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SEO eficiente: como usar a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords

Uma verdade: sem dados objetivos, a pesquisa por palavras-chave é um tiro no escuro. Felizmente, para auxiliar nessa busca existem ferramentas gratuitas ótimas que ajudam a fazer escolhas mais acertadas sobre quais palavras-chave são melhores para nossos negócios.

Nesse post vamos conhecer a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords e como aproveitá-la ao máximo para aprimorar sua estratégia de SEO. A ferramenta é importante tanto para ter bons resultados com os anúncios quanto para organizar o trabalho de ranqueamento nos mecanismos de busca. Veja como usá-la em três passos.

Quer conhecer mais sobre anúncios no Google? Leia nosso guia Google Adwords para leigos e saiba todos os detalhes e como começar a usar a ferramenta.

Passo #1: Acesse a ferramenta de palavras-chave do Adwords

Para acessar o Planejador de Palavras-chave faça o login na sua conta do Google Adwords. Ao abrir o Painel principal, clique na opção ‘Ferramentas’ (no canto superior direito) e em seguida em ‘Planejador de palavras-chave’.

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Logo depois você será redirecionado para a página inicial da ferramenta com as três opções de “Onde você gostaria de começar?”.

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Você poderá usar uma dessas três ferramentas para pesquisar palavras-chave com foco no seu trabalho de SEO. São elas:

  • Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria
  • Exibir tendências e dados de volume de pesquisas
  • Multiplicar listas de palavras-chave para receber novas palavras-chave

Antes de iniciar sua estratégia de SEO ou SEM, você pode fazer um brainstorming de palavras chaves ligadas ao seu negócio, para que você já tenha uma base para usar na ferramenta e possa explorá-la ao máximo.

Saiba as diferenças entre o que é SEO e SEM e como aplicá-los em sua estratégia de marketing.

Passo #2: Escolha a melhor opção de pesquisa

A ferramenta de palavras-chave do Google Adwords oferece três opções de pesquisa como apresentamos acima e é importante saber o objetivo de cada uma. Escolher a forma correta fará com que sua pesquisa resulte em palavras-chave mais certeiras para suas campanhas de SEO.

1. Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria

Esta é a opção mais básica entre as três disponíveis para encontrar novas palavras-chave. Quando você escolhe a ferramenta “Pesquisar novas palavras-chave usando uma frase, site ou categoria”, um menu aparece com uma lista de opções:

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Ao inserir as informações sobre o seu negócio, você cria-se uma segmentação que vai ajudá-lo a encontrar palavras-chave que podem ser trabalhadas.

Na parte “Seu produto ou serviço” coloque palavras mais específicas para que os resultados não sejam de palavras-chave muito concorridas; na sessão “Sua página de destino” você pode colocar tanto a Home do seu site quanto um post do seu blog para fazer a busca.

2. Exibir tendências e dados de volume de pesquisas

Esta opção de busca é um recurso útil se você já possui uma lista longa de palavras-chave e deseja verificar seu volume de pesquisa. Os resultados não te ajudarão a gerar novas palavras-chaves, e sim a criar uma seleção das melhores opções entre as que você já compilou.

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Você pode inserir as palavras manualmente no primeiro box de informação ou fazer o upload de um arquivo CSV que contenha todas as que você queira pesquisar sobre.

Definida a segmentação, basta clicar em “Exibir volume de pesquisas” para ver quantas pessoas pesquisam as palavras-chave que você selecionou.

3. Multiplicar listas de palavras-chave para receber novas palavras-chave

Esta ferramenta cruza grupos de palavras-chave e os transforma em centenas (ou mesmo milhares) de combinações.

A ferramenta multiplicadora de palavras-chave é útil, especialmente, para a pesquisa de palavras-chave de comércio eletrônico. Isso porque ela te ajuda a identificar quase todas as combinações possíveis que as pessoas usam para procurar seus produtos.

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Basta preencher cada umas das listas com o grupo de palavras que você deseja fazer o cruzamento. É possível ainda adicionar uma terceira lista clicando no “X” que aparece à direita do quadro.

Feita a segmentação, clique em “Exibir volume de pesquisas”, e você poderá ver quais palavras-chave a sua seleção gerou.

Para ter resultados efetivos com uma loja virtual é preciso planejamento. Leia neste post nossas dicas de como montar um e-commerce de sucesso.

Passo #3: Analisando a página de resultados das palavras-chave

Ao realizar a sua pesquisa em qualquer uma das três opções que mostramos acima, abrirá uma página como esta abaixo:

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À esquerda da página de resultados aparecem novamente as opções de “Segmentação”. A vantagem de usar os filtros aqui novamente é que você pode modificar seus resultados depois de ter realizado sua pesquisa.

Então, se você receber muitas palavras-chave de baixo volume, você pode excluir as que não atendem a um determinado limite de volume de pesquisa. Ou você pode filtrar para não incluir um certo tipo de palavra que não seja qualificado para seu negócio. Existem várias formas de segmentação na barra lateral esquerda, use-as para qualificar ainda mais sua busca.

No centro da página aparecem os resultados de volume de busca para a palavra-chave que você pesquisou e outras opções também com suas médias de buscas mensais, concorrência e lances sugeridos.

Caso você não tenha anúncios rodando em sua conta, o Keyword Planner irá te mostrar somente uma média de buscas mensais. Para saber o número mais exato, é preciso estar com alguma campanha de anúncios no Google ativa.

Usar a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords é essencial  para organizar seu planejamento. São esses dados que vão integrar seu plano de SEO e ajudar na estratégia de escolha das palavras-chave certas para que você consiga otimizar para o seu site e blog.

Tem outras informações sobre  a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords? Qual dica você deixaria para quem é novato nessa área? Deixe sua sugestão nos comentários aqui embaixo e compartilhe esse post com um amigo que gostaria de saber como a ferramenta funciona.

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