Um discussão que se tornou comum entre donos de empresas e profissionais de marketing é: Qual a melhor estratégia: Inbound ou Outbound Marketing? Definitivamente, não há verdade absoluta sobre essa discussão, para cada empresa e negócio a realidade será diferente.
O marketing é tão flexível e cheio de possibilidades, que limitar uma única estratégia como a ideal para todos os negócios, seria até um pouco injusto.
Em um exemplo rápido, uma loja virtual que acabou de abrir suas ‘portas’ no mundo virtual, precisa trazer novos clientes a curto prazo para gerar fluxo financeiro e fazer todas as outras engrenagens (equipe de vendas, TI, etc) funcionarem. Para isso, ela pode destinar boa parte do seu orçamento de marketing para criar anúncios da sua empresa no Google AdWords e começar a gerar tráfego no mesmo dia, o que seria uma estratégia Outbound. Por outro lado, ela pode investir em paralelo na otimização de SEO (do site e blog) para começar a construir um tráfego orgânico que se tornará um canal importante de aquisição, mas que só trará resultados em seis meses, sendo essa a representante da estratégia Inbound.
Por isso, limitar a ações de uma empresa ao Inbound ou Outbound Marketing pode não ser algo muito eficiente.
Nesse conteúdo vamos te dar uma breve explicação do que é Inbound e Outbound Marketing, suas principais diferenças e vantagens, para te dar a opção de entender o que é melhor para sua empresa no momento dela e investir com segurança.
Vamos lá?
Estratégia de Inbound e Outbound Marketing
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing, em tradução livre, significa Marketing de Atração, e esse é um bom resumo do que realmente ele é. Essa estratégia se baseia basicamente em atrair clientes, para transformá-los em contatos de e-mails (leads) e nutrir com informações relevantes (através de posts, vídeos, infográficos, etc) até que eles tomem a decisão de compra.
O Inbound Marketing, diferente do Outbound, segue alinhado com o funil de marketing digital, onde existem as etapas do topo (atração), meio (conversão) e fundo (vendas) de funil.
Para ficar mais claro, vamos dar alguns exemplos do que poderiam ser ações de uma estratégia de Inbound Marketing:
- Criar um blog e conteúdos otimizados para SEO a fim de atrair tráfego qualificado
- Fazer campanhas de mídia paga (AdWords, Facebook Ads, Instagram, Linkedin e etc) para atrair usuários para conteúdos ricos
- Desenvolver materiais ricos (ebooks, planilhas, ferramentas, webinars, etc) para captar leads
- Criar um fluxo de e-mail para nutrir seus leads com conteúdos relevantes e informativos, levando-o até a etapa de compra.
- Palestrar em eventos sobre a temática dos serviços que sua empresa oferece
- Fechar parcerias para criar conteúdos relevantes e divulgar para ambos os públicos
E aí, viu a possibilidade de sua empresa iniciar as estratégias de Inbound Marketing? Agora, vamos ver quais são as principais diferenças do Outbound Marketing.
O que é Outbound Marketing?
O Outbound Marketing, ou mais conhecido como Marketing Tradicional, é composto por ações mais ativas, no qual a empresa vai atrás dos clientes, diferente do Inbound que criar formas de atrair o cliente para sua empresa.
São as formas tradicionais de marketing, que ainda se mantém como um grande canal de marketing para muitas empresas.
Vamos deixar o conceito mais claro dando exemplos de estratégia de Outbound Marketing:
- Criar anúncios em rádio e TV divulgando sua empresa
- Patrocinar eventos com inserção de logos e materiais institucionais
- Fazer campanhas de mídia paga para divulgar seu serviço ou produto
- Pegar uma lista telefônica e ligar para empresas oferecendo seu serviço
- Inserir uma propaganda em um jornal ou revista
- Inserir banner de divulgação da empresa ou outdoors em espaços públicos
E agora, sua empresa se encaixou mais dentro dessas estratégias?
Inbound ou Outbound Marketing: qual o melhor?
Como falamos anteriormente, não existe é justo designar uma estratégia como melhor, e sim entender as peculiaridades e momento de cada empresa para adaptar as melhores atividades.
Separamos as vantagens de cada uma, para te dar uma ajuda a mais na hora de determinar como será o seu planejamento de marketing para os próximos meses:
Vantagens do Inbound Marketing
- Maior facilidade e exatidão na hora de mensurar os resultados
- Estratégias são focadas em atrair o público certo, com conteúdos relevantes para eles
- Menor custo de aquisição de novos clientes a longo prazo
- Empresa se torna referência no conteúdo trabalhado
Vantagens do Outbound Marketing
- Possibilidade de ter retorno mais a curto prazo (ex: ao pegar uma lista telefônica e ligar para potenciais clientes)
- As ações são mais em massa, atingindo um maior número de pessoas
- Estratégia complementar às ações de marketing digital
- Pode ter um fit melhor para pequenos negócios locais que precisam buscar clientes na região que estão localizados
Cada estratégia, seja Inbound ou Outbound Marketing possui suas vantagens e diferenças. Por isso, é importante mesclar as duas e entender o que uma fortalece a outra, e vice versa.
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