Se o Facebook faz parte do seu mix de marketing de mídia social, há uma grande probabilidade de você estar familiarizado com a sua plataforma de anúncios e provavelmente já se perguntou se “impulsionar publicação no Facebook vale a pena?”
Devido às constantes alterações do algoritmo, o alcance orgânico do Facebook é baixo e por isso, apenas uma pequena parte de seus fãs verá uma postagem sua.
Quando você publica um conteúdo que gera um bom engajamento digital orgânico, o próximo passo se torna, ampliar sua exposição a mais pessoas. E é aí que entram os anúncios do Facebook.
Impulsionar publicação no Facebook, vale a pena?
Dentro da necessidade de alcançar mais usuários com os anúncios do Facebook Ads, milhares de gerentes de página usam o botão “Impulsionar Publicação”, que fica logo abaixo da postagem, para aumentar o alcance do conteúdo.
Impulsionar publicação no Facebook por meio desse botão, torna super fácil executar uma campanha. Basta definir:
- segmentação geral (para os usuários e a localização da sua página);
- o orçamento total da promoção.
E pronto, o seu anúncio já está sendo executado até que o orçamento acabe ou o período definido chegue ao fim.
É simples e rápido!
Mas, a pergunta foi: impulsionar publicação no Facebook, vale a pena?
E a resposta é: existem outras formas de anunciar no Facebook que trazem mais retorno sobre o investimento.
Leia mais: Como calcular o ROI: 3 dicas sobre como aplicar conceitos e aumentar resultados.
Quando você clica no botão “Impulsionar Publicação”, o Facebook cria uma nova campanha de links patrocinados para a postagem que você deseja promover. Essa campanha do Facebook é otimizada para o objetivo de “engajamento”, o que significa:
- reações;
- comentários;
- compartilhamentos.
Depois de inserir a segmentação desejada, o orçamento total, a duração e a forma de pagamento, você deixa o resto todo na mão da ferramenta.
Vamos dar uma olhada em outras opções de formas de anunciar no Facebook, sem ser por meio do impulsionamento de publicação.
Botão de impulsionar publicação vs. Gerenciador de Anúncios
A maior diferença técnica entre o botão de impulsionar publicação e a construção do anúncio no gerenciador é o número de opções de segmentação e de lance.
Com o impulsionamento de publicação feito por meio do botão indicado acima, seus critérios de segmentação são limitados. Algumas das principais limitações encontradas são:
- objetivo da campanha é limitado à engajamento e alcance, excluindo metas como tráfego, geração de cadastro, conversões, vendas, visitas ao estabelecimento e mais;
- possibilidade de segmentação apenas por interesses, sem acesso às opções demográficas e comportamentais avançadas;
- sem possibilidade de seleção de veiculação por canal ou dispositivo (desktop, celular, coluna, feed, etc)
- não é possível usar recursos personalizados de acompanhamento de público ou de conversão.
Por outro lado, o Facebook oferece opções de segmentação muito melhores se você usar o Gerenciador de Anúncios ou o Power Editor para configurar suas campanhas de publicidade, em vez de depender das opções limitadas disponíveis por meio do botão de impulsionamento.
Por meio dessas ferramentas você também é capaz de ampliar a visibilidade de uma publicação específica, assim como pode desenvolver um anúncio utilizando outros objetivos e outras imagens gráficas.
Ao criar segmentações precisas para cada anúncio, você pode determinar melhor:
- qual público será atingido;
- qual o objetivo da sua campanha: atrair o usuário, fazê-lo clicar ou converter.
Esse é o ponto, não é?
Obter o máximo de resultado com cada Real investido.
Um dos grandes diferenciais da publicidade online é a capacidade de gerenciar seu orçamento com eficiência. Simplesmente impulsionar posts no Facebook tira essa oportunidade de você.
Por isso, a resposta para: links patrocinados no Facebook, vale a pena? É sim!
Mas…
Impulsionar publicação no Facebook, vale a pena? Se você o fizer por meio do botão da própria publicação, a resposta certa é: você tem opções melhores.
Como já falamos, postagens impulsionadas diretamente pelo botão “Impulsionamento de Publicação”, são baseadas, exclusivamente, em alcance e engajamento e não podem ser construídas para atender os objetivos do fundo de funil de marketing e vendas.
Embora seja importante alcançar mais do seu público atual e desejado, há outros objetivos de negócios que também devem ser considerados, como:
- direcionar o tráfego para sua loja;
- gerar novos leads;
- acompanhamento por pixel de conversão ou formulários de leads nativos;
- divulgar um evento e aumentar suas inscrições, e mais.
Concluindo
Impulsionar publicação no Facebook oferece uma solução rápida para alcançar mais pessoas. Entretanto, investir, de 5 a 15 minutos para promover postagens do Facebook corretamente no Gerenciador de Anúncios e testar as diversas possibilidades de segmentação, permitirá que você maximize o ROI de sua campanha.
Se você pode ter um resultado melhor com o mesmo orçamento, apenas dedicando alguns minutos a mais, usando o Gerenciador de Anúncios ou o Power Editor, fica fácil entender que impulsionar publicação no Facebook, não é a melhor opção.
É claro que se você não tem experiência vai precisar aprender a utilizar as ferramentas corretamente. Por isso, te indicamos que continue a leitura com o artigo; “Como anunciar no Facebook Ads: o que você (realmente) precisa saber para começar”.
É muito comum, que na correria do dia a dia, você opte pela opção mais rápida, entretanto, quando os resultados podem ser prejudicados, o investimento pode acabar virando prejuízo.
Então, se ainda tem dúvidas de como anunciar no Facebook Ads, não hesite em contactar nosso time de especialistas da Links Experts. Somos profissionais em anunciar no Facebook Ads, no Google Adwords e nas outras redes sociais como Instagram, Twitter ou LinkedIn.
Com a nossa experiência, sabemos exatamente como obter resultados fenomenais para seu negócio: não perca tempo e dinheiro testando. Aguardamos seu contato para bater um papo.