Links Experts

O impacto da hospedagem de sites no seu negócio online

A maioria das empresas que possuem um negócio físico hoje em dia também conta com um site para aumentar ainda mais as vendas, lucros e fortificar a marca. Mas para colocar um e-commerce online não é tão simples quanto parece, pois além de procurar pelo melhor preço, você precisa também checar se a empresa que vai fazer esse serviço para você é de alta qualidade.

SEO (Search Engine Optimization)

O SEO é uma das grandes preocupações atuais dos negócios digitais e empresas que possuem presença na web. A otimização em mecanismos de buscas é um dos principais objetivos da maioria das empresas e estar bem posicionado em sites de buscas, como o Google, significa maiores possibilidades de negócios, pois os futuros clientes poderão localizar você e sua empresa mais facilmente.

O que ocorre é que muitos usuários e desenvolvedores, até mesmo os mais experientes, não se se atentam ao fato da otimização que ocorre por parte do provedor de hospedagem.

E ao contrário do que muitos pensam, um serviço de hospedagem não deve ser escolhido apenas pelo seu preço, mas sim pelas características técnicas que oferece. A realidade é que poucos se preocupam ou dão importância a esse fator, pois a maioria das empresas de hospedagem não se prontifica a oferecer esse tipo de serviço. Tampouco informam o seus clientes sobre essas possibilidades.

A qualidade da hospedagem é essencial para ajudar na otimização, pois a velocidade de carregamento e o tempo de atividade de um servidor são fatores extremamente importantes para o SEO. Vamos entender mais a seguir.

Carregamento da página

A velocidade de carregamento do site é um dos fatores mais relevantes para a otimização de um site. A velocidade tem relação com a experiência do usuário – a lógica é não deixar o usuário esperando muito tempo para visualizar as informações.

Neste quesito, a empresa de hospedagem de sites pode executar algumas ações para aumentar a velocidade do site, como a compactação dos códigos e arquivos. Em muitos serviços, essa funcionalidade pode ser ativada diretamente no painel de controle da própria hospedagem e sem intervenção direta da empresa.

Outro grande problema que pode impactar a velocidade de carregamento e consequentemente o SEO é a lentidão do servidor. A demora para carregar uma página faz com que o Google coloque o seu site abaixo dos que carregam mais rápido, perdendo mais chances de ter o seu site achado mais facilmente. Esse problema pode ocorrer devido à sobrecarga no processamento de dados e é ocasionado geralmente pela má administração do provedor, onde muitos sites são hospedados sem o devido dimensionamento.

Localização do servidor

Outro fator extremamente importante e que conta muito para a velocidade de carregamento de um site é a localização do servidor. Uma coisa é certa: qualquer site está hospedado em um servidor físico em algum lugar do mundo. Por mais que sua modalidade de hospedagem seja cloud (em nuvem) existe um conjunto de tecnologias e equipamentos físicos por trás de todo esse sistema para prover os serviços finais.

Tempo de latência

O que ocorre nos serviços de hospedagem é que quanto mais distante está o servidor do navegador do usuário, mais tempo o site leva para carregar os dados e isso pode ser frustrante para todas as partes. Esse tempo de carregamento entre o servidor e o navegador local é chamado de latência e faz muita diferença para um site, pois cada segundo de espera na Internet conta muito para o usuário final.

Tempo de atividade do servidor: Uptime

Outro fator que conta muito para a otimização SEO é o tempo de disponibilidade do seu site. O tempo que um servidor fica ativo é conhecido por uptime, por isso esse fator é muito importante na escolha de um bom serviço de hospedagem.

Dessa forma, fique atento ao tempo de atividade que a empresa de hospedagem oferece. Em geral, as boas empresas de hospedagem garantem 99,9% de tempo de atividade do servidor, mas cuidado para não fazer escolhas erradas com ofertas enganosas.

Sites que ficam “fora do ar” ou apresentam oscilações frequentes não são bem vistos pelos buscadores, tão pouco pelos seus futuros clientes, não é mesmo? Isso gera desconfiança e consequentemente menos dinheiro. E você, dono de um e-commerce, não quer isso.

Certificado SSL

Quando você lida com um e-commerce, uma das principais virtudes que você precisa ter com o seu cliente é a confiança. Se tratando de compra de um produto online, onde as pessoas depositarão dados pessoais, como CPF, endereço, telefone e número de cartão de crédito, você precisa garantir o mínimo de segurança.

Tendo um certificado SSL, você deixa a conexão segura com uma camada a mais de segurança para proteger esses dados por meio de criptografia. E é mais um requisito para melhorar o seu SEO. Esse certificado pode ser comprado ou adquirido diretamente pelo seu provedor de hospedagem, de forma gratuita ou paga. Na Internet existem alternativas gratuitas, como em alguns planos de hospedagem.

Conclusão

Deu pra ver a importância que uma hospedagem de sites e todas as funções que caracterizam uma boa hospedagem têm dentro do seu negócio online? Ter um e-commerce não é brincadeira, é o seu dinheiro e o dinheiro dos seus clientes que estamos falando. Portanto, não seja rápido na hora de escolher um serviço de hospedagem, tenha calma e opte pela melhor empresa com o melhor custo benefício.