Atualmente o marketing digital domina o cenário do marketing e das vendas, por isso para enfrentar os desafios que o mercado atual impõe é preciso estar por dentro das principais técnicas do marketing digital. Uma das melhores formas de aprender é conhecendo o que líderes de mercado estão fazendo para posicionar suas empresas entre as grandes do marketing digital para vendas. Por isso nesse artigo separamos exemplos de utilização do marketing digital nos principais canais e aplicação das principais estratégias, que assim como cases de marketing digital, são fundamentais para gerar ideias e melhorar estratégias.
Uma das perguntas mais comuns para quem investe em mídias sociais é quanto custa o marketing digital? Entender o funcionamento das ferramentas auxilia inclusive na economia das ações e no aumento do retorno sobre o investimento, ROI.
Exemplos de utilização do marketing digital: 7 plataformas e muitas ideias
Google Adwords, Inbound Marketing, SEO, mídias sociais, marketing de conteúdo, landing pages, e-mail marketing, fluxo de nutrição, CRM e e-books, como aplicar e ter sucesso nas campanhas realizadas com foco em cada uma dessas ferramentas de marketing digital? Abaixo um guia completo para você se inspirar e começar agora o seu planejamento estratégico de marketing digital.
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Google Adwords
Mais de 100 bilhões de pesquisas são realizadas mensalmente no Google e estar presente entre as primeiras posições aumenta a sua chance de alcançar e converter usuários qualificados.
Algumas dicas de Google Adwords podem ajudar muito no desenvolvimento de sua campanha, afinal desenvolver campanhas de links patrocinados no Adwords é uma das estratégias que mais atingem usuários. Por isso, separamos 3 exemplos de utilização de campanhas no Google Adwords.
Entenda o problema do usuário
A dica mais importante para escrever ótimos anúncios do Google é entender claramente o problema da sua persona. Qual problema seu cliente-alvo está enfrentando? Como o seu produto ou serviço resolve isso? O que as pessoas querem realizar com seu produto ou serviço?
Crie senso de urgência
Geralmente, as pessoas não gostam de perder grandes ofertas. Por isso, outra maneira de fazer com que seu anúncio atraia a atenção e gere cliques é adicionar um senso de urgência a eles. Você pode fazer isso adicionando uma contagem regressiva aos seus anúncios (por exemplo, quatro dias restantes, 10 horas restantes, etc.).
Use o números para aumentar a credibilidade
Outra dica para destacar seu anúncio do Google é usar números específicos sobre o desempenho de sua empresa. Os números são fáceis de entender e analisar. As pessoas confiam nos números para checar as coisas e responder ao seu ceticismo. Os números agregam credibilidade aos seus anúncios do Google.
Leia mais: Tudo sobre AdWords: a ferramenta do Google para anúncios online
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Inbound Marketing
Se você ainda não está por dentro das estratégias de Inbound Marketing precisa correr contra o relógio, afinal, trata-se de uma das táticas mais importantes do marketing digital atual.
O Inbound Marketing é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de ganhar o interesse de um público por meio do desenvolvimento e compartilhamento de conteúdo, visando se conectar com as pessoas de uma forma direta e criar um relacionamento duradouro.
Na prática, com o Inbound Marketing sua empresa vai atrair consumidores para dentro das páginas na internet (site, blog, landing pages, redes sociais) e transformá-los em leads qualificados.
A entrada é toda sobre a publicação de conteúdo útil e interessante que seu público quer consumir. Ele nunca é intrusivo, tem sempre o objetivo de criar confiança entre uma marca e seus clientes em potencial e manter a confiança de fãs leais.
Como o conteúdo é tão crucial para o Inbound Marketing, encontrar maneiras criativas e variadas de alcançar leads onde eles estão é a chave para o sucesso. De vídeos a redes sociais, a blogs e e-mails, as marcas de hoje têm diversas opções para criar campanhas atraentes..
Um dos principais objetivos do marketing de entrada é educar. Mas, como revelam algumas pesquisas apelar apenas para o lado racional da natureza humana não é suficiente – também devemos despertar emoções se quisermos garantir que criamos uma impressão duradoura. Precisamos estimular os gatilhos emocionais que influenciam a forma como nossos clientes ideais tomam decisões – não apenas imediatamente, mas a longo prazo.
Então, como as marcas estão construindo apelo emocional em seus materiais de Inbound Marketing? Abaixo selecionamos 3 campanhas de marketing emocional para inspirar você.
Nike
A Nike há muito tempo usa o marketing emocional para se diferenciar de seus rivais. Em um nível puramente racional, é uma marca que vende roupas esportivas. Isso é ótimo, claro, mas a Reebok, a Adidas, a Puma e o também o são.
Mas a estratégia de Inbound Marketing da Nike faz algo diferente – ou pelo menos com mais eficácia – do que talvez todas as outras combinadas (a Forbes cita a Nike como a marca esportiva mais poderosa do mundo). Faz um apelo emocional aos seus clientes-alvo através da utilização de seu “herói interior”.
É uma jogada inteligente – os clientes da Nike são naturalmente formados por entusiastas do fitness e esportes que estão constantemente desafiando a si próprios para correr mais rápido, ser mais fortes e ter um melhor desempenho em todas as suas atividades esportivas.
Mas a Nike também acrescenta um toque bastante astuto às suas campanhas de marketing emocional. Os desafios que os clientes da Nike enfrentam quando buscam sua própria forma física são os internos. Ao treinar, as pessoas se forçam a “apenas fazer” e forçam um pouco mais, vão a milha extra e, assim, superam suas fraquezas internas (o vilão) e se tornam vitoriosas (o herói).
O consultor de marketing emocional, Graeme Newell, descreve assim: “Você é o herói e seu lado preguiçoso é um vilão. [Nike] sabe que, enquanto algumas pessoas podem se identificar com um inimigo externo, todas as pessoas se identificam com um inimigo interno”. O resultado é que a Nike consegue se conectar emocionalmente com o senso interno de determinação, força e realização de seus clientes.
Aqui está um pequeno vídeo explicando como e por que a campanha de marketing emocional da Nike foi tão bem-sucedida para a marca.
Chobani
Vamos dar uma olhada em Chobani. Quanto você pode realmente fazer para comercializar iogurte? Parece que você pode ficar sem conteúdo rapidamente. Chobani, no entanto, conhece seu público e usa o Instagram para compartilhar fotos brilhantes e coloridas de seus produtos em suas muitas formas de petiscar.
Os seguidores de Chobani estão envolvidos por fotografias vívidas e novas e excitantes maneiras de transformar seu iogurte em uma variedade de petiscos atraentes. O iogurte grego nunca pareceu tão bom.
Purina
No que diz respeito ao conteúdo, as marcas sabem que o vídeo está se tornando rapidamente uma das fontes de mídia mais consumidas. Gastamos um bilhão de horas no YouTube todos os dias e 100 milhões de horas no vídeo do Facebook.
Os profissionais de marketing da Purina receberam o memorando e estão criando vídeos que as pessoas querem compartilhar imediatamente. Quem pode argumentar com cachorros? Mas é preciso muito mais do que apenas um vídeo fofo para criar sucesso de Inbound Marketing. Por isso, a Purina conta uma história reconfortante do primeiro dia de união entre um homem e seu novo cachorrinho. É um vídeo que atrai espectadores, desenvolve associações positivas com Purina e impulsiona a interação.
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Mídias sociais
A maioria das marcas entende a importância das redes sociais para negócios e por isso já incorporam-as em sua estratégia de marketing na web. Atualmente, desenvolver um calendário de conteúdo agendado consistentemente é apenas uma dos passos para aprender a como vender nas redes sociais.
Também parte de uma estratégia de Inbound Marketing, as mídias sociais necessitam de alcance e engajamento. Seguem abaixo alguns exemplos de utilização do marketing digital nas mídias sociais.
Campanha WWE #EndangeredEmoji
Plataforma: Twitter
Chave para o Sucesso: Culturalmente Relevante + Baseado em uma Causa + Fácil de Envolver-se
Estratégia: Capitalizando a ascensão do emoji, o WWF International levou a este fenômeno da cultura pop para aumentar a consciência da marca por uma boa causa. Depois de identificar que 17 dos animais representados no teclado emoji estavam na lista de espécies ameaçadas, eles lançaram uma campanha que era altamente compartilhável e relevante para os tempos.
Usando a hashtag #EndangeredEmoji, eles encorajaram os usuários do Twitter a retuitarem uma mensagem da conta do WWF e incluírem emojis ameaçados em suas próprias mensagens sociais. Para cada retweet de um emoticon de animal compartilhado pela conta Twitter do @WWF, os usuários foram convidados a fazer uma doação de 10 centavos. A resposta foi incrível, com mais de um milhão de tweets usando a hashtag da campanha.
Mesmo se você não tiver uma causa como a apresentada acima (o que acontece com a maioria das empresas) você pode e deve criar campanhas utilizando as redes sociais para engajar seus usuários. Abaixo segue mais um exemplo.
Amazon
Plataforma: Instagram
Chave para o sucesso: valorização do cliente + desconto
Por que funciona: antes de mais nada, uma campanha quase sempre é vantajosa quando oferece algo de valor, neste caso sendo um desconto. Normalmente, o Instagram não é a plataforma social para converter leads em vendas, mas uma tática como a que a Amazon usou, oferecendo um código promocional e vinculando a uma página de preços, pode superar essa dificuldade.
Além do desconto, o pensamento por trás dele agrega valor adicional. A Amazon tem um difícil acompanhamento e queria reconhecer sua base de fãs com uma mensagem de agradecimento. Esse pequeno gesto pode ir longe com os clientes, especialmente quando se estabelece uma relação entre marca e consumidor é tão importante hoje em dia.
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Marketing de conteúdo
A ação base do Inbound Marketing, as estratégias de marketing de conteúdo para atrair clientes, são fundamentais para o estreitamento da relação entre público e marca.
Por meio de um conteúdo útil e envolvente os usuários podem se engajar e se conectar com seu produto ou serviço sem que para isso você tenha que ficar implorando que ele experimente sua solução. Ao contrário, no funil de conversão proposto pelo marketing de conteúdo você precisa nutrir seus leads em todos os níveis de forma que ele tire a conclusão que você é a melhor opção para seus problemas.
Seguem algumas campanhas que se destacaram no quesito marketing de conteúdo.
GoPro
A empresa de câmeras de vídeo GoPro construiu sua estratégia de conteúdo em torno de visuais inspiradores. Com 3,2 milhões de inscritos em seu canal no YouTube e 6 mil vídeos com a tag GoPro carregados todos os dias, a empresa tem uma base de usuários engajada e que domina o canal.
As coisas mais interessantes sobre a GoPro no uso de conteúdo visual é que seu produto é praticamente inexistente em seus esforços de branding. Em vez disso, ele ilumina seus usuários. Para promover sua câmera Hero em vez de focar na própria câmera, ela transforma seus clientes em heróis com conteúdo criado por usuários apaixonados que, por sua vez, se tornam heróis públicos.
ZOMATO
O Zomato é um dispositivo de busca para restaurantes em toda a Índia, com cerca de 90 milhões de visitas mensais para seu aplicativo móvel.
Nos últimos dois anos, a Zomato tem invadido a mídia social com seus cartazes divertidos e peculiares. Uma vez que a Zomato atende principalmente à geração mais jovem, fez uso das últimas tendências e frases usadas pelos jovens hoje para criar uma conexão com seu público.
Seus cartazes são coloridos e minimalistas e apenas puro entretenimento. Se você tem a menor idéia do que o conteúdo faz referência, você certamente ficará impressionado com a estratégia de marketing do Zomato. Aqui estão alguns exemplos da ideia do Zomato:
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Landing pages
Quando se trata de marketing digital, devemos olhar para os principais líderes do setor para ver como são suas landing pages. Afinal de contas, essas páginas da Web autônomas e orientadas para a ação são essenciais para mover as pessoas em todas as etapas da jornada do consumidor. E se empresas bem estabelecidas estão usando landing pages, então ela deve ser parte integrante de qualquer estratégia de marketing – particularmente no nível corporativo.
Separamos um exemplo de landing page desenvolvida pela empresa Airbnb para uma estratégia específica.
Airbnb
O que a página faz bem:
- Um título atraente atrai a atenção dos visitantes e oferece um incentivo em dinheiro desde o início.
- O botão CTA contrasta bem com o plano de fundo e fica bem no centro da página.
- O headshot adiciona uma conexão pessoal ao amigo que convidou você para participar do serviço.
- O resumo passo-a-passo de como o Airbnb funciona combinado com a iconografia ajuda os clientes em potencial a entender o que está envolvido no processo.
- Os termos vinculados fornecem valor de confiança a qualquer um que esteja hesitante em se inscrever.
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E-mail marketing e o fluxo de nutrição
Como o Inbound Marketing visa atrair o público com conteúdo relevante, o melhor é estabelecer uma conexão entre a estratégia de e-mail marketing e o Inbound Marketing, para que juntos possam manter seus leads ou clientes em potencial bem informados e em contato com sua marca.
Aspectos fundamentais em uma campanha de e-mail marketing:
- Ter uma frequência e estratégia de envio bem definidas com objetivos primários e secundários;
- Usando uma plataforma de envio de e-mail credível com alta capacidade de entrega;
- O HTML deve estar em perfeito equilíbrio com o texto, imagens e códigos;
- Sempre disponibilize a opção de desativação em todas as suas campanhas.
- Atualize periodicamente sua lista de contatos, deixando-a cada vez mais orgânica;
- No campo “Assunto”, escolha cuidadosamente os termos para evitar que seu e-mail seja reconhecido como SPAM e certifique-se de que a mensagem seja clara e objetiva;
- Se possível, deixe no campo “Assunto” algum benefício mostrado para quem o abre.
É importante lembrar que, no final da jornada dos fluxos de sustentação e no reaquecimento de sua base de contatos, o usuário deve identificar que sua empresa pode ajudá-lo a resolver um problema e suprir suas necessidades. Em outras palavras, o objetivo final é convertê-lo em cliente!
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Integração do CRM com Marketing
Você sabe o que é CRM? Resumidamente falando, trata-se de uma estratégia de controle de clientes. Mas o que ele tem a ver com exemplos de utilização do marketing digital? A integração dos setores de CRM e Inbound Marketing, faz com que a área de marketing, vendas e atendimento falem língua similares e ampliem os resultados das ações de marketing digital.
Nesse contexto, a tecnologia tem papel fundamental. A sua empresa deverá contar com uma plataforma de gestão moderna, cujo sistema seja capaz de interligar a área de marketing aos setores de vendas e atendimento.
Com esse tipo de tecnologia, ficará fácil gerenciar as páginas e redes sociais, lançar campanhas, definir estratégias de pesquisa de marketing e perfil do público-alvo e acompanhar a evolução dos leads (desde a captura até o fechamento das vendas).
Tudo acessível em tempo real ao pessoal do atendimento e das vendas. O trabalho ficará mais prático e você garantirá melhor aproveitamento de todas as negociações e oportunidades, ao integrar CRM e Inbound Marketing.
O marketing digital é realmente um mar de possibilidades. A Links Experts é uma agência especializada em links patrocinados e trabalha com mídias como Google Adwords, Facebook, Instagram e outras. Os investimentos são personalizados de acordo com realidade de cada cliente e não exigimos orçamento mínimo ou tempo mínimo de contrato. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudá-lo a transformar seus investimentos em resultado.