando palestras pelo mundo sobre o assunto.
Contribuição de Kotler: conheça mais
Como visto, Philip Kotler foi muito importante para certos conceitos relacionados ao setor de marketing. Por isso, serão analisadas as contribuições do economista para a área em geral. Pois bem, entre elas estão as seguintes:
O que é posicionamento?
Na visão de Kotler, o posicionamento de marca está relacionado a expor a forma com a qual o seu negócio é diferente dos outros, ou seja, da concorrência, mostrando isso aos consumidores.
Por exemplo, o posicionamento de uma empresa de portaria pode ser o seu atendimento ao cliente diferenciado ou a sua publicidade de qualidade.
O que é marketing?
Para Kotler, o marketing está relacionado à compreensão e atendimento das necessidades de seus clientes, visando alcançar os objetivos definidos por uma empresa ou pessoa. Dessa forma, é um projeto administrativo e social.
Isso porque a sua base é feita pela união entre criação, oferta e troca de mercadorias que possuem um valor adicionado.
Então, por exemplo, o marketing de uma empresa de gerenciamento de resíduos deve ser ela entendendo os seus clientes e sabendo como pode ajudá-los, podendo alcançar o objetivo de crescer como instituição e ficar conhecida no ramo.
Ele também acredita que o marketing pode ser dividido em três tipos diferentes no mercado, tendo uns mais avançados e outros mais simples e básicos, como serão vistos no desenvolver.
O que é segmentação?
Para uma empresa que vende placas fotoluminescentes é muito importante entender qual é o seu público consumidor, pois, assim, ela consegue criar táticas direcionadas a ele, aumentando a eficiência de suas campanhas. Nesse contexto, surge a segmentação.
Ele descreve a segmentação como uma forma de reconhecimento do fato de que não é possível servir a todos os clientes, mantendo um nível igual de satisfação.
Dessa maneira, ele explica que é necessário que a empresa defina seu público-alvo, ou seja, o grupo de pessoas que deseja afetar com seus produtos, conseguindo chegar até os consumidores com características e necessidades parecidas.
Essa é a base para que uma empresa consiga definir sua persona, que é o cliente ideal, com as características mais comuns entre os seus compradores.
Logo, por exemplo, uma empresa que vende diferentes tipos de lençol hospitalar de papel sabe que seu público-alvo são os hospitais e clínicas médicas, conseguindo fazer com maior eficiência com que eles comprem seus produtos, aumentando o lucro.
Marketing 1.0
O Marketing 1.0 é considerado o mais antigo e o primeiro que Kotler identificou, sendo também o tipo mais utilizado pelas empresas. Além disso, é o que consegue chegar até a mente do consumidor.
Esse conceito está relacionado à realização de um trabalho e oferecimento de produtos de qualidade, possibilitando a entrega de lucro para o gestor. Contudo, ela considera o cliente apenas um comprador.
Na prática, um exemplo é uma empresa desejando vender máquinas empacotadoras. Com esse marketing, apenas é entregue o produto aos clientes, sem a tentativa de aplicação de valor a ele.
Basicamente, ele gira em torno da ideia de conseguir lucro com base no alcance da mente dos indivíduos, por meio de um bom serviço.
Marketing 2.0
Já o marketing 2.0 é um conceito levemente mais avançado do que o anterior, e está ligado a quando uma empresa analisa as informações de seus clientes, ação que acaba garantindo um diferencial a ela.
Em outras palavras, as instituições analisam dados para conhecer os seus consumidores, seus hábitos e necessidades, possibilitando a produção e venda de produtos que possam atender a esses desejos e pontos essenciais.
Por exemplo, uma empresa que vende equipamentos para internet analisa as informações que tem sobre seus clientes, conseguindo criar formas de atender suas necessidades e mostrar um diferencial em meio aos concorrentes.
Com isso, é possível perceber que o foco no consumidor é desenvolvido e aumentado, mas continua entendendo o cliente como possuidor de postura passiva.
Marketing 3.0
O marketing 3.0 é quando existe uma expansão do que é a venda de uma empresa para seus consumidores, uma vez que deseja realizar ações que podem ajudar a mudar o mundo de alguma forma.
Dessa maneira, ela passa a ver os seus clientes como pessoas que têm problemas e desejam solucioná-los, tendo o desejo de melhorar sua situação. Para isso, as instituições passam a apresentar produtos, serviços e valor.
Por exemplo, uma empresa que vende expositor de ração entende seu público e procura encontrar formas com as quais o seu produto pode ser uma solução para determinado problema da vida dele.
Marketing 4.0
Na visão de Kotler, o marketing 4.0 é o mais avançado. Isso porque é proveniente da expansão do ambiente digital e da necessidade de ter as empresas inseridas nesse mundo.
Ou seja, ela deve investir na transformação digital para poder se conectar aos clientes. Basicamente, nela, o consumidor se torna ponto essencial da economia digital.
Dessa forma, ela utiliza da internet presente na vida dos indivíduos integralmente. Assim, junto com os outros conceitos, a empresa deseja desenvolver um relacionamento mais pessoal e personalizado com os seus clientes e utiliza dados para seu benefício.
Por exemplo, isso acontece com as empresas de organização de eventos que criam contas nas redes sociais e desejam atender os seus clientes da maneira mais próxima, melhorando os resultados de suas estratégias.
Para chegar até esse nível de marketing, o economista indica uma evolução gradual do marketing, desde o mais básico até o mais evoluído.
Principais ensinamentos de Kotler
Philip Kotler, de acordo com o seu desenvolvimento e definição de conceitos, deixou alguns ensinamentos característicos, como os listados a seguir:
- Deve haver preocupação com as pessoas e com o mundo;
- É preciso fazer os consumidores se sentirem parte do negócio;
- Deve-se seguir o funil de vendas;
- Segmente os clientes;
- Nunca pare de inovar.
Então, Kotler conseguiu desenvolver suas ideias com sucesso e passar as mensagens que queria para os economistas e o mundo do marketing, coisa que continua fazendo até os dias atuais, propagando auxílio.
5 melhores livros de Kotler
Como foi visto no início, Philip Kotler escreveu diversas obras e muitas delas fizeram sucesso, então serão destacados os 5 melhores livros do especialista:
- Administração de Marketing;
- Marketing de A a Z;
- Princípios do Marketing;
- Marketing de Crescimento;
- Marketing 4.0: do tradicional ao digital.
Portanto, os livros do autor conseguiram e conseguem ajudar muitos profissionais e empresas a desenvolver estratégias eficazes, tornando-se referência no assunto, algo muito especial.
Conclusão
Logo, é possível entender que Kopler é, e foi, muito importante para o entendimento e desenvolvimento do marketing no mundo dos negócios, tornando-se figura referência no assunto e ajudando diversas outras empresas.
Tudo isso adicionado a uma formação acadêmica exemplar e a criação de ideais bases para qualquer estratégia de marketing atual, garantindo a sua contribuição para a facilitação de aplicação das técnicas relacionadas ao setor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.