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5 dicas de Google AdWords para otimizar o ROI das campanhas

Uma das estratégias mais assertivas de qualquer planejamento estratégico de marketing digital para gerar tráfego para seu site  é o investimento em ações no Google Adwords.

Se você já faz campanhas na plataforma, sabe que ações desenvolvidas com um conhecimento mediano sobre ela e a forma de pagamento em CPC, já trazem resultados bastante favoráveis ao seu negócio, entretanto, com algumas dicas de anúncio, mais avançadas, o céu é o limite.

Por isso separamos 5 dicas de Google Adwords para ajudar você a alavancar os resultados de sua empresa.

Entretanto, se você está começando a se aventurar no Google Adwords, sugerimos que leia o material: Tudo sobre AdWords: a ferramenta do Google para anúncios online.

O que é o Google Adwords?

A cada segundo, há 2,3 milhões de pesquisas sendo realizadas no Google. Entretanto, estudos nos mostram que 87% dos usuários da web não verificam resultados após a página 1 dos mecanismos de pesquisa.

Dessa forma, quanto melhor posicionado seu site estiver em uma página de resultados, maior seu potencial de atrair usuários, receber cliques e aumentar tráfego.  

Em busca desse lugar entre os primeiros resultados, as empresas estão, cada dia mais, investindo nos anúncios do Google.

Os links patrocinados são pagos pelas empresas, e como dissemos acima, podem ser uma maneira extremamente eficaz de gerar tráfego qualificado e relevante para seu site exatamente quando as pessoas estão pesquisando os tipos de produtos ou serviços que sua empresa oferece.

Mas, afinal, o que é o Google Adwords?

Trata-se da ferramenta de anúncios do maior site de pesquisas do mundo, que possibilita que anúncios apareçam nos resultados de pesquisas feitas em google.com.

Com o uso do Google AdWords os anúncios também podem ser exibidos em outros sites por meio da rede de Display e do programa do Google AdSense.

Abaixo está um exemplo de uma página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google.

Indicamos em vermelho os resultados que exemplificam o que é o Google Ads, enquanto em que verde, apresentamos os resultados orgânicos.

Atualmente, quase toda pesquisa, apresenta resultados com links patrocinados e links orgânicos. Como você pode ver, a publicidade tem o mesmo formato que os demais resultados, com a única diferença de ter uma tag, com a palavra “anúncio”.

As campanhas configuradas no Google Adwords Display, aparecem em formato de banner, em sites parceiros do Google. No exemplo abaixo destacamos de vermelho os espaços ocupados pelos anúncios.

Além de rede Display e pesquisa (Search), existem outros tipos formatos de anúncios para o Google Adwords, que incluem:

A seguir separamos algumas dicas de Google Adwords para você tirar o máximo proveito da estratégia e aumentar o retorno de suas campanhas.

Com o gerenciamento eficaz do Google AdWords, suas campanhas não apenas se tornarão mais eficazes para direcionar tráfego segmentado relevante para seu site, mas o valor do lance com as frases e palavras desejadas poderá ser menor do que sua concorrência.

Leia mais: Como calcular ROI do Google Adwords: ROI REAL X ROI Padrão

Dicas de Google Adwords para maximizar seus resultados

1. Comece por desqualificar Leads

O que? Desqualificar leads?

Sim, entre as dicas de Google Adwords mais importantes está a necessidade de você começar sua campanha de gerenciamento do Google AdWords desqualificando leads.

Lembre-se do Princípio de Pareto: 80% do seu negócio virá de 20% de seus leads.

Você precisa usar o Google AdWords para encontrar esse 20% e desqualificar os outros 80%.

Como você faz isso com o Google AdWords? Existem algumas maneiras de fazê-lo, mas uma das melhores é utilizando a ferramenta de palavra-chave do Google para encontrar os termos corretos.

Por exemplo, se você comercializa acessórios de alto nível para mulheres, você poderia dirigir um anúncio para “acessórios femininos”.

Deixando de lado que essa palavra-chave é muito genérica, ela não funciona bem nesses caso porque você não está direcionando especificamente mulheres que podem pagar pelo seu produto. Em vez disso, você deve optar por uma palavra-chave como “jóias designer feminino”.

Com essa palavra-chave, você está desqualificando mulheres que procuram acessórios com desconto ou de valor médio ou baixo.

Isso significa que seu anúncio não será clicado por pessoas que não são susceptíveis de se converter. Essa também é uma excelente dica de anúncio para aumento da taxa de conversão.

Lembre-se de que, em campanhas CPC, você é cobrado quando as pessoas clicam no seu anúncio do Google AdWords. Portanto, as ligações desqualificadas são uma ótima maneira de maximizar seu retorno sobre investimento.

Querendo investir, mas sem saber qual é o valor ideal para sua campanha? Sugerimos que leia o artigo; Quanto custa a publicidade no Google AdWords? Você decide!”

2. Não use sua página inicial como sua landing page

Alguns comerciantes pensam que podem juntar uma ótima campanha publicitária e apenas indicá-la na sua página inicial. Isso nem sempre é uma boa ideia.

Vamos explicar o motivo.

A sua página inicial provavelmente não é segmentada para um perfil de mercado específico, já os anúncios do AdWords geralmente usam palavras-chave e anúncios, que atraem um conjunto de personas pre-definidos por você.

É por isso que, a melhor forma de otimizar as taxas de conversão de seus anúncios, é encaminhar o usuário ao caminho mais próximo do que ele precisa, e para isso você pode, e deve, utilizar as landing pages.

Por isso, entre as dicas de Google Adwords não pode faltar a ideia do índice de qualidade do anúncio.

A pontuação de qualidade é uma parte importante da administração do que é Google Ads, e por isso não poderia ficar de fora das dicas de Google Adwords.

Certifique-se de que sua equipe está focada na sua melhoria. Isso ajuda com os custos e a classificação do anúncio.

Tenha em mente que o seu Índice de qualidade provavelmente sofrerá um impacto se a sua landing page não for relevante para o seu anúncio, ou seja, se o usuário clicar em seu anúncio e não encontrar rapidamente o que procurou, rejeitando assim seu conteúdo, você pode perder posições nos resultados de pesquisa.

Resultado?

Seu anúncio aparecerá em posições inferiores nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.

O Google pondera, não apenas o valor dos lances por palavra-chave, mas também e quantas pessoas clicam em cada anúncio, dando preferência aos anúncios mais eficazes.

3. Use o Geotargeting

A terceira das dicas de Google Adwords diz respeito à geolocalização.

Você pode estar em um nicho que não atrai pessoas em todo o país. Se for esse o caso, você usa o geotargeting para refinar melhor seus anúncios de CPC.

Isso garantirá que você atraia usuários que podem realmente consumir seus serviços e produtos e aumenta a chance de geração de leads qualificados.

Por exemplo, se você estiver comercializando, em uma plataforma digital, equipamentos de pesca de água salgada, você provavelmente não terá muitos clientes que vivem em regiões que não tenha mar. É por isso que você deve segmentar seu anúncio.

4. Executar campanhas otimizadas para celular

80% dos usuários da Internet possuem um smartphone.

Essas pessoas estão usando seus smartphones para navegar na web e procurar coisas para comprar. É por isso que você precisa garantir que seu anúncio do Google AdWords seja otimizado para usuários móveis.

Se você não utilizar da possibilidade de anúncios mobile você perderá uma participação de mercado significativa em relação aos concorrentes que o fazem.

No que diz respeito à dicas de Google AdWords, você precisa desenvolver anúncios para celular, assim como precisa disponibilizar uma página de destino responsiva e, caso tenha um e-commerce, deve ter um processo de pagamento otimizado para dispositivos móveis.

Dê uma olhada nas análises da sua campanha “genérica”. Se você achar que está atraindo muitos olhos móveis, duplique-o. Em seguida, otimize a campanha duplicada apenas para uma multidão móvel.

Tenha em mente que você pode querer levar as coisas um passo adiante separando as campanhas de tablet e smartphone. Essas duas plataformas têm tamanhos de tela significativamente diferentes e podem exigir esforços específicos de otimização.

5. Coloque sua palavra-chave no URL de visualização

A última das dicas de Google Adwords está relacionada à utilização da palavra-chave na URL de visualização? Se não, por que não?

Quando você inclui a palavra-chave na URL você está tornando o anúncio mais relevante para a palavra-chave.

Felizmente, a tecnologia moderna facilita a criação do URL que você deseja para sua landing page. Aproveite isso e melhore o desempenho do seu anúncio.

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