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Google Adwords ou Facebook Ads: em qual você deve investir?

Ao construir sua estratégia de marketing digital, você já se deparou com a dúvida: Google Adwords ou Facebook Ads? “Em qual dessas plataformas devo concentrar meus esforços e investimentos?”

Até recentemente, muitos anunciantes visualizavam o Google AdWords e os anúncios do Facebook de maneira adversária. Se tinha a falsa impressão de que era necessário que empresas tomassem uma decisão sobre qual a plataforma era a certa para as suas necessidades.

Uma falsa dicotomia que permanece confusa e enganosa para aqueles que são novos na publicidade online e estão começando a entender o que é links patrocinados.

Muitas empresas estão aproveitando – e somando – os pontos fortes da publicidade no Google e dos anúncios do Facebook, para:

Tudo isso, por meio da adoção de estratégias diferentes e alinhadas às funcionalidades de cada canal. Com essa tática, as marcas estão obtendo um retorno sobre investimento (ROI) notável em seus gastos com publicidade.

De qualquer forma, é preciso entender as diferenças existentes entre Google Adwords e Facebook Ads, bem como compreender as vantagens e pontos fortes, exclusivos de cada uma.

Além de ser um conhecimento valioso para quem pretende criar uma estratégia que abrace ambas as plataformas, é ainda mais relevante para as empresas que, por diversas razões, como a capacidade de investimento limitada, precisam escolher entre uma ou outra.

Neste guia, te ajudaremos a tomar uma escolha entre Google AdWords ou Facebook Ads, bem como identificar se, para a sua empresa, não seria melhor construir estratégias, que combinassem as duas plataformas.

Google Adwords ou Facebook Ads? Conheça algumas diferenças

Antes de entender se sua escolha deve ser por Google Adwords ou Facebook Ads e de  analisarmos os vários pontos fortes e recursos de cada uma, é essencial entender as principais diferenças entre as duas plataformas de anúncios.

Google AdWords: pesquisa paga e Display

O Google AdWords é a maior e mais popular plataforma de publicidade CPC, custo por clique, do mundo.

As opções de publicidade do Google são divididas em duas redes principais: a rede de pesquisa e a de Display.

O AdWords é tão amplamente usado que se tornou sinônimo do termo “pesquisa paga”, embora outras plataformas, como o Bing Ads, funcionem da maneira semelhante.

Leia mais em: AdWords vs Bing Ads: 5 diferenças para ajudar sua escolha

A pesquisa paga se concentra no direcionamento de palavras-chave e no uso de anúncios baseados em texto.

Por meio da ferramenta de palavra-chave do Google Adwords, anunciantes escolhem termos pesquisados pelos usuários, que se assemelham a seu negócio e fazem lances em palavras-chave na esperança de que seus anúncios sejam exibidos ao lado dos resultados de pesquisa dessas consultas.

Cada vez que um usuário clica em um anúncio, o anunciante é cobrado. Daí o nome “custo por clique”.

Como no exemplo a seguir, os primeiros resultados para a pesquisa “carros novos” estão marcados como anúncios. Logo abaixo deles, aparecem os resultados orgânicos, sem a marcação de anúncio, porque realmente o Google não foi pago para exibir esses links.

 

O Google Adwords, também tem a opção de anúncio em Display. Essa modalidade oferece aos anunciantes a opção de colocar anúncios em estilo banner, em sites que fazem parte da rede de parceiros do Google.

A rede de pesquisa com exibição de display alcança aproximadamente 90% dos usuários globais da internet. Um vasto público potencial.

Facebook Ads: publicidade social

O Facebook Ads é um excelente exemplo da prática de publicidade nas redes sociais. Com o maior número de usuários ativos mensais, comparado às demais mídias, o Facebook se tornou um elemento altamente competitivo e potencialmente lucrativo das estratégias de publicidade digital de muitas empresas.

Ao contrário do Adwords, que ajuda as empresas a encontrarem novos clientes por meio de palavras-chave, o Facebook ajuda os usuários a encontrar empresas com base nos itens de seu interesse e nas formas como se comportam online.

 

Agora que abordamos a diferença básica entre o Google AdWords e Facebook Ads, vamos examinar os pontos fortes de cada plataforma e como essas ferramentas de marketing digital podem ser aproveitadas de maneira eficaz.

As vantagens do Google AdWords e Facebook Ads

Google Adwords: 3 principais pontos fortes

Como o mecanismo de pesquisa mais popular e amplamente usado do mundo, o Google é considerado o líder da publicidade online.

Com mais de 3,5 bilhões de pesquisa realizadas todos os dias, o Google oferece aos anunciantes acesso a um público potencial sem precedentes, com usuários que estão procurando ativamente por bens e serviços.

A seguir, algumas vantagens que você poderá aproveitar, ao investir no Google Adwords.

1. Uma imensa audiência

Uma das principais vantagens de usar o Google como plataforma de publicidade é seu imenso alcance.

O Google lida com mais de 40.000 consultas de pesquisa a cada segundo, totalizando mais de 1,2 trilhão de pesquisas na web todos os anos.

À medida que o Google se torna cada vez mais sofisticado (em parte devido à crescente confiança na tecnologia de inteligência artificial) esse incrível volume de pesquisas provavelmente aumentará. Junto com isso, também poderá haver um aumento do potencial dos anunciantes em alcançarem novos clientes.

Essa ampla fonte de potenciais clientes torna o Google uma excelente adição à sua estratégia de marketing digital.

2. Oportunidade para todas as empresas

Um dos maiores equívocos entre os que são novos no CPC é achar que, quem tem o maior orçamento sempre “vence” a disputa por lance, no Google.

Felizmente, não é bem assim que acontece. O Google AdWords se concentra principalmente no índice de qualidade e na relevância dos anúncios, não no quanto os anunciantes gastam.

Quanto mais relevante um anúncio for para o usuário, melhor será a experiência que o usuário terá e, portanto, maior a probabilidade de continuar usando o Google como mecanismo de pesquisa.

Por esse motivo, o Google AdWords recompensa a relevância e a qualidade acima de outros fatores. É por isso que os anunciantes inteligentes com anúncios relevantes, otimizados e de alta qualidade raramente precisam oferecer lances tão altos quanto os anunciantes com anúncios mais pobres.

Algumas métricas são mais importantes para o Google em sua avaliação de qualidade e relevância do que outras. A taxa de cliques, por exemplo, é considerada uma indicação confiável da qualidade e do apelo geral de um anúncio.

3. Uma ampla variedade de formatos de anúncios

Quando o Google AdWords foi lançado pela primeira vez em 2000 (com um total de apenas 350 anunciantes), os anúncios eram rudimentares, para dizer o mínimo.

Embora os anúncios de pesquisa, no Google AdWords, permaneçam baseados em texto, os anunciantes podem aproveitar um número incrível de recursos para tornar seus anúncios mais atraentes para clientes em potencial.

Esses anúncios oferecem um nível inigualável de personalização e controle para os anunciantes.

O Google introduziu até mesmo formatos de anúncios adaptados às necessidades exclusivas de tipos específicos de empresas, como fabricantes de veículos e hotéis. Esses anúncios vão muito além da experiência típica de anúncios baseados em texto. Eles incorporam elementos visuais ricos, como imagens de alta resolução e dados em mapas interativos.

Além disso, os formatos Display e o remarketing, são funcionalidades que também prometem altas taxas de conversão.

Leia também: Como fazer remarketing no Adwords em 10 minutos

O Google está implementando continuamente novos formatos e recursos de anúncios, capacitando ainda mais os anunciantes a alcançar novos públicos e impulsionar novos negócios.

3 pontos fortes do Facebook Ads

O Facebook Ads tem se aperfeiçoado e aprimorado. Hoje ele é um pioneiro na esfera da publicidade em plataformas sociais e se tornou uma parte central das estratégias de marketing digital de muitas empresas.

1. Granularidade do público incomparável

Google AdWords ou Facebook Ads, ambos possuem um público global verdadeiramente amplo.

A enormidade do público do Facebook atinge mais de 1,55 bilhão de usuários ativos por mês (mais de um quinto da população mundial).

No entanto, em vez de expor os anunciantes e suas mensagens a esse vasto público, a verdadeira força do Facebook reside na capacidade de segmentar e individualizar o público.

As pessoas compartilham quase todos os detalhes imagináveis ​​de suas vidas no Facebook.

Desde encontros e casamentos até o nascimento de crianças ou a celebração de novas mudanças na carreira.

Os usuários do Facebook compartilham as alegrias e conquistas dos marcos da vida com seus amigos todos os dias.

Eles também pesquisam e consomem conteúdo que se alinha a uma enorme gama de interesses, crenças, ideologias e valores pessoais.

Isso apresenta aos anunciantes uma oportunidade única de personalizar as mensagens de publicidade para públicos-alvo, de maneiras antes consideradas impossíveis ou até mesmo inimagináveis.

Uma das aplicações mais poderosas dessa funcionalidade é a capacidade de os anunciantes criarem o que é conhecido como “públicos semelhante” ou “look a like”.

Os anunciantes podem enviar informações de clientes de seus próprios bancos de dados para o Facebook. A rede aplica a filtragem com base em seus próprios dados e informações, a fim de encontrar outros usuários que tenham comportamentos e interesses parecidos com os contatos da lista enviada pelo anunciante.

Assim o Facebook cria um público “semelhante”.

2. Uma plataforma inerentemente visual

Os melhores anúncios do Facebook se misturam perfeitamente aos vídeos, imagens e outros conteúdos visuais dos feeds de notícias dos usuários.

O Native Ads Facebook permite que os anunciantes aproveitem as qualidades fortemente persuasivas dos anúncios visuais, transmitindo mensagens de alta qualidade e extremamente atraentes.

Assim como o Google está constantemente experimentando a formatação de seus anúncios, o Facebook avalia constantemente como oferecer aos anunciantes, uma plataforma de marketing superior, e aos usuários uma experiência online satisfatória e recompensadora.

3. ROI incrível

As empresas e os profissionais de marketing que experimentam os anúncios do Facebook muitas vezes ficam impressionados com a ampla possibilidade de opções de segmentação, bem como com as ferramentas de que dispõem para criar anúncios bonitos e atraentes.

No entanto, um dos elementos do Facebook Ads que surpreende os recém-chegados é o potencial retorno do investimento que a publicidade no Facebook oferece.

Isso faz do Facebook Ads uma proposta muito atraente para pequenas e médias empresas.

Google Adwords ou Facebook Ads: qual você deve usar?

Google Adwords ou Facebook Ads, ambos são plataformas de publicidade incrivelmente poderosas que atendem a praticamente todos os tipos de negócios.

Ao avaliar os pontos fortes e as possíveis aplicações de cada solução, também é evidente que as duas plataformas devem ser vistas de forma complementar.

Aproveitar o poder da pesquisa paga e da publicidade paga nas redes sociais é uma estratégia de publicidade notavelmente eficaz.

No entanto, é necessária uma estratégia de publicidade dupla que se alinhe com os pontos fortes de cada plataforma.

Embora as mensagens de marketing possam – e provavelmente devam – permanecer consistentes no Google AdWords e nos anúncios do Facebook, é vital entender como usar melhor cada plataforma para obter o máximo de ROI e aumentar o crescimento dos negócios.

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