O Instagram possui mais de 700 milhões de usuários ativos no mundo. Uma rede social ainda com menos competição e seguidores mais engajados do que Facebook e Twitter.
É uma grande oportunidade de mercado para empresas divulgarem seus produtos para um público mais direcionado, seja fazendo isso de forma orgânica ou paga. Mas como se diferenciar e captar a atenção do seu consumidor nesse mar de usuários? É o que vamos te contar de forma prática em 6 dicas do Instagram para empresas.
6 dicas do Instagram para empresas
1. Mostre o que você faz de forma criativa
Foque na solução que você oferece, mas adeque a linguagem escrita e visual da sua empresa para o Instagram. O que isso significa? Agregue valor ao seu serviço ou produto de forma natural e ao mesmo tempo bonita.
Nunca subestime o fato de que essa rede possui como sua principal característica o conteúdo visual. Então foque em construir uma identidade para sua marca através de imagens que conte uma história e sejam bem produzidas (nem sempre o orçamento dá, mas tenha o cuidado ao pelo menos tentar deixar elas profissionais).
2. Experimente o Stories do Instagram
Essa é uma dica do Instagram para empresas de ouro! O Stories é uma funcionalidade que o Instagram criou para concorrer diretamente com o Snapchat (e tem conseguido). É um espaço no qual é possível subir vídeos curtos (de até 15 segundos) que fica no ar somente 24h.
Algumas benefícios de usar o Instagram para empresas:
- Os stories são disponibilizados no topo da rede social e pode ser visto logo que o usuário entra na rede.
- Pode ser usado para mostrar conteúdos mais descontraídos e que mostrem o dia a dia da empresa, por exemplo.
- Não precisa ser feito com qualidade tão profissional quanto um post.
- Tem alguns filtros divertidos que podem ajudar a criar empatia com seu público.
- Você pode marcar outras pessoas, marcas e até adicionar data e localização.
Todas as fotos ou vídeos que sua empresa for postando em seguida, vão sendo adicionados formando uma timeline de histórias.
Recentemente o Instagram criou até a opção de enquete para o Stories, que permite empresas criarem uma interação ainda maior com seus seguidores. Experimente o Stories e depois nos conte qual foi o resultado!
3. Crie um perfil campeão
Quando um usuário descobre seu perfil, a primeira coisa que ele irá fazer é entender o que seu negócio faz e porquê ele deve seguir vocês por lá.
Por isso, crie uma breve descrição em seu perfil (máximo 150 caracteres) de forma que um usuário consiga entender de cara o que sua empresa faz, os diferenciais, além de colocar links para seu site ou outras páginas que possam ser interessantes.
O que funciona:
- Agência de links patrocinados e mídia paga com profissionais certificados pelas principais redes como Facebook, Instagram, Linkedin e AdWords.
O que não funciona:
- Venha conhecer nossa agência e saiba como sua empresa pode melhorar a presença dela online.
Não é que a segunda opção seja ruim, mas não fica claro o que a empresa faz e seus diferenciais, não acha? Lembre-se disso, é uma das principais dicas do Instagram para empresas.
4. Aumente seu alcance com #hashtags
Use as famosas #hashtags para alcançar mais pessoas na rede. Você pode usar elas para campanhas específicas ou para criar a identidade da sua empresa, o importante que ela seja relevante e agregue para seus posts.
Outra dica do Instagram para empresas, que também é considera uma boa prática, é usar de 3 a 5 hashtags em seus posts, e o máximo que pode ser usada por post são 30.
Tente usar as hashtags populares (mas só se fizer sentido). Por exemplo, você pode usar a #instagood (usado em mais de 300 milhões de posts) e significa que a foto é muito boa, como se você se orgulhasse dela. Outra hashtag famosa é a #tbt, que significa Throwback Thursday e é usada para relembrar algum momento antigo marcante. Na sua empresa, você pode usar para mostrar algo legal que aconteceu na empresa na semana anterior, ou o evento que vocês estiveram presentes no final de semana.
Procure também as #hashtags relacionadas ao seu negócio. Para empresas de tecnologia, pode-se usar a #tech, por exemplo. Outro exemplo interessante é como a GoPro, empresa de cameras de aventura, cria seus posts e engaja seus usuários a postar fotos. Boa parte dos posts deles são imagens de clientes que usam a #GoPro e eles repostam em seu canal, como a imagem abaixo.
5. Crie anúncios para conquistar mais seguidores
A rede possui uma ferramenta de anúncios interligada com o Facebook Ads. A cada dia, os anúncios no Instagram Brasil estão se tornando mais concorridos, mas ainda é um mercado com muitas oportunidades para se explorar.
É possível criar anúncios de imagem ou vídeo na rede e inserir links para o seu site ou incentivar que os usuários comecem a seguir sua empresa.
O custo para anunciar no Instagram varia de acordo com o público que sua empresa quer atingir e pode ser adequado ao seu orçamento, ou seja, não existe um valor mínimo de investimento.
Mas é claro que quanto menos você investe, menor será seu alcance. Uma agência especializada em anúncios online pode ajudar na criação dessa estratégia se você ainda não se sente seguro ou não tem tempo.para investir por conta própria.
6. Acompanhe os resultados e melhore a partir deles
Essa não pode faltar para quem quer descobrir as dicas de Instagram para empresas. Sem dar um pausa para analisar os números e resultados, o marketing se torna um jogo de adivinhação.
A verdade é que você pode ler todos os conteúdos teóricos na internet sobre métricas de marketing digital, mas você só saberá realmente o que funciona para seu público analisando seus números e agindo em cima deles.
O próprio Instagram te dá dados sobre sua performance (nº de curtidas, comentários, quantidades salvas de uma imagem e por aí vai). Crie uma rotina de acompanhamento dos dados (semanal, mensal) e não deixe buscar sempre melhorar suas publicações.
E aí, gostou das nossas dicas do Instagram para empresas? Aposte nelas para ciar uma estratégia robusta e personalizada para seu negócio.
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