Quem é da área de alimentação e food service deve saber o quanto esse segmento tem crescido nos últimos anos. Contudo, poucos sabem como utilizar o marketing para restaurante como modo de alavancar o próprio negócio.
De fato, há uma grande diferença entre estar em um ramo que cresce e apresenta curvas positivas de desenvolvimento, e conseguir uma parte desse mercado. Afinal, números absolutos não se traduzem automaticamente no sucesso de uma firma.
Por exemplo, para aproveitar um bom filão do crescimento da área de TI (Tecnologia da Informação) uma empresa de equipamentos para internet vai precisar fazer vários esforços, entre eles o de marketing e publicidade voltados para sua marca em específico.
Quanto ao ramo de restaurantes e demais frentes da área, as próprias pesquisas apontam para essa maré positiva. Uma pesquisa recente foi realizada pela Food Consulting, em parceria com a própria ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).
O que ela aponta é que de 2020 para cá o setor verificou um avanço de cerca de cinquenta pontos percentuais. Na prática, os vários nichos tiveram altas que ficaram entre 22% e 25%, cada um conforme seu setor específico de atuação.
Lembrando que esse aquecimento tende a impactar positivamente vários nichos transversais, que podem ir desde empresas e aplicativos de entrega de alimentos até uma fábrica ou loja que vende uniforme para restaurante.
Em todo caso, o restaurante que quiser abocanhar uma cota desse mercado, vai precisar aplicar os devidos recursos que tiver ao alcance. Por isso, decidimos escrever este artigo, mostrando como o marketing pode conduzir esse esforço.
Além de apontar sua importância, também aprofundaremos em dicas práticas que qualquer um já pode começar a executar hoje mesmo, mostrando também os impactos positivos que isso pode trazer em curto, médio e longo prazo.
O mais bacana é que as dicas são abrangentes, então podem ser colocadas em prática de modo estratégico e gradativo. Por exemplo, recorrer a camisas personalizadas pode ser uma medida mais acessível do que uma campanha maior.
Já anúncios e ações patrocinadas nas redes sociais podem ser algo mais prático e até democrático do que pagar alguns outdoors pela cidade. Em todo caso, o ideal é anotar os conselhos e montar uma agenda para cada um ser feito na hora certa.
Deste modo, se você quer entender de uma vez por todas como o marketing e a publicidade podem mudar seu restaurante de patamar, aumentando as vendas e fortalecendo sua marca, basta seguir adiante na leitura.
Entenda o poder do diferencial
Um dos maiores problemas de qualquer empresa é que, quando ela chega no seu mercado, quase sempre ele já está saturado com aquela solução. Ou seja, cheio de outras firmas fazendo a mesma coisa, do mesmo jeito, há muito tempo.
No caso dos restaurantes, realmente não há nenhuma novidade radical no sentido de que “alimentação fora do lar” é algo que começou a existir há cerca de cem anos, nos Estados Unidos.
Porém, você não precisa reinventar a roda para conseguir se destacar, basta saber investir em um diferencial e utilizá-lo segundo as regras do marketing.
Por exemplo, uma empresa de climatização poderia trazer um diferencial simples, como além de vender os equipamentos, instalá-los. Ou, se um concorrente já faz isso, ela instalaria de graça e dentro de no máximo 24 horas.
A dica de ouro, porém, é que além de ter uma assinatura própria para o seu restaurante, é preciso que você use gatilhos de marketing para fazer o mercado conhecer esse seu diferencial, ou então ele só vai gerar demanda, esforço e estresse.
Por isso, a primeira grande dica está em encontrar qual vai ser sua assinatura, depois saber aplicá-la segundo as demais dicas práticas que traremos aqui.
Os diferenciais podem girar em torno de:
- Novas formas de pagamento;
- Formas de entrega disruptivas;
- Alguns aplicativos facilitadores;
- Horários de funcionamento;
- Um prato ou bebida que seja único;
- Um cardápio de assinatura;
- Uma infraestrutura temática;
- Marca e slogan diferenciados.
Enfim, com isso você começa a ver o restaurante igual a um negócio como qualquer outro, como uma loja ou uma empresa de segurança eletrônica.
Isso é bom, pois assim surgirão frentes que vão desde a fundação da marca até questões mais práticas como a arquitetônica do seu restaurante.
O fato é que você precisa promover uma experiência única, insubstituível e memorável para os seus clientes. Aliás, mesmo que você não tivesse espaço físico, mas fizesse apenas delivery, a regra seria a mesma.
Lembrando que alimentação é algo que mexe bastante com o ser humano, já que pode criar experiências incríveis e até impactar a famosa memória afetiva.
Sobre a experiência do seu consumidor
Hoje em dia é muito comum ouvir falar em UX (User Experience), que remete à Experiência do Usuário. Porém, isso deu a impressão de que esse assunto só importa quando o cliente é um “usuário” ou quando tem um dispositivo tecnológico nas mãos.
Mas não é verdade, a experiência do consumidor, seja de que tipo ele for, sempre foi importante, como no caso dos restaurantes e qualquer serviço de food service.
Como vimos, até a memória afetiva da pessoa pode ser ativada por um bom prato de comida, pelo perfume de um molho de macarrão, pela refrescância de uma bebida ou mesmo por uma salada diferenciada.
Seria como falar na diferença entre uma cesta de alimentos e uma cesta de café da manhã. As duas coisas podem ser a mesma, mas depende da abordagem e apresentação que você faz, especialmente com a publicidade.
Ou seja, ao pensar na experiência do consumidor pela ótica do marketing, você pode renovar os pontos que vão tornar seu restaurante muito melhor de ser frequentado.
As dicas incluem não apenas a excelência na alimentação, mas também o atendimento, os garçons e serviço de salão, o conforto dos assentos, a música de fundo e daí em diante.
Marketing de indicação e relacionamento
Com o advento do marketing digital, muita gente perdeu a capacidade de acreditar no boca a boca. Contudo, é preciso saber que ele continua existindo e tem uma força enorme.
Isso também vale para qualquer tipo de negócio. Imagine uma empresa que instala estandes para feiras, o que ela precisa fazer para ser indicada pelas pessoas?
Obviamente, atender bem o cliente e garantir que ele saia satisfeito. É a satisfação que gera a fidelização do seu consumidor, sem dúvida.
Porém, para dar um passo além e conseguir também o engajamento dele, é preciso dar alguns estímulos, como brindes e descontos em retornos. Se quiser um plus, você ainda pode promover eventos como festivais gastronômicos.
Com isso você também já reforça o marketing de relacionamento, que consiste justamente em programas de fidelidade, além de campanhas segmentadas e personalizadas, que é um ponto que até merece ser aprofundado.
Segmentação e personalização
Enfim, se você se interessou pela ideia das campanhas segmentadas e personalizadas, saiba que o marketing digital pode ajudar e muito nessa direção, que faz toda diferença para um restaurante se destacar hoje em dia.
Um primeiro passo para isso é criar uma referência online, seja um website, um blog ou páginas incríveis nas redes sociais. A partir dali você abre formulários para disparo de newsletters, o que ajuda a criar um banco de leads.
Pronto, com isso você já consegue fazer uma gestão customizada, com histórico e preferências de cada consumidor. Use um CRM (Customer Relationship Management) para isso, pois ele faz, justamente, o Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente.
No caso de uma empresa de motoboy, por exemplo, é esse tipo de programa que registraria o endereço de um cliente, não tendo que perguntá-lo toda vez.
Enfim, com esse tipo de estratégia de marketing você cria uma presença online diferenciada, já aproveita para ter uma boa lista de e-mail, e ainda trata cada cliente como se fosse único.
Como ir além da teoria?
Um ponto fraco de algumas pessoas que lidam com marketing é ficar na teoria e acabar se esquecendo do aspecto mais prático de um negócio.
No caso do restaurante, para não cair nisso, comece analisando sua concorrência. Assim, você sai da famosa bolha de se comparar consigo mesmo, para ver o que está acontecendo na realidade do seu segmento, o que amadurece sua marca.
Outra dica é trazer melhorias em seu capital humano. Ou seja, além de marketing, invista no treinamento constante dos colaboradores, preocupando-se com a satisfação e a qualidade de vida deles, o que impacta diretamente no seu próprio restaurante.
Ademais, fique sempre de olho na estruturação de processos do dia a dia, buscando sempre melhorias, otimização e modos de enxugar gastos e ampliar os retornos. Dessa forma, os lucros se tornam uma consequência das ações realizadas.
Conclusão
O ramo de restaurantes é um dos que mais crescem no país, mas para conseguir converter isso em vantagens e lucros para si mesmo, é preciso muito esforço.
Com as estratégias de marketing que trouxemos aqui, certamente você vai conseguir tornar seu restaurante diferenciado e gerar uma experiência memorável para seus clientes, fortalecendo sua marca e aumentando seus resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.