Você já deve ter reparado que ao fazer uma pesquisa sobre determinado produto ou serviço, banners de anúncios relacionados àquela busca começam a aparecer nos sites que você navega. Eis a Rede de Display do Google em ação!
Fazer anúncios usando a rede pode ser uma estratégia relevante para captar vendas ou fazer com que as pessoas conheçam seu produto.
Mas para você entender como usar os formatos de banners do Google Display, primeiro é interessante saber o que é a rede de Display. Continue lendo o post e confira quais são os cinco formatos de banner com melhor desempenho para você usar.
O que é a rede Display do Google
O Google AdWords tem duas redes principais: pesquisa e Display. A rede Display permite que você alcance o público-alvo desejado usando diversos formatos de anúncios digitais. Essa rede abrange mais de dois milhões de sites que atingem mais de 90% das pessoas na internet.
Utilizar essa ferramenta pode te ajudar a ser notado por seu público alvo potencial um pouco mais cedo na jornada de compra. Antecipar a etapa de aprendizado em seu funil de marketing digital pode ajudar a diminuir o tempo de compra de um cliente.
Você pode incentivar os clientes a notarem sua marca, considerar suas ofertas ou realizar alguma ação utilizando diversos formatos de banner do Google Display que chamem a atenção para sua estratégia e convertam para o objetivo desejado dentro do seu site.
A seguir veja quais são os cinco melhores formatos de banner para você usar na rede Display.
5 melhores formatos de banners do Google Display
Para fazer um anúncio atraente e com potencial de conversão, você precisa escolher os formatos de banners do Google Display ideais para o objetivo que você quer atingir. Com o público alvo definido e o objetivo em mente você pode partir para a criação do anúncio.
A plataforma do Google Display disponibiliza anúncios nos formatos de texto, gráfico, em vídeo ou rich media. Existem várias opções de banner, mas qual usar?
Confira abaixo quais são os cinco formatos de banner que melhor complementam as páginas e também apresentam um bom desempenho.
1- Retângulo médio (300×250)
Esse é o tamanho de banner com o qual os anunciantes mais criam peças diferentes. Isso porque ele é um dos mais fáceis de se adaptar dentro dos sites parceiros e por isso, acaba tendo maior adoção pela rede. Os ganhos podem aumentar quando os anúncios gráficos e de texto estão ativados.
O formato apresenta bom desempenho quando incorporado ao conteúdo de texto ou no final dos artigos.
2- Retângulo grande (336×280)
O “Retângulo grande” é outro tamanho bastante utilizado pelos anunciantes com potencial para aumentar os ganhos quando os anúncios gráficos e de texto estão ativados.
A indicação de posicionamento é igual a do Retângulo médio: pode ser incorporado ao conteúdo de texto ou no final de artigos.
3- Cabeçalho (728×90)
O “cabeçalho” fecha os três tipos de anúncios mais utilizados pelos usuários para criar suas campanhas de anúncio. Apresenta bom desempenho se posicionado acima do conteúdo principal e em sites de fóruns.
4- Meia página (300×600)
O formato “meia página” fornece um espaço maior para que os anunciantes exibam sua mensagem e pode oferecer aos usuários um engajamento avançado.
O tamanho de 300 x 600 é um dos que mais crescem em termos de impressões. Isso indica uma tendência: os editores estão oferecendo tamanhos de anúncio de maior impacto visual, que são os preferidos dos anunciantes de marcas.
5- Banner grande para celular (320×100)
O formato de “banner grande para celular” pode ser usado como alternativa aos tamanhos 320×50 e 300×250. Confira os outros tamanhos de anúncios suportados pela rede Display neste link.
Esses anúncios oferecem aos anunciantes o dobro da altura do “cabeçalho para celular” padrão e podem ser posicionados no final de artigos, por exemplo.
Para ver algumas opções de criativos prontos dos formatos apresentados, você pode visualizar exemplos de anúncios neste link.
Dicas extras de criação:
- Na hora de criar seu banner, use cores e movimento, pois eles chamam a atenção. Por exemplo: você pode criar um banner animado que sejam três imagens relacionadas ou somente um banner que tenha cores fortes e que vai se destacar em meio a outras páginas;
- Nas animações ou vídeos, conte histórias montando-as de forma atraente.
- Verifique os tamanhos de fontes e textos, um banner com texto ilegível com certeza terá um desempenho ruim;
- Não engane o usuário! Coloque no banner exatamente o que ele vai encontrar na página. Exagerar na oferta e não entregar pode frustrar o usuário e fazer com ele nunca mais volte no seu site;
- Faça uma chamada de ação (CTA) clara. O usuário deve saber o que ele vai fazer ao clicar no banner. Por exemplo: “Compre agora” ou “Cadastre-se em nosso site” são call-to-actions objetivos e que vão ajudar o usuário a tomar uma ação.
- Opte por banners responsivos. Eles se adaptam a qualquer tipo de site e são fáceis de criar.
Avaliando os resultados
Após cada campanha executada é importante analisar o desempenho que cada formato de banner do Google Display utilizado obteve. Os relatórios do Google Adwords trazem todas as principais métricas de marketing digital como: quantas vezes os anúncios foram exibidos, os anúncios que tiveram mais cliques, os anúncios que tiveram um maior número de vendas pelo menor custo.
Assim, você pode monitorar suas campanhas, ajustar suas segmentações, sua estratégia de lances e criar novos anúncios com bases nos dados desses relatórios. Aumentar as vendas pela internet depende de um trabalho integrado entre planejamento, execução e análise. Alinhe os membros da sua equipe e mãos à obra!
Já usou a Rede Display do Google para anunciar sua empresa? Conta pra gente aqui nos comentários o que você achou mais vantajoso nesse recurso.
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