Um e-commerce é uma excelente ferramenta para alavancar as vendas de um negócio. Com o avanço das tecnologias, as plataformas de lojas virtuais estão cada vez mais acessíveis e intuitivas. Isso traz uma grande facilidade para dar o primeiro passo com um e-commerce e aumentar sua presença na Web.
Existem várias formas de começar um e-commerce e deixá-lo atrativo para os visitantes. Neste artigo, trazemos algumas dicas para quem está começando ou quer melhorar um sistema de e-commerce. Confira!
Escolha a plataforma certa
Se você ainda não começou o seu e-commerce ou loja virtual, essa é uma boa oportunidade para começar da melhor forma. São muitas os opções para você criar uma loja virtual, mas é importante saber qual é a melhor plataforma para loja virtual em cada caso.
Você pode optar por plataformas já hospedadas e gerenciadas, como Shopify e BigCommerce, que ficam responsáveis por toda a configuração de infraestrutura de servidor e hospedagem. No entanto, se você prefere ter um controle maior sobre a sua plataforma e pode investir o tempo necessário para configurar e administrar a sua plataforma, você pode contratar um serviço de hospedagem de sites e utilizar um sistema de e-commerce como Magento ou WooCommerce.
Ambas as opções podem trazer bons resultados, mas cabe você avaliar qual solução é viável para o que você busca. Se você tem conhecimento ou interesse em gerenciar a sua plataforma livremente, considere um plano de hospedagem e uma instalação personalizada de uma plataforma de e-commerce que é popular no mercado. Caso você não queira investir os recursos para gerenciar sua própria hospedagem e sistema de e-commerce, opte por uma solução pronta e já gerenciada, que seja viável para o seu negócio.
Invista no marketing digital
O marketing digital é importante para qualquer negócio, e é essencial num e-commerce ou loja virtual. Ao investir no marketing digital, você está investindo também na relevância do seu negócio na Internet. Ter a sua marca facilmente encontrável no Google e ativa nas mídias sociais pode trazer muitos benefícios para a sua loja virtual.
Existem várias ferramentas de marketing digital que podem ajudar o seu e-commerce nessa jornada de marketing digital. Muitas das ferramentas estão relacionadas com o Google, que é o principal mecanismo de busca na Internet. Embora o Google tenha a maior parte da parcela de buscas na Web, as ferramentas também são válidas para outros mecanismos e motores de busca.
As principais ferramentas incluem:
- Google Analytics
- Google AdWords
- Google Keyword Planner
- Google Trends
Otimize a loja virtual para os mecanismos de busca (SEO)
Se você quer colocar o seu site na primeira página do Google, você deve aplicar as melhores práticas de SEO. Utilizando técnicas de SEO, as suas páginas terão uma maior chance de ranqueamento no Google e apresentar um melhor posicionamento.
É importante observar que o trabalho de SEO é um trabalho de médio a longo prazo – logo, comece o quanto antes a otimizar o seu site ou e-commerce. Procure as tendências, identifique as palavras chave com alto volume de busca e comece a utilizar em suas páginas, com o cuidado para evitar o keyword stuffing, que de forma simples, é quando você utiliza as palavras chave de forma exagerada e sem naturalidade.
Para alavancar o seu negócio nas mídias on-line, em tudo que se refere as tecnologias do Google e redes sociais, considere também o apoio de experts no assunto.
Quer ter as melhores soluções para o seu negócio? Conheça a nossa metodologia para obter os melhores resultados!