Atualmente, as redes sociais são o principal meio de divulgação para empresas e serviços. Mas não basta apenas ter um perfil em cada uma delas. É preciso contar com ferramentas de monitoramento de redes sociais eficientes que auxiliem no controle das estratégias, do conteúdo e na mensuração de resultados.
Ter uma presença ativa nas principais redes sociais empresariais é crucial para qualquer marca que deseja se destacar e envolver seus clientes potenciais e atuais de novas maneiras.
As mídias sociais permitem que as pessoas expressem sua opinião sobre empresas, marcas, pessoas e qualquer outra coisa que surja em suas cabeças a cada minuto de cada hora de todos os dias.
Isso, é claro, faz dela uma poderosa ferramenta de pesquisa para empresas interessadas em saber o que as pessoas pensam delas – tanto boas quanto ruins.
No entanto, a desvantagem da facilidade de uso e da popularidade das plataformas de mídia social, como Twitter e Facebook, é que elas podem dificultar a eliminação de todo o ruído e acompanhar o que é mais importante para você.
Aqui vão 11 dicas de ferramentas de monitoramento de redes sociais indispensáveis atualmente disponíveis e como elas podem ajudá-lo a otimizar ao máximo sua comunicação online.
Melhores ferramentas de monitoramento redes sociais
1. HootSuite
Se você é um usuário que gerencia múltiplas contas ou uma agência que lida com centenas, o HootSuite torna o dia a dia mais dinâmico. É fácil adicionar contas, agendar postagens em todas as principais plataformas, adicionar gestores de contas e enviar mensagens e tarefas para cada um deles.
Além disso, a empresa possui uma plataforma de treinamento que ensina não só a usar a ferramenta, mas também a pensar no marketing digital como um todo. Na versão gratuita você pode cadastrar até 3 redes sociais simultaneamente e agendar até 30 postagens. O site tem versão em português.
2. Hubspot
Embora existam muitas ferramentas de monitoramento de redes sociais que permitam monitorar e publicar em várias contas sociais ao mesmo tempo, o Hubspot vai além.
O programa é baseado na metodologia de Inbound Marketing e possui diversas ferramentas de interação, conversão e análise de resultados. É útil tanto para pequenas quanto para grandes empresas, pois tem uma interface simples de usar.
A software traz ainda várias funcionalidades que ajudam no trabalho dos profissionais de marketing e vendas como: relatórios, fluxo de automação de e-mails, e-mail marketing, criação de landing pages, relatórios, integração com CRM, sistema de gestão de conteúdo (CMS), plataforma de blog, entre outros.
Isso significa que você não verá apenas quais canais geram maior envolvimento, mas também pode conferir quais postagens e canais geram mais leads e vendas reais. Além dos planos pagos, o Hubspot oferece um plano gratuito sem tempo limite de uso.
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3. Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta chave de monitoramento e análise de desempenho de sites, mas também disponibiliza várias métricas relacionadas às mídias sociais. Como por exemplo: o tráfego obtido através das redes sociais ou as conversões de uma determinada campanha.
Para usá-lo é fácil: basta ter uma conta no Gmail e instalar o código de acompanhamento do Analytics em seu site. Talvez uma das ferramentas mais usadas entre os profissionais de marketing, o Analytics possui diversas opções de segmentação e análise de dados que ajudam a tomar ações mais estratégicas.
Você consegue avaliar os dados por período de tempo, tipo de tráfego, região, além de ser possível acompanhar o comportamento do usuário em seu site: quais páginas ele visita, quanto tempo ele fica em cada uma, quais tem maior número de acessos, quais geram mais vendas e etc.
Como ferramenta de monitoramento de redes sociais, o Analytics pode ser usado para acompanhar dados do Facebook, por exemplo, que tem tipos de anúncios voltados para conversão e geração de leads que podem ser estratégicos para o seu negócio.
4. Iconosquare
Se o Instagram é o grande foco da divulgação online do seu negócio, o Iconosquare é a ferramenta de monitoramento ideal. Através dele é possível obter uma análise detalhada do desempenho do seu perfil e novos recursos são atualizados constantemente.
Entre as funcionalidades estão: monitorar o conteúdo de várias contas em um único lugar, mensagens de agendamento, histórico de seguidores, volume de interações (curtidas e comentários) e etc. O site é em inglês e oferece uma versão de teste por 14 dias.
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5. TweetDeck
O TweetDeck é uma das ferramenta de monitoramento de redes sociais mais antigas do mercado. Lançada em 2008, a plataforma foi comprada pelo Twitter em 2011.
O layout dividido em colunas facilita o acompanhamento de várias conversas ao mesmo tempo, o monitoramento de comentários e hashtags e o agendamento de conteúdo é instantâneo.
O Twitter se move rápido, mas o TweetDeck o torna acessível e até mesmo agradável. Além disso, ele é grátis. Basta fazer login com o perfil do Twitter que você quer gerenciar.
6. Quintly
O Quintly é uma ferramenta de gestão para gerenciar mídias sociais, mas também possui funções de monitoramento e análise. Ela permite acompanhar até 3 páginas do Facebook, analisando estatísticas sobre seus seguidores e o engajamento da audiência com as postagens.
É possível ainda personalizar o dashboard com diferentes widgets para acompanhar diversas métricas. Cada plano inclui 5 relatórios automatizados, 3 usuários e todos os recursos principais.
O serviço atende tanto a pequenas quanto grandes empresas em seu planos disponíveis. Não existe plano gratuito, mas é possível fazer um teste de 14 dias.
7. Cyfe
Quando o assunto é dashboards a Cyfe é uma das ferramentas de monitoramento de redes sociais mais robusta do mercado. Até o plano gratuito disponibiliza várias possibilidades de customização dos dados e métricas das principais redes sociais existentes.
Também oferece um “modo TV” que permite instalar um telão em uma sala ou ambiente profissional. Essa função é ideal para empresas que gerenciam várias marcas ou que vão realizar uma ação em tempo real, por exemplo, facilitando o acompanhamento dos resultados.
8. ViralWoot
Essa ferramenta monitoramento é voltada exclusivamente para o Pinterest. Permite que você faça o agendamento de seus pins, promova os que estejam em destaque e consiga novos seguidores.
A versão gratuita exibe seus novos seguidores, curtidas e repins. Há também uma versão paga, que envia um alerta a cada vez que o conteúdo de seu site se tornar um pin.
O Pinterest é uma rede bastante estratégica para marcas de moda – pequenas ou grandes – pois assim como o Instagram, o principal ativo da rede são as imagens. Se você tiver um bom material para seu lookbook já está um passo a frente.
9. Fanpage Karma
A Fanpage Karma é uma das ferramentas de monitoramento de redes sociais gratuitas da nossa lista.
Ao conectar sua fanpage, você recebe uma análise de desempenho extensa com dados de engajamento, melhores horários para postar, dicas de frequência, tipos de posts mais relevantes, influentes, entre outros.
Ainda é possível exportar os dados para planilhas em Excel, a fim de que sejam cruzados com outros.
10. Keyhole
Essa é uma ferramenta monitoramento para o Twitter. Elaborada para monitorar o desempenho de hashtags específicas de Twitter (funciona para o Instagram também), o Keyhole permite acompanhar o alcance, as impressões e também os tópicos relacionados a cada hashtag que você criar.
Também mostra os usuários com maior poder de influência e sua a localização. É útil para marcas grandes e pequenas que trabalham com o objetivo de criar uma comunidade.
11. Mention
O Mention é uma ferramenta de monitoramento redes sociais nível PRO. O serviço monitora milhões de fontes de conteúdo em mais de 42 idiomas. Se o seu objetivo é ficar por dentro e acompanhar todas as menções à sua marca em qualquer canal digital, o Mention é para você.
Com a ferramenta você ainda monitora o trabalho do seu time, cria e compartilha alertas, e divide tarefas. É disponibilizado ainda relatórios com as menções à sua marca e facilita o monitorando das citações em um determinado espaço de tempo.
Você pode fazer um teste de 14 dias e o plano básico permite um alerta por usuário.
Dica bônus: calendário de conteúdo
Criar um calendário de conteúdo não requer nenhum software complexo. Você pode criar um no Google Docs ou mesmo no Word do seu computador.
Antes de monitorar, você precisa produzir conteúdo e planejá-lo mensalmente tem várias vantagens: você pode planejar férias, lançamentos de produtos, campanhas comemorativas, e-mail marketings e muito mais.
Postar de maneira consistente é uma das melhores maneiras de conseguir mais seguidores no Instagram, mas isso também vale para todas as outras plataformas sociais.
Ninguém vai querer segui-lo se a postagem mais recente no seu perfil for de dois anos atrás. Um cronograma de postagem consistente mostra aos possíveis seguidores que você investiu no canal, o que significa que um acompanhamento valerá o tempo deles.
Melhor ainda, postagens consistentes treinam seus seguidores atuais para esperarem e se envolverem com seu conteúdo regularmente, cultivando relacionamentos duradouros que levam às vendas.
Um calendário de conteúdo de mídia social ajudará você a postar consistentemente em todas as plataformas, garantindo que o conteúdo seja planejado e agendado com antecedência.
Não mais esquecendo sua conta no Twitter por semanas apenas para publicar 25 tweets em um dia enquanto estiver tentando recuperar o tempo perdido.
Ter um calendário de conteúdo é fundamental no desenvolvimento de uma estratégia coesa e de campanhas de marketing de sucesso. E o melhor: é de graça!
Mãos à obra
Ter ferramentas que auxiliem no monitoramento e na mensuração de resultados das ações ajuda a deixar sua estratégia de marketing nas redes sociais organizada e a planejar as ações futuras com mais segurança.
É interessante que você teste e veja qual atende melhor o seu perfil de negócio e, principalmente, oferece dados que permitam pensar em novas ideias para se relacionar com o seu público.
Através de testes ao longo do tempo, toda marca descobre a mistura de conteúdo que funciona. Mas a regra dos terços é um bom lugar para começar. Que significa:
- ⅓ do seu conteúdo promove sua empresa ou gera leads;
- ⅓ do seu conteúdo vem de outras fontes que se alinham ao seu negócio;
- ⅓ do seu conteúdo envolve diretamente os seguidores, seja respondendo a perguntas, respondendo a comentários ou repostando conteúdo gerado pelo usuário.
Outra proporção é a regra 80/20: 80% de conteúdo útil e interessante para cada 20% do conteúdo que está vendendo seu produto.
Planejar seu conteúdo social com antecedência garante que você esteja publicando uma quantidade equilibrada de conteúdo de cada categoria.
Conhece outra boa ferramenta de monitoramento de redes sociais que não citamos aqui? Escreva aqui nos comentários sua sugestão e o que mais gosta sobre ela.
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