Como conseguir leads no facebook

Como conseguir leads no Facebook Lead Ads

Fazer a geração de leads qualificados para alimentar a entrada de seu funil de conversão é um dos maiores desafios de quem trabalha com inbound marketing.

Com esse objetivo, se utilizam diversos canais, como blogs com conteúdos relevantes para seu público, baseados nos assuntos que mais procuram nas ferramentas de busca, anúncios no Google AdWords, post em mídias sociais entre outros.

Mas depois que o público interessado clica nos links de todas essas mídias, para que ele se transforme em um lead, é necessário que preencha um formulário com seus dados.

Normalmente esse formulário está em uma landing page de seu site e o usuário vai deixar suas informações em troca de um material rico (como e-books e infográficos) ou acesso ao trial gratuito de um software, por exemplo.

Para simplificar todo esse processo para quem anuncia em sua plataforma social, o Facebook criou uma maneira muita mais prática e ágil de como conseguir leads no Facebook: o Facebook Lead Ads.

Facebook Lead Ads: a maneira mais fácil de como conseguir leads no Facebook

Antes do surgimento desse formato de anúncio, não havia como conseguir leads no Facebook sem que os usuários fossem redirecionados para uma outra página, onde seus dados seriam capturados.

E é exatamente para evitar esse redirecionamento e o excesso de cliques e interações que o Facebook Lead Ads foi desenvolvido.

Claro que existe um interesse estratégico do Facebook ao criar um mecanismo de conversão que abre um formulário dentro da própria rede. Quanto mais você fica no Facebook, maior a chance de clicar em um anúncio patrocinado. E qual é a principal linha de de receita do Facebook? Publicidade!

Da mesma forma que com os outros Ads do Facebook, você define normalmente o perfil do público que quer impactar com o Lead Ads.

Assim que os usuários clicarem no anúncio, o formulário para captação dos leads aparece no próprio Facebook, o que aumenta muito a conversão, principalmente para quem está usando um dispositivo móvel.

Outra vantagem é que os dados que já estão cadastrados no Facebook são automaticamente preenchidos, facilitando ainda mais a vida dos usuários, que terão que preencher menos campos.

Mas existem ainda outros benefícios que quem quer saber como conseguir leads no Facebook precisa conhecer:

Formulários personalizados

Ao criar seu Lead Ads, você mesmo define os campos do formulário de cadastro. Existem alguns prontos, se preferir.

A variedade de perguntas disponíveis para usar é muito grande e existe até a possibilidade de personalizar perguntas do jeito que você quiser. Mas lembre-se: não exagere, porque campos em excesso costumam diminuir a conversão.

Cartões de contexto.

Esta é uma sacada inteligente do Facebook. Além do formulário, que aparece rapidamente para ser respondido, existe a opção de criar um cartão de contexto para posicionar o usuário sobre do que se trata o anúncio.

Os cartões de contexto têm um layout onde é possível definir uma imagem, dar um título legal ao anúncio e explicar mais claramente quais as vantagens em preencher o formulário e que benefícios o usuário terá com isso.

Como conseguir leads no facebook

Fonte

Acesso aos dados de performance

Você poderá usar o gerenciador de anúncios para ter acesso aos dados e resultados de sua campanha e tomar decisões sobre os anúncios que estão gerando mais leads ou modificar aqueles que não estão funcionando como esperado.

Velocidade de abertura do formulário

Segundo informações divulgadas pelo Facebook, a maioria dos formulários tradicionais abertos em smartphones demora quase 40% mais tempo para serem visualizados pelos usuários.

A promessa do Facebook Lead Ads, desenvolvido especialmente para dispositivos móveis, está exatamente em reduzir drasticamente esse tempo, o que, em tese, aumenta as conversões.

Integrações com outros softwares

Você viu como conseguir leads no Facebook com ajuda do Lead Ads. Mas como integrar isso a outros aplicativos, como seu sistema de CRM, ferramentas de disparo de e-mails ou automação de marketing rapidamente?

Afinal, você capturou todos esses leads porque quer usá-los o quanto antes em suas automatizações e nutrições, certo?

Isso é possível com o uso das APIs do Facebook, abertas para integração. Mas você sabe como desenvolver esse tipo de integração entre o Facebook Lead Ads e outras ferramentas via API?

Integrações do Facebook Lead Ads prontas para usar

Já pensou o trabalho que vai dar pegar todos esses leads no Power Editor, exportar e depois passar as informações para as outras ferramentas que usa no seu dia a dia?

Se você quiser fazer isso rapidamente e automatizar essas tarefas repetitivas, ganhando tempo e evitando muito trabalho, pode usar a integrações prontas da Pluga, que são muito fáceis de configurar, não leva nem dois minutos.

Com elas você poderá automatizar ações em diversos softwares:

  • Pipedrive: a cada resposta no Lead Ads, um deal é criado ou atualizado
  • LAHAR: a cada resposta no Lead Ads, um lead é criado ou atualizado
  • Slack: a cada resposta no Lead Ads, um canal é avisado
  • MailChimp: a cada resposta no Lead Ads, um lead é cadastrado em uma lista
  • Google Sheets: a cada resposta no Lead Ads, uma nova linha é inserida na planilha
  • Zendesk: a cada resposta no Lead Ads, um ticket é criado

E estes são apenas alguns exemplos, você pode conhecer mais aqui: Automatizações da Pluga para o Facebook Lead Ads

Este post foi escrito por Marcus Ribeiro, Entusiasta de novas Tecnologias, Empreendedor, CEO da Pluga e Jogador de Futebol de Praia no Fim de semana [Part-Time Job].

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