Entenda de vez o que é e como funciona o Google Adwords

A medida que a internet se expandiu, o número de empresas anunciando seus serviços também aumentou. São mais de 3 bilhões de usuários no mundo, e mais de 100 milhões só no Brasil.

Com isso, o Google criou uma ferramenta de anúncios, onde você pode criar campanhas para públicos segmentados, e conectar a sua empresa à seu cliente em qualquer lugar do mundo. Dos 60 bilhões de faturamento anual do Google, 95% vem do Google Adwords.  

O que é e como funciona o Google Adwords: 5 passos

O Google Adwords é a plataforma de anúncios do Google. Funciona como um leilão, as pessoas pagam lances por palavras para aparecer nos sites e mecanismos de busca.

Para ficar mais simples: quando você faz alguma pesquisa no Google, os primeiros resultados que aparecem são anúncios. Empresas que investiram em campanhas para aparecer nas primeiras páginas.

o que é e como funciona o google adwords

Baseado nas informações cadastradas na plataforma, o Google consegue entregar o resultado que o usuário procura.

Os anúncios aparecem nesse momento e também em quatro outros modelos:

  • Apenas Rede de Pesquisa; o exemplo anterior, onde o seu site aparece na página de busca do Google.
  • Apenas Rede de Display; seu anúncio vai aparecer no formato de texto, imagem ou vídeo em toda a rede de display do Google. A Rede de Display é formada por vários sites parceiros, como Uol, Buscapé e outros buscadores.
  • Rede de Pesquisa com Exibição em Display; Essa opção você junta os dois anúncios anteriores, e aparece na busca e na rede. Porém, o mais indicado é que você divida o seu orçamento e crie duas campanhas, assim você consegue mensurar os resultados e otimiza-los de maneira mais assertiva.
  • Google Shopping; Essa é a campanha que coloca o seu produto no buscador do Google. Ele compara todos os preços e exibe os resultados através de fotos. Por essa característica, é uma busca bem voltada para e commerces

o que é e como funciona google adwords

  • Vídeo On-line; São as campanhas que aparecem no youtube. As pessoas estão cada vez mais interativas, e por ser uma Rede Social de vídeos, o  Youtube hoje já alcançou a marca de segundo maior buscador do mundo.

Saiba também quanto custa anunciar no Youtube.

Além dos tipos de campanhas, você também escolhe como será cobrado.

Campanha por impressão/ Campanha por cliques:

O nome já explica bastante, no primeiro caso você vai pagar um valor referente ao número de visualizações. Ou seja, a cada mil pessoas que receberem seu banner no feed de notícias, você paga um valor x. (CPM = Custo por impressão)

No outro, você só paga quando a pessoa clicar. O Google direciona os seus anúncios para pessoas mais propensas ao clique, e você é cobrado cada vez que um usuário acessar o seu site. (CPC – Custo por clique)

A diferença principal é entender o que você quer com seu anúncio. Se eu estou criando um evento, eu preciso de mais pessoas visualizando a informação, então é interessante investir em uma campanha por impressão. Agora, se eu estou vendendo a camisa desse evento, é melhor eu criar uma campanha por clique, assim eu garanto um número maior de usuários na minha página, onde podem efetuar a compra.

Porque anunciar no Google Adwords?

Esta é a ferramenta que pode te dar um retorno sobre investimento muito bom, já que você consegue investir qualquer valor, testar canais e, a medida que acompanha o resultado, realocar o investimento de maneira muito rápida.

Além disso, pesquisas indicam que a maior taxa de cliques é sempre para os primeiros resultados da busca, e só 9% dos internautas chegam a segunda página quando estão procurando por um serviço. Por isso você precisa de um lugar de destaque para conseguir conversar com seu possível cliente.

Com estratégias consolidadas de SEO você também pode conseguir esse resultado. Depois dos anúncios pagos, o Google ranqueia os outros resultados comparando as palavras chaves que foram pesquisadas e que aparecem dentro do seu conteúdo, baseadas em alguns critérios. 

O que eu preciso para anunciar no Google Adwords?

Agora que você entendeu o que é e como funciona o Google Adwords, está na hora de começar a criar suas campanhas. O primeiro passo é criar uma conta do no Google, em https://www.google.com.br/adwords

 

 

Se você já tem uma conta, ele vai reconhecer pelo seu endereço de e-mail e você pode continuar a partir daí. Nesse post você pode entender o passo a passo completo sobre como criar a sua conta no Google Adwords.

Depois, fique atento a esses quatro pontos para criar campanhas de sucesso:

  • Escolha palavras chaves associadas a sua empresa e comece a criar suas campanhas. Palavras genéricas tem muitos lances e vão deixar sua campanha mais cara. Procure estudar o que está sendo buscado, o que seus concorrentes estão utilizando e crie uma estratégia inteligente. O SpyFy é um site que pode te ajudar bastante nisso. Ele apresenta relatórios sobre cada termo.
  • Defina os orçamentos. Comece criando poucas campanhas e acompanhando cada uma delas. Se não colocar um orçamento definido e criar várias campanhas, pode acabar perdendo muito dinheiro.
  • Observe a jornada do cliente dentro do seu anúncio. Você consegue ver de maneira clara dentro do Google Adwords, quantas pessoas estão visualizando, clicando e comprando seu produto, ou se inscrevendo na sua Landing Page. O importante é analisar; se o anúncio está aparecendo para muitas pessoas, mas a conversão de cliques está muito baixa, provavelmente a chamada não está interessante. Troque as palavras, a imagem ou o botão, e veja se mais pessoas vão clicar. Se a taxa de cliques está alta, mas as vendas estão baixas, procure entender se o produto está realmente atrativo, se o botão de compra/inscrição está em algum lugar de destaque. Nesses dois casos, também avalie se o público alvo está bem configurado. Se eu estou anunciando um produto de praia, por exemplo, para pessoas que moram em países onde está no inverno.
  • Sempre colocar uma chamada. O melhor jeito de levar as pessoas para o seu site, é sugerir que eles façam isso. Termine o raciocínio no anúncio com convites como “conheça as ofertas”, “saiba mais”, “assista o vídeo completo”, “aproveite a promoção”. Assim você vai levar seu cliente para o momento de compra.
  • E por último, uma dica para descobrir os melhores tópicos e chamar atenção dos seus clientes. O Trends, do Google, é uma ferramenta que aponta quais os assuntos mais comentados do momento. Hoje em dia as pessoas consomem muita informação, para conseguir a atenção do consumidor, além de uma solução ou produto de qualidade, você precisa de um anúncio criativo e bem elaborado. Se eu quero anunciar minha empresa farmacêutica, por exemplo, pesquiso quais os assuntos em alta filtrando por “saúde” para entender em qual informação meus consumidores estão interessados.

Nós somos especialista em tudo que explicamos no texto. Desde a escolha das palavras, criação de campanhas até o monitoramento de campanhas e otimização. Podemos te ajudar a poupar tempo na curva de aprendizado e escolher as melhores palavras para a sua empresa. Entre em contato e deixe o leilão com a gente!

Crie sua conta no Google Adwords e participe do maior leilão do mundo! Se você ainda não começou, se apresse, seus concorrentes já estão fazendo isso.

Quer conhecer outros lugares onde anunciar na internet? Confira nesse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *