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Dicas para e-commerces: pesquisa aponta 7 tendências para os próximos anos

Uma pesquisa realizada pela Atlas apresentou números importantes sobre o e-commerce no Brasil de 2017. O setor cresceu 12% se mostrando na contramão da crise. Esse e outros dados apresentados possibilitaram uma projeção de tendências para 2018 e próximos anos, com dicas para e-commerces de pequenas empresas ou grandes conglomerados.

Separamos as tendências mais quentes para quem investe ou tem interesse em investir em uma loja virtual. Com essas dicas para e-commerces você vai aprender como aumentar suas vendas na internet  e poderá começar a se preparar para um ano de sucesso!

Dicas para e-commerce: 7 tendências para 2018

Um dos mercados com maior crescimento no mundo todo, os e-commerce são o sonho de muitos empreendedores, mas é preciso muita pesquisa para montar um e-commerce de sucesso. Por isso, separamos sete tendências para você começar a aplicar imediatamente em seu negócio!

Plano de marketing para e-commerce

A primeira dica não é uma tendência, mas uma exigência para quem quer sucesso nas plataformas digitais. Desde que começaram a surgir as primeiras lojas virtuais, a necessidade de fazer um plano de marketing para e-commerce se consolidou como estratégia e forma de iniciar suas vendas.

Você pode acompanhar um check-list com 12 ações principais para um plano de marketing para e-commerce para pensar e executar durante o planejamento de sua loja. Entre as etapas de planejamento você encontra: a seleção dos produtos, estoque, melhor plataforma, recebimento de pagamentos, logística e frete, legislação, objetivos de marketing, influenciadores digitais, redes sociais e Adwords.

Uma etapa muito importante nesse cenário é dedicação em buscar formas de como divulgar sua loja virtual.

Dispositivos móveis

A pesquisa apresentou que em 2017, a penetração massiva dos smartphones fez com que aumentassem também as vendas realizadas por meio de dispositivos móveis. A parcela de compras realizadas por meio dessas ferramentas aumentou de 22% em 2016 para 31% em 2017.

O que se pode esperar para 2018? Um crescimento ainda maior.

  • Então prepare seu e-commerce com mecanismos que o deixe fácil de navegar nos celulares.
  • Faça anúncios mobile e alcance mais usuários com seu perfil
  • Já pensou em criar um aplicativo para seu e-commerce? Quem sabe não é agora a hora!

Marketplaces

Você pode ainda não saber o que é marketplace, mas possivelmente já fez uma compra em algum site que funciona dessa forma.

Os marketplaces são espaços de divulgação e venda online que atendem a empresas de todos os tamanhos. São sites que oferecem todo o suporte e estrutura online para empresas anunciarem seus produtos na internet, retendo apenas uma comissão do que é vendido pela plataforma. Essa comissão varia de cada plataforma, mas fica em torno de 15% a 30% em cima do valor do produto vendido.

Sites como Netshoes, Lojas Americanas, Casas Bahia, Submarino, entre outros, fazem exatamente esse trabalho. Reúnem várias outras lojas e disponibilizam seu espaço de vendas para que elas também possam vender. Para o consumidor, a vantagem é que você não precisa pagar fretes separados e ainda consegue achar produtos diversos no mesmo site.

Em 2017, a dependência dos e-commerces em marketplaces é evidente em quase todas as categorias, 31,5% das vendas é efetuada por esse canal. Já pensou ter seus produtos divulgados e vendidos por algum dos sites acima?

Aquisição via Google

Se você tem ou vai iniciar um e-commerce com certeza já sabe da importância do Google para o setor. Em 2017,  51% das transações online aconteceram após uma busca no Google. Ou seja, não se preocupar com as estratégias de SEO, nem investir em anúncios no Adwords, pode ser muito prejudicial para o seu negócio, afinal as pessoas não irão te encontrar e possivelmente irão atrás de seus concorrentes.

Leia mais: Descubra como colocar seu site na primeira página do Google e quanto custa.

Além da importância de investir nas plataformas do Google, abrir os olhos para ferramentas de busca alternativas também se mostra uma grande oportunidade para se destacar de concorrentes, com um investimentos menores.

Quer conhecer mais sobre as diferenças entre Adwords e Bing Ads, acesse esse material exclusivo.

Abandono de Carrinho

Um dado assustador? Mais de 82,3% dos carrinhos gerados no e-commerce brasileiro são abandonados! Isso mesmo 82,3%! Ou seja, é preciso nutrir esses clientes, estimular que eles voltem e finalizem suas compras.

Alguns motivos podem fazer com que alguém abandone um carrinho. Entre as possibilidades estão: valor do frete maior do que o esperado, entrega demorada, forma de pagamento não disponível, problemas de usabilidade ou problemas técnicos, indecisão ou distração do consumidor.

Independente de qual seja o motivo, os clientes que chegaram a fazer um cadastro e a colocar produtos em um carrinho de compra, estão em um nível do funil de vendas avançado e tem alto potencial de fechar uma compra. Então, crie ações dedicadas a eles e estimule-os a finalizar o processo de compra, seja por meio de uma promoção de frete grátis, uma forma de pagamento diferenciada, um brinde. Pense na estratégia e continue a nutrir seus leads.

Frete gratuito

Atrelado a ideia de finalização de uma compra, a pesquisa apresentou que 29,8% dos pedidos captados tiveram frete gratuito. Um bom argumento de venda, que estimula a compra e pode ser o que faltava para o cliente fechar a compra. Pense nisso!

Forma de pagamento

Assim como o frete gratuito, a forma de pagamento facilitada pode ser o argumento de venda que faltava para o cliente. 35,5% dos pedidos captados tiveram boleto como forma de pagamento. Mesmo com 62% das vendas online sendo feitas à vista, 9% das compras tem solicitação de pagamento com mais de 6 parcelas.

Gostou das dicas para e-commerces? Deixe seu comentário e conte sobre sua experiência no setor.

Que tal pensar em uma estratégia de investimento em mídias pagas e links patrocinados? Como você viu, o Google e outras plataformas de busca, assim como as redes sociais, são grandes oportunidades!

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