O AdWords é a principal ferramenta para criação de anúncios pagos online atual e nem um dos concorrentes está próximo de alcançar o pódio. Com tantas informações na internet, alguns empresários e profissionais de marketing acabam perdendo as infos principais. Por isso, criamos um guia rápido sobre os principais conceitos de sucesso do Google AdWords para leigos.
Se você precisa dar uma revisada nos principais termos, tipos de anúncios e formas investimento, aconselhamos que você leia primeiro este conteúdo: Tudo sobre AdWords.
Mas se sua dúvida é como criar campanhas como um profissional, continue lendo o nosso Guia de Google AdWords para leigos:
Como encontrar boas palavras chaves
Um dos pilares principais de uma campanha de Google AdWords, está na escolha das palavras chaves corretas.
Existem algumas formas e metodologias para criar um bom grupo de palavras chaves para seus anúncios. Vamos começar pela forma mais simples e eficiente, em alguns passos:
- Selecione as palavras chaves core business: primeiro, você deve fazer uma análise sobre seu negócio e fazer uma lista de palavras chaves que estão diretamente relacionadas ao seu negócio. Se sua empresa é uma consultoria empresarial com atendimento somente em São Paulo, as palavras chave core business serão algo como “consultoria de gestão corporativa”, “consultorias para empresas em SP”, “consultoria estratégica para empresas” e etc.
- Expanda sua lista de palavras: com uma lista inicial de 10 a 20 palavras chaves, você já terá um material para expandir ainda mais os termos. Lembre-se que para anúncios no AdWords, o ideal é que sempre sejam buscas mais relacionadas ao fundo do funil de vendas, ou seja, alguém que já percorreu todas as etapas e está buscando uma solução, está no momento de compra. Por isso, palavras chaves como “o que é uma consultoria empresarial” não trará usuários qualificados, já que esse usuário está começando o processo de busca de informações. Essa palavra chave, por exemplo, poderia ser um conteúdo otimizado para SEO em seu blog.
Dica extra: use ferramentas para te ajudar a encontrar novas palavras chaves, como o Keyword Planner (planejador de palavras chaves do AdWords). Use a funcionalidade de “Obter novas ideias”, coloque sua lista de termos core business e ele irá te retornar termos relacionados.
- Crie uma lista de palavras chaves negativas: agora que você já possui uma boa lista de palavras chaves qualificadas, está na hora de excluir da sua campanha o que pode trazer usuários com pouco potencial para clientes. Um exemplo seria o termo “consultoria empresarial gratuita”, se sua empresa não oferece nesse formato, então não vale a pena pagar por esse clique, certo? Lembre-se de adicionar essas palavras chaves negativas a sua campanha, saiba como aqui.
Criando a estrutura das campanhas
Outra informação importante que muitos leigos no Google AdWords acabam deixando de lado é como estruturar suas campanhas na ferramenta. Já sabemos que elas são dividias em Campanhas, Grupos de Anúncios e Anúncios, mas como agrupar as palavras chaves em cada nível desses? Vamos ver agora.
Vamos supor que você é uma plataforma online para criação de blogs e sites em WordPress e selecionei palavras chaves core business como:
- Criar site em WordPress
- Fazer blog profissional
- Blog WordPress
- Criação de blog empresarial
- Construção de blog profissional
- Blog personalizado criação
- Criar site personalizado
- Etc.
O primeiro passo será agrupar essas palavras chaves em grandes áreas que são relacionadas, neste caso, pode-se estabelecer dois parâmetros: uma grande área que será “Blog e Site” e outras três áreas que serão “Empresarial”, “Profissional” e “Personalizado”.
Para podermos ter um controle melhor sobre os lances, argumentos de vendas relacionados e palavras chaves negativas, o ideal seria criar três campanhas, que vão englobar as seguintes áreas:
Campanha 1: “Blog e Site” + “Empresarial” – Institucional*
Campanha 2: “Blog e Site” + “Profissional” – Institucional*
Campanha 3: “Blog e Site” + “Personalizado” – Institucional*
* Denominamos como institucional para ser mais fácil de identificar que são campanhas relacionadas ao business do negócio e levará o usuário para Home do site ou uma landing page de conversão.
Configurada as campanhas, vamos subdividir em grupos de anúncios. Para manter a linha de raciocínio de ramificação, um grupo de anúncio dentro da Campanha 1 pode ser “Blog + Empresarial” e o outro será “Site + Empresarial”.
Por que é importante essa diferenciação? Porque dessa forma conseguimos acompanhar os anúncios que performam melhor para cada grupo de palavras chaves, podendo dar lances diferentes ou pausar grupos de anúncios que não estão performando bem.
No último nível, o de anúncios, você deverá usar as argumentações de vendas de acordo com cada grupo. Foque nos termos chaves de cada campanha e grupos de anúncios para que o usuário se conecte mais rapidamente com sua argumentação. Lembre-se de ser direto ao assunto e mostrar os diferenciais do seu negócio.
Acompanhando os resultados
Algumas etapas podem ser mais complexas para leigos no Google AdWords. Uma delas é a forma como se deve mensurar as campanhas. Sempre é válido começar pelos relatórios mais simples, para depois ir aprofundado com o tempo.
Basicamente, você deverá acompanhar três métricas:
- Número de impressões e cliques
- Custo médio de CPC
- Conversões
Vamos uma a uma para que fique mais claro.
Número de impressões e cliques
Essa métrica será importante acompanhar para ter uma base e amostra de como seu anúncio está sendo exibido.
Será interessante sempre manter uma base de proporção entre Impressões x Cliques. Você poderá acompanhar esse dado pela própria ferramenta do Google. No final das contas, essa comparação irá resultar na métrica de CTR (Click Trough Rate), que é o número de impressões que seu anúncio teve dividido pelo número de cliques.
Um valor bom para essa métrica é de 3%, ou seja, se 100 pessoas visualizam (nº de impressões) seu anúncio, 3 clicam em média. Essa métrica é relativa, vai depender do seu nicho de mercado e concorrência, mas tenha sempre em mente que quanto melhor o CTR, melhores resultados virão.
Custo médio de CPC (Custo por Clique)
Outra métrica importante para sempre estar de olho é o custo médio do CPC, também é possível acompanhá-la pela própria ferramenta do Google.
Novamente, essa é uma métrica relativa em relação ao segmento de mercado que você busca atingir, quanto mais concorrido, mais caro será.
Uma campanha de concorrência média tem um Custo por Clique em cerca de R$0,60, ou seja, a cada usuário que clica em seu anúncio, você pagará R$0,60.
Existem algumas formas de diminuir esse custo, mas são técnicas mais avançadas que agências de links patrocinados poderão analisar e otimizar sua campanha de forma personalizada.
Outro conselho é que sua estratégia sempre se cerque de outras ferramentas como campanhas remarketing e captação de leads para que você não perca esse usuário facilmente, otimizando seu investimento.
Conversões e CPA (Custo por Aquisição)
A última métrica importante para um relatório básico de Google AdWords para leigos é o número de conversões e quanto está custando cada uma delas.
Também é possível acompanhar esses dados pelo AdWords, o que vai te dar um overview rápido. Mas também pode-se configurar o Google Analytics com as metas de conversões para acompanhar melhor os resultados, já que pelo Analytics será possível avaliar outras métricas como tempo médio de navegação, quantidade de páginas visitadas, e etc.
Para ter mais clareza no relatório do Analytics, vale criar URLs parametrizadas. Nada mais é que adicionar alguns elementos ao final da URL para que o Google possa identificar os usuários que entram em seu site por esses links. Neste conteúdo você pode entender tudo sobre URLs parametrizadas.
E aí, o que achou do nosso Guia de Google AdWords para leigos? Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo, ficaremos felizes em responder.
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